Menu
Home > Almas Gêmeas
Ambição ou ganância?

Ambição ou ganância?

por Paulo Salvio Antolini
Facebook   E-mail   Whatsapp


  Muitos conceitos são usados de acordo com interesses de grupos, facções, normalmente de minorias que buscam o domínio de uma grande maioria das pessoas. Conceitos que passam a ser atrelados ao estabelecimento de “valores” e que se transferem então de pai para filho. Um desses conceitos é o referente à ambição. Ambicionar é desejar, aspirar, ter a pretensão e isso é bom, é positivo. Todos deveríamos ambicionar melhora de vida, construir um mundo melhor, sermos merecedores de, e assim por diante.

  Há um constrangimento generalizado entre as pessoas em até citar o “eu ambiciono...”, falando então com grande cautela para que não sejam entendidos como pessoas interesseiras, invejosas do que existe.

  Faz-se importante saber que há uma linha muito tênue que separa a ambição da ganância, considerada a ambição desmedida. Apresenta-se como o extremo, desejando a “qualquer preço”. Podemos dizer que ganância é o excesso de ambição. Como todo extremo, torna-se negativo.

  Você tem ambições? Se sua resposta for não, reveja suas crenças, pois você está fazendo com que suas energias interiores sejam desperdiçadas. Ambicionar, desejar, querer, são forças que nos impulsionam a agir na direção que estabelecemos. Se estivermos constrangidos porque achamos que ambicionar é ruim, é um defeito de caráter, então não poderemos canalizar nossos esforços dirigidos diretamente ao que se quer. A ação será “camuflada”, para tanto, se perde muito tempo, dá-se muitas voltas desnecessárias e ainda assim um bom observador perceberá onde se quer chegar, interpretando todo esse contexto como uma má intenção de quem esta a agir assim.

  Pessoas que dizem: “Tenho ambições e quero concretizá-las” chegam muito mais rápido aos seus objetivos, pois não precisam perder tempo com subterfúgios e nem se sentem mal por agirem em sua direção.

  Podem acreditar, existem pessoas que carregam um sentimento de culpa enorme apenas porque ambicionam algo em suas vidas. Aqui afirmo: Ambicionar não é pecado. Não é querer passar por cima de outras pessoas ou atropelar valores. Ambicionar é ter claro o que se quer, o que se pretende e agir então objetivamente para se chegar lá.

  O excesso, que por sinal está sendo muito cultuado nestes tempos, é a ganância. Exemplos estão aí, em todos os lugares. Desejos desmedidos, ações descomunais para se acumular aquisições muito além do necessário, sejam de recursos materiais, sejam de poderes sobre pessoas ou situações, enfim, o ter que fere, a tudo e a todos.

  Todos os extremos, todos os excessos são prejudiciais.

  Os conceitos estão tão distorcidos que algumas pessoas são mal vistas pelo meio em que vivem apenas porque sabem o que querem e não escondem isso. São consideradas arrogantes, prepotentes. Pessoas que não se acham mais que ninguém, não subestimam os outros, apenas possuem a visão clara do que almejam, ambicionam.

  Todos podem e devem ambicionar algo para si. Lutar para conseguir realizar o que desejam. Não é pecado e nem se está desconsiderando outras pessoas.

  Ocorre que vivemos uma sociedade que não é conveniente as pessoas saberem o que querem, como querem e o que precisam fazer para isso. Então fazer com que se desenvolva sentimentos conflitantes é muito conveniente. Como não nos conhecemos realmente, fica um campo muito fértil para o proliferar das manipulações. Um exemplo comum: A pessoa ganha bem, mas nunca sobra dinheiro e está sempre endividada. Se acontece isso com você, olhe porque não se sente merecedora de usufruir de uma situação confortável. Por que está se penalizando, se punindo. Se não está achando a resposta sozinha, busque ajuda. Verá que após identificar o que a impulsiona a isso, rapidamente muda esse quadro.

  Fala-se muito em motivação, faz-se “n” campanhas motivacionais em empresas, mas paradoxalmente, se faz de tudo para sufocar a ambição de seus funcionários. Eles não podem almejar melhoras pessoais através de conquistas profissionais. Pensem nisso.



Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


Atualizado em 4/8/2018

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa