Menu
Home > Autoconhecimento
A corrida do (in) sucesso

A corrida do (in) sucesso

por Anya Piffer
Facebook   E-mail   Whatsapp


A caminhada do homem contemporâneo se difere das antigas gerações. Muitos obstáculos vivenciados pelas antigas gerações não se aproximam, nem de longe, daquilo que os novos homens têm vivenciado.

As causas somam-se a diversos fatores. Desde a mudança drástica dos valores sociais até a dramática alteração no percurso da história da cidadania, incluindo a isto, o desenvolvimento sustentável, que mal saem do papel das instituições; das alterações na geologia, que ajuda a redefinir os rumos que a natureza – muito sábia, está apresentando.

Atualmente, a grande questão do homem é conseguir gerenciar o tempo. Antigamente, as dificuldades eram vivenciadas com mais leveza, embora igualmente dolorosas, mas a leveza que suponho tem a sua representação nas características dos nossos antecessores, que se baseavam em simplicidade, confiança e clareza.

Parece antagônico essa reflexão, mas vejamos: antigamente as informações não chegavam a fragmentos de segundos; as pessoas doentes eram visitadas pelos seus amigos, colegas, vizinhos; nos transportes coletivos as conversas se formavam em torno de acontecimentos singulares; as atividades profissionais eram o meio pelo qual se desenvolviam as habilidades mais importante e dignas de respeito e ensinava-se os valores da honestidade.

E atualmente, como estamos? Sequer ensinamos aos nossos filhos a dar preferência aos mais velhos nos transportes coletivos, mesmo com toda a mídia visual incentivando este ato, e para isso ocorrer é preciso impor regras e desenvolver Leis – talvez até desnecessárias, se ensinássemos nossos filhos a se colocarem no lugar do outro.

As atividades profissionais se tornaram uma verdadeira arena, onde os mais fortes engolem os mais fracos; existem metas quase inatingíveis que quando alcançadas dão lugar a outra meta ainda mais distante. E os valores que haviam naquelas conversas descompromissadas e sem interesses não existem mais. O network é o meio pelo qual muitos almejam subir os degraus que os levará ao próprio distanciamento de si mesmos.

E tudo isso está gerando uma corrida sem freios, sem educação social e sem limites.

O homem precisa encontrar o motivo intrínseco dentro de si e perceber que essa corrida atrás do ouro o levará para caminhos cada vez mais distantes da humanidade coletiva. É preciso estabelecer um ritmo mais ameno, mais adequado ao nosso novo momento, retirando a viseira do consumismo desenfreado da frente dos olhos e assumindo a nossa insignificância diante da natureza. É preciso desenvolver o respeito pela natureza, pela humanidade e pelo outro.

Somente assim, conseguiremos traçar novos desafios coletivos;  rever os valores das organizações familiares, religiosas e sociais e acima de tudo, reinventar novos valores consubstanciados no verbo SER, ao invés do Ter. E isso criará uma nova geração de homens mais preparados para obter tudo aquilo que quiser, sem necessariamente esmagar o outro e só enxergar a si mesmo.
Texto Revisado

 

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


Atualizado em 10/9/2018

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa