Menu
Home > Psicologia
Medo x Inteligência!

Medo x Inteligência!

por Paulo Salvio Antolini
Facebook   E-mail   Whatsapp


Quantas vezes nos surpreendemos com a observação de que alguém é tão inteligente e como pode estar passando por momentos tão difíceis?
Primeiro, que ser inteligente não dá “passaporte” que libera as pessoas de terem obstáculos à sua frente; segundo, é sobre isso que vamos falar.
A inteligência se manifesta de forma inversamente proporcional ao medo que a pessoa revela, ou seja, quanto mais receios e temores ela tem, mais ela se bloqueia em sua capacidade de raciocínio e de ação.
Tem sido muito comum pais se referirem a seus filhos como sendo muito inteligentes, porém, sem iniciativa e capacidade de realização. Quando estão conversando, os filhos demonstram um raciocínio fantástico sobre as ideias que possuem, mas quando questionados do porquê não estão agindo, vem a resposta: “Espera, não é bem assim”. Então, como é? E o raciocínio bonito e liso há pouco exposto?

Isto não ocorre só com filhos. Também nas empresas é muito comum.
O rapaz formou-se em engenharia, foi um dos primeiros de sua turma. Rapidamente conseguiu se colocar no mercado de trabalho. Pela primeira vez, tinha um salário seu, e um bom salário. Alguns dias depois de estar trabalhando, foi chamado por sua gerência e envolvido na execução de um projeto de razoável peso dentro da empresa. Ao final da reunião, seu superior imediato brincou, dizendo: “Se não der certo, eu demito você!” Riu, ainda deu uns tapinhas em seu ombro e saíram da sala de reunião.
Quando o projeto começou a ganhar forma, o que antes estava tão claro para este rapaz agora estava se complicando, grandes dúvidas nas menores decisões. O mal-estar foi crescendo e surgiu então uma insegurança que o “travou”. Não estava mais conseguindo desenvolver o que antes estava tão claro.
O pavor que se instalou foi tanto que este jovem foi até seu superior e pediu para ser mandado embora. Ele teve uma grande felicidade, seu chefe gostava muito dele e sabia que ele era capaz. Após conversarem e seguindo orientação, ele veio para algumas sessões.
Em resumo, o comentário de seu chefe, e que ele mesmo reconhecidamente afirma ter sido brincadeira, desencadeou dentro dele um enorme medo de perder seu emprego, fazendo então com que não conseguisse mais realizar o que tinha toda a competência. Após ter identificado seus temores e analisado suas procedências, retomou seu projeto na empresa e foi muito bem-sucedido.

Várias pessoas não conseguem arrumar emprego porque se escondem dos empregadores, ou seja, ficam apenas enviando emails e quando muito visitam agências de empregos, pois sentem-se temerosos de se depararem com as pessoas que poderão ou não contratá-las.

Os medos desenvolvem bloqueios mentais que impedem que as pessoas possam dar “vazão” às suas criatividades, ofuscam  a capacidade de percepção, ocultando assim ligações que se não existissem os (medos), seriam vistas de imediato. O medo instala pensamentos fixos, fazendo com que toda e qualquer possibilidade deixe de existir.

Muitos relacionamentos vivem conflitos porque um dos dois tem um medo enorme de que a relação acabe. Então, passam a ter comportamentos reprimidos e não naturais, gerando no outro forte mal-estar e desconfiança, pois os sinais que recebe não são coerentes com o que esta sendo dito.

O medo inibe, bloqueia, instala um estado de insegurança que desvia toda e qualquer ação de seus objetivos finais.

Ao identificá-los, torna-se mais fácil superá-los. De qualquer forma, exige um esforço para agir diferente. Muitos acham que enquanto precisarem se esforçar ainda não estão prontos. Grande engano. É necessário o esforço. Nada acontece “num estalar de dedos”.

Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


Atualizado em 11/19/2018

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa