Menu
Home > Autoconhecimento
Maktub! Aí está o seu destino...

Maktub! Aí está o seu destino...

por JOÃO LUIZ SPOSITO
Facebook   E-mail   Whatsapp


Maktub é uma palavra em árabe que significa "destino”, sendo interpretada como algo que estava predestinado a acontecer.
Esse termo vem da palavra árabe kitab, que significa “livro”. Ou seja, quando alguém diz Maktub, ela se refere a algo que já estava escrito.
Como exemplo cito Maktub na cultura árabe:

Para os árabes, maktub expressa alguma coisa que já estava predestinada a acontecer. Que tudo que ocorreu deveria ser exatamente como foi, pois isso já estava escrito.

A expressão pode ser usada em situações onde a pessoa acredita que deve aceitar tudo que aconteceu do jeito como foi, pois era seu destino. Geralmente é dita em momentos de dor e angústia, porém, ela não é uma forma de queixa, e sim um modo de reafirmar a aceitação do seu destino.

Bem, queridos leitores, é certo que todos nós temos um destino traçado no sentido generalizado, como nascermos em uma determinada cidade, um país, uma cultura, nossas famílias consanguíneas, nossas profissões e talentos e também os desafios que enfrentamos na vida.

Porém, esses fatores não são suficientes para determinar completamente nossa vida, mas só uma parte, uma tendência, porque o resultado final do jogo da vida, de nossas vidas, será determinado pela forma como agimos e reagimos a esses fatores pré determinados, se conseguimos aprender ou não em nossa jornada, se nossa meta evolutiva foi atingida ou não.

Portanto, quando se diz que tudo estava escrito, isso está parcialmente correto, isso porque nossas ações e reações não estão escritas, elas são frutos de amadurecimento evolutivo ou pura ignorância do processo individual evolutivo de cada ser.

Conforme nos elevamos no processo evolutivo do espírito, nossas ações e reações colaboram instintivamente para o melhor e mais proveitoso desfecho de nossa passagem nesta vida e o prosseguimento  para o nosso próximo aprendizado em outras dimensões de existência se torna facilitado.

Portanto, é verdade que cada um de nós tem seu destino determinado nesta vida por uma inteligência superior que nos permitiu esta experiência. Porém, esta mesma inteligência nos permitiu o benefício do livre arbítrio, onde através de nossas ações e reações exercitamos a prática deste benefício.

Somente a evolução individualizada de cada ser humano poderá proporcionar os melhores resultados para o aprendizado de cada alma, pois conforme formos evoluindo iremos acertando mais e errando menos, ou seja, iremos gerar menos sofrimentos e mais alegrias, satisfação e felicidades a nós mesmos e aos outros.

Por conta desta peculiaridade no processo evolutivo da humanidade, tem sido necessário que o mesmo espírito (ou parte da consciência dele) retorne várias vezes quanto necessário para ir depurando a qualidade de suas ações e reações nas interações com seus semelhantes.

Portanto, uma parte de nossa história é realmente “Maktub”, a outra parte depende de nós, de cada um, conforme absorve sua evolução pessoal, individualizada.

Estar atento aos claros sinais que a vida nos mostra alertando nossa consciência para Maktub é um indicativo de elevação nos degraus de nossa evolução. Desta forma, passamos a pautar conscientemente ações e reações conforme nosso entendimento do destino em nossas vidas...

Maktub não é maldição e nem bênção. É tudo que necessitamos para nossa evolução...

João Sposito – Brasília-DF

Setembro 2019

Texto Revisado


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


Atualizado em 9/4/2019

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa