Menu

Morrer não se improvisa

Publicado por Bel Cesar em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Queridas amigas e amigos,
Faz muito tempo que esperávamos por um ser humano assim! O nome dela é Bel Cesar.

Bel faz algo que me deixa absolutamente boquiaberto. Ela aparece quando um de nossos irmãos está nos deixando, retornando à casa do Pai, passando por situações de grande desconforto físico e emocional. Nesta hora, ela inicia sua ação aplicando de forma mágica todas as possibilidades de ajudar a Alma que sofre dialogando com inteligência, carinho e serenidade, utilizando ao mesmo tempo músicas suaves, mantras tibetanos, técnicas de visualização e meditação, aromaterapia, essências florais... mesmo dentro de hospitais ou nas casas dos seus pacientes que optarem para morrer com seus familiares.

Conheci Bel faz poucos dias, e fiquei encantado ao ouvir sua voz suave e serena, nos contando sobre esta missão preciosa, bem como sobre o seu Projeto Vida de Clara Luz, um espaço construído para este tipo de atendimento - perto de São Paulo - onde poder atender pacientes em estado terminal usufruindo todas estas terapias de apoio e evolução espiritual, mas em contato com a natureza, sempre sem esquecer dos cuidados médicos que amenizem a dor, mas preservando a dignidade do ser humano, que muitas vezes permanece isolado, entubado, imobilizado em UTI´s frias e impessoais.

Esta missão tão inspirada é embasada no Budismo Tibetano, que me fascina desde a infância e que representa a única filosofia de autoconhecimento aplicável a todo ser humano pertencente a qualquer religião ou mesmo aos que não tenham crença nenhuma, conseguindo desta forma representar ajuda real e efetiva em todas as fases da nossa vida.

O livro da Bel “Morrer não se improvisa” da Editora Gaia, foi um dos poucos que marcaram minha alma e que realmente me ajudaram a perceber o quanto nossa imagem da morte (e da Vida) esteja distorcida e enganosa. Não conseguia parar de ler e confesso que quando terminou fiquei triste... pois eu queria saber mais!
Em seu site, temos textos da própria Bel contando suas experiências e alguns casos que seguramente expandirão a percepção e a consciência de nossos usuários.

Colocamos a seguir o prefácio do livro de Bel, escrito pelo Lama Gangchen Rimpoche.
Sergio Scabia - Somostodosum.com.br

Prefácio

Dar apoio às pessoas no momento da morte é um dos maiores presentes que nós podemos oferecer a alguém. Por isso estou muito feliz por minha querida amiga Bel Cesar ter escrito um livro que descreve seu trabalho com aqueles que enfrentam o final da vida. No Budismo Tibetano, nós enfatizamos a importância de começar e finalizar bem tudo o que fazemos. Morrer com a mente clara e em paz é a melhor maneira de concluirmos a nossa vida.

A morte é vista de muitas formas por diferentes tradições espirituais. Acredito que a maior contribuição que os lamas do Himalaia podem dar para o Ocidente seja compartilhar seus conhecimentos sobre o processo que se dá no momento da morte e os estágios que se seguem depois dela. Estou muito contente por Bel difundir técnicas secretas do Budismo Tibetano, como o método ‘NgelSo’ de Autocura Tântrica, e assim ajudar as pessoas a enfrentar o momento mais difícil de suas vidas.

Essas técnicas foram criadas por Buddha há 2.500 anos na antiga Índia. Eu as adaptei para melhor se adequarem à mente ocidental de nossos dias. Elas podem ser aplicadas para pessoas de qualquer religião ou cultura porque estão baseadas na universalidade da experiência humana.

Para os praticantes do budismo Tibetano, a morte é a maior oportunidade da vida. Nesse momento podemos voltar para casa – para nossa verdadeira natureza interna, a clara luz, o nível mais fundamental da consciência humana que sobrevive à morte. Portanto, é possível encontrar na morte o estado de paz e plenitude que buscamos durante toda a vida. Por isso não é preciso temer a morte, e sim vivenciá-la com coragem.

O último estado mental que ocorre ao morrer determina a qualidade da continuidade de nossa mente após a morte. Bel em seus relatos revela como ajudar uma pessoa a atingir um estado mental positivo no momento da morte. Ela compartilha esses conhecimentos práticos de uma forma simples e natural.

Todos os profissionais que contribuíram com seus depoimentos para esse livro demonstram como ajudar aqueles que enfrentam a morte pode-se tornar um meio poderoso para o desenvolvimento da generosidade e da compaixão. Ao contrário da ideia de que não há nada a fazer quando alguém está morrendo, eles inspiram várias maneiras de dar apoio e conforto nesse momento.

Desejo que o livro ‘Morrer não se improvisa’ seja a semente da realização do Projeto Vida de Clara Luz, em São Paulo, voltado ao atendimento das várias questões que envolvem os diversos estágios da vida: nascimento, velhice, doença e morte. Que Bel e todos aqueles envolvidos nesse projeto possam realizá-la com sucesso e divulgá-lo como um modelo de trabalho por todo Brasil.

Lama Gangchen Rimpoche Milão, Itália. 21 de junho de 2001, solstício de inverno

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


Sobre o autor
bel
Bel Cesar é psicóloga, pratica a psicoterapia sob a perspectiva do Budismo Tibetano desde 1990. Dedica-se ao tratamento do estresse traumático com os métodos de S.E.® - Somatic Experiencing (Experiência Somática) e de EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares). Desde 1991, dedica-se ao acompanhamento daqueles que enfrentam a morte. É também autora dos livros `Viagem Interior ao Tibete´ e `Morrer não se improvisa´, `O livro das Emoções´, `Mania de Sofrer´, `O sutil desequilíbrio do estresse´ em parceria com o psiquiatra Dr. Sergio Klepacz e `O Grande Amor - um objetivo de vida´ em parceria com Lama Michel Rinpoche. Todos editados pela Editora Gaia.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa