Menu

Ginástica ocular é muito eficiente para a visão

Publicado por Roberto Inácio em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Várias vezes em palestras, ou por e-mail, me perguntam porque devemos fazer exercícios para os olhos, já que ver é uma coisa natural. E a resposta é sempre simples: Ver é uma coisa natural, sim, mas será que nós estamos levando uma vida natural?
Nossos olhos foram feitos, e usados, por milhões de anos para ver de perto e de longe, alternando o tempo todo. E usando os olhos muito mais ao ar livre do que em ambientes fechados.
E hoje? Quantas horas passamos olhando o computador, sempre à mesma distância, quase sem piscar e normalmente numa postura não lá muito correta.
Claro que com isso os problemas de visão estão aumentando 'epidemicamente' - estudos recentes na Europa mostraram que 75% dos jovens de 18 anos têm problemas de miopia. Culpa do computador, dos videogtames, da TV e até, em nível bem menor, lógico, da leitura de livros.
Então, Ginástica Ocular deve ser praticada todo dia, sim, porque os olhos são iguaizinhos às outras partes do corpo, e claro que precisam de exercícios.
Todas as culturas antigas, indianos, chineses, índios de vários países sempre praticaram exercícios visuais. Nós aqui, os gênios do Ocidente, deixamos para lá e dizemos: ah, qualquer problema coloco óculos e pronto... Será mesmo?
Eu conheço pessoalmente 3 pessoas que eram cegas quase que totalmente e recuperaram a visão quase que totalmente fazendo os exercícios do Dr. Bates.

Um é o Meir Schneider, que depois virou terapeuta e criou seu próprio método terapêutico - o Self-Healing - para os olhos e para todo o corpo. Outra é a Sylvia Lakeland, que se curou fazendo tratamento com o próprio Meir, e o Reynaldo Jardim, que perdeu a visão por causa de um remédio que tomou e danificou totalmente seus nervos óticos. Já cego, Reynaldo ganhou um CD com os exercícios da Sylvia, praticou-os todos os dias, nas praias de Santos, com chuva ou com sol, e em um ano recuperou a visão (o que os médicos diziam que era impossível, que ele seria cego para sempre...)

Então, vamos passar mais alguns exercícios para vocês de Ginástica Ocular:

1. Sentado, mesmo diante do computador (de preferência tire a imagem do monitor) e, sem mexer a cabeça, olhe para cima, volte e olhe para baixo. Faça 10 vezes, ou um pouco menos se achar que está difícil.
2. Olha para a esquerda e depois para a direita. Também 10 vezes para cada lado e sempre prestando atenção na respiração, para que ela esteja tranquila e profunda.
3. Olhe para cima, na diagonal à esquerda, e depois para o chão, à direita. Depois inverta, direita acima e esquerda abaixo. Sempre 10 vezes para cada ponto.
4. Agora é só girar os olhos em círculos, primeiro no sentido horário e o mais amplo que você consiga. Depois de 10 vezes, inverta e faça o mesmo no sentido anti-horário.
5. E agora os olhos giram mas fazendo uma espiral. Ou seja, o movimento começa amplo no sentido horário e vai se fechando até o círculo ser quase que só uma bolinha. Em seguida, começando do círculo pequenino vá girando os olhos no sentido antihorário e aumente o círculo até o máximo que você conseguir
Nada de muito difícil, certo? E demorou quanto? Menos de 10 minutos. Agora faça uns 3 minutos de 'palming', aquele de aquecer as mãos esfregando-as e depois colocá-las sobre os olhos, sem tocá-los, e ver, ou imaginar, o negro mais negro que você já viu na vida. No começo é meio difícil, e você vai ver outras cores e estrelas e por aí afora. Isso é apenas um sinal de que seu olhos ainda estão com muita tensão. À medida em que eles relaxam de fato, aí você começa a ver o negro e depois o veludo negro...
Faça o palming numa posição confortável, sem tensionar os ombros e o pescoço. Pode ser sentando a cavalo numa cadeira comum, apoiando os braços no encosto e aí colocando as mãos sobre os olhos. Ou então numa mesa, colocando livros ou almofadas como apoio para os braços.

Outros exercícios para daqui a uma hora e pouco...

Já falamos em outro artigo mas sempre é bom repetir: se você trabalha muito tempo seguido no computador, fique o tempo todo tirando rapidamente os olhos do monitor e olhando para alguma coisa mais distante, um quadro na parede, o teto, outra parede, qualquer coisa desde que mais distante que o monitor. E sempre que possível olhe pela janela para bem longe. Ou então dê um jeito de ir para a rua, algumas vezes por dia, e olhar uns 5 minutos para as nuvens do céu, contornando-a com o olhar. Esses exercícios são muito bons para evitar miopia e até para melhorar um pouquinho o problema.
E para mexer um pouco o corpo, além dos olhos, faça o Grande ou o Míni-Volteio. O grande você faz de pé, esticando um braço para a frente, com o polegar ou o indicador apontando para cima e gire o corpo para um lado e para o outro, com os olhos acompanhando o movimento do dedo. Para facilitar o movimento, quando você gira para um lado levante o calcanhar do pé do outro lado.
E o pequeno volteio é a mesma coisa, só que é feito sentado, girando sobre o assento da cadeira e com os olhos sempre acompanhando o movimento do dedo. Ao girar sobre o assento, observe se você sente os ísquios, aqueles 'ossinhos' de nossas nádegas, que são sempre a base correta de quem está sentado (a pior forma de sentar, e que muito utilizada, é sobre o sacro, o último osso da coluna e onde fica a maior concentração dos nervos de nosso corpo).
Neuróbica

Desta vez um exercício bem fácil:
O que pesa mais: meia galinha morta ou meia galinha viva?

Responda para [email protected] e acertando você ganha uma edição do Jornalternativo impresso.
Conheça também os óculos e o livro Yoga para os Olhos que tem muitos outros exercícios para a visão e para relaxar o corpo. Os óculos não têm grau e são também uma ginástica ocular passiva, que você faz enquanto lê ou trabalha no computador.

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


Sobre o autor
roberto
Roberto Inácio é jornalista, foi publicitário, radialista, é diretor-proprietário do Jornalternativo e é autor do livro Yoga para os Olhos e do DVD Yoga no Computador. É terapeuta energético e dá cursos de Pranaterapia e Radiestesia.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa