Menu

Integração das Polaridades Masculina e Feminina

Publicado por Luís Vasconcellos em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Nas gerações passadas -e mesmo hoje- homens e mulheres, desde criancinhas eram programados para serem Masculinos e Femininas e isto significava dois mundos separados, apartados e totalmente distintos.
Aos homens, era vedado e proibido tudo que representasse o feminino e, de modo correspondente e oposto, às meninas era vedado como tabu tudo que representasse o mundo masculino. Para meninos havia um horizonte prescrito de competição, vida fora do lar, ambição de poder e a perspectiva de se tornar um guerreiro heróico, um "caçador" competitivo, que iria trazer comida para dentro de casa.
Para as meninas, o horizonte prescrito era o de ser mãe, professora, saber cozinhar, limpar, desenvolver-se em "prendas domésticas" e se tornar administradora de um lar e de uma família.
Cada qual era treinado para cumprir seu "destino" como homem ou como mulher. Repetir os papéis tradicionais desempenhados pelos ancestrais era a única perspectiva reinante.

Estes padrões quebraram-se nos tempos modernos, não somente por motivos sócio-culturais, financeiros/econômicos ou mercadológicos. O maior motivo é a necessária evolução psicológica.
A evolução psicológica está levando homens e mulheres não mais à procura de suas "caras metades" (cada qual em sua especialidade) e, sim, impulsionando um e outro na direção de uma integração de polaridades no universo íntimo de cada um, integração esta a ser exercida e desenvolvida nos relacionamentos interpessoais. Esse passa a ser o desejo dos que estão evolução: o de uma complementação íntima que solucione os inúmeros defeitos e conflitos de uma aproximação do companheiro motivada por carência, medo de ficar só ou outro motivo menos honroso. Buscar o parceiro para sentir-se mais completo já mostrou que é um objetivo falido e sem saída.

Por outro lado, na vida prática, já não basta que o homem vá para o mundo externo e a mulher permaneça circunscrita ao mundo interno do lar - cada qual fazendo SEMPRE o que o outro NUNCA faz. Esta fase esgotou-se de seu sentido de mútua assistência e compensação entre Polaridades.

Agora o desafio psicológico é o de desenvolver e assimilar à personalidade, ambas as polaridades, oscilar ocasionalmente entre os pares de opostos e esta fluência entre os pares de opostos nos fez enfrentar desafios e a procurar respostas para conflitos inimagináveis para as gerações mais antigas.
Para os homens surgiu a tarefa-desafio de assimilar à personalidade a sua polaridade feminina. Correspondentemente, às mulheres coube o desafio-tarefa de assimilar aspectos e qualidades antes restritas aos homens em geral.
Tanto para uns quanto para os outros, isto implicou em quebras de tabus e de proibições ancestrais e a incorporação de aspectos femininos pelos homens e dos masculinos pelas mulheres se tornou imperiosa. Para os homens, nunca pareceu interessante fazer isto, em especial por representar para eles uma quase insuportável perda de poder e de autonomia. Já para as mulheres, a assimilação de componentes da polaridade masculina sempre pareceu atraente e desejável, justamente por significar ter mais autonomia, liberdade, poder e autoestima crescentes.
Hoje temos que falar em Polaridades Psíquicas se quisermos entender o que se passa entre os homens, entre as mulheres e na vida conjugal em geral.
O fato de alguém nascer como um exemplar de Macho não depende das polaridades existentes, pois podemos encontrar entre os homens o Macho/Masculino e o Macho/Feminino.

Do mesmo modo entre as fêmeas de nossa espécie podemos encontrar a Fêmea/Feminina e a Fêmea/Masculina. Então, acabaram-se os papéis prescritos...

A necessidade de integração psicológica das polaridades criou variantes e alternativas que foram, em outras épocas, inimagináveis. Tanto para as mulheres quanto para os homens a mudança foi brutal.
Um quadro muiiiito simplificado (apenas para o nosso entendimento) dos pares de opostos que concorrem em nosso íntimo pode ser o seguinte:

Pólo Masculino - Pólo Feminino
Separação - União
Autonomia - Cooperação
Agressão - Timidez
Ativo - Passivo
Elétrico - Magnético
Diurno - Noturno
Potência - Impotência
Ação - Inércia
Mestre - Discípulo
Comando - Obediência
Provedor - Dependente


Enquanto que o cérebro egóico, intelectual, analista, explicativo, linear e absolutamente preso ao mundo dos sentidos funcionava no Princípio de Separação do Um-Ou, seu cérebro pode passar a funcionar no Princípio da Unidade do Ambos-Sempre.
Descrever esse fenômeno como sendo relacionado aos hemisférios cerebrais é apenas uma analogia que ajuda a entender como somos atingidos e sofremos impactos pela divisão em pares de opostos.

Na prática, estou dizendo que você sempre funcionou mentalmente na base do UM - OU OUTRO dos pares de opostos, Alguém que é sempre Passivo não é nunca Ativo e vice-versa. A vida que se baseie em um lado da moeda ou a que se baseie no outro lado dela obriga que exista o desequilíbrio íntimo. Mudamos todos paulatinamente da experiência desintegradora e separativa do OU para o mundo integrativo do E. O ego-pensante é separativo e lida com as partes melhor do que com o todo. O Eu Superior -a Consciência- é capaz de integrar em uma compreensão o choque entre os opostos.
Quem se identifica com UM lado de um Par de Oposto aplica a esta pseudo-escolha a regra do SEMPRE e só dá aceitação e valor positivo às polaridades com as quais se identifica. Então, você chama de Bom este lado do par de opostos com o qual se identificou. Vice-versa, a polaridade oposta, o outro lado do par, acaba qualificado como Mau e recebe a marca do NUNCA.

Se você SEMPRE funciona como Independência, então, o correspondente NUNCA se aplica à sua porção Dependência - no par de opostos descrito no quadro acima.
Na verdade, e na medida de sua conscientização do fenômeno em curso, os hemisférios masculino e feminino, estão agora, não somente se unificando, eles estão se integrando no momento mesmo em que você usa seu cérebro.
Uma transformação psicológica e fisiológica está acontecendo e a conscientização de AMBOS os pares de Opostos e sua integração psicológica em cada indivíduo está se tornando vital para o desenvolvimento do ser humano.As funções de polaridade masculina/feminina, pensamento/emoções, lógica sequencial/holística estão em unificação no ponto central. Assim:

- Masculino e Feminino estão se tornando andróginos/hermafroditas e se complementando dentro de cada um de nós.
- Lógica Linear e Pensamento Integrativo/Holístico estão se tornando percepções de realidade alternativas. Os paradoxos disto se oferecem para o exame de cada consciência em desenvolvimento.
- Pensamentos e Emoções estão se tornando possíveis e passíveis de integração a partir de sua Consciência
Mediante o exercício de comparar e contrastar polaridades, o nosso cérebro, em sua mais ampliada capacidade integrativa passa a coordenar ambos os lados dos pares de opostos.

Deste modo, o plano assim chamado de "intermediário" está integrando as duas polaridades em uma mesma "Unidade" indivisível. Podemos oscilar e experimentar pensamentos e sentimentos contraditórios e que, no entanto, nos dão a fluência necessária para uma adaptação à vida com menos rotinas, menos hábitos e menos automatismos, fazendo-nos desenvolver um "senso de responsabilidade individual" e um poder de decisão pessoal, no único momento no tempo em que são mais necessárias: no nosso aqui-e-agora.

Acompanhe em meu blog as reflexões sobre Machos/ Masculinos, Machos/Femininos, Fêmeas/Femininas e Fêmeas/Masculinas, Polaridades psíquicas e seu valor prático para o entendimento dos nossos conflitos íntimos, nossas projeções sobre os outros e dificuldades de relacionamento interpessoal.

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


Sobre o autor
luis
Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.


Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa