Menu

Saturno e seus ciclos: o retorno em Capricórnio

Publicado por Graziella Marraccini em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Daqui há dois meses, exatamente em 21 de dezembro de 2017, Saturno deixará definitivamente o signo de Sagitário para voltar para a sua casa, ou seja, para voltar para o signo de Capricórnio, onde ele reina soberano. Ele encerra um ciclo de 29 anos e 1/4, aproximadamente, durante o qual fez a sua circunvolução ao redor do sol.

Nada é tão básico e fácil de constatar do que os ciclos planetários. O que é ciclo? Ciclo é um intervalo de tempo entre um evento e outro (ou uma série de eventos) e que se repete regularmente. Ciclo é também uma execução completa (o ponto final) de um fenômeno ou uma sequência de eventos que se repetem periodicamente. Portanto, quando ocorre o fechamento de um ciclo podemos experimentar novamente um acontecimento que já ocorreu no passado. Toda a nossa compreensão mental do mundo depende dos ciclos, já que são eles que nos fornecem os meios para aprender, crescer, amadurecer e compreender através da repetição dos fenômenos. Aprendemos com base na observação e com o aprendizado de ciclos passados. A palavra ciclo deriva do antigo termo grego "Kyklos" que significa "círculo". A própria mandala astrológica é um círculo e sabemos que o círculo é um dos símbolos mais poderosos de nossa humanidade. Por exemplo, um círculo com um ponto no meio é o símbolo do Sol, centro de nosso sistema solar. Nossos planetas também são representados com círculos.

Durante a sua circunvolução ao redor do Sol, todos os planetas causam efeitos que se repetem ciclicamente. Portanto, quando um planeta forma um aspecto em relação à posição que ele ocupava no momento de nosso nascimento, ele está simplesmente indicando de que forma essa energia devera ser assimilada em nossa vida, com o término de um ciclo de aprendizagem. Existem ciclos positivos, ou seja, de planetas considerados benéficos (como Vênus e Júpiter, por exemplo) e existem ciclos negativos (como Saturno e Urano por exemplo), e ainda existem também ciclos que podem ser ambas as coisas. Ou seja, se tivermos Júpiter em mau aspecto no nosso mapa natal, o ciclo de Júpiter (de doze anos aproximadamente) não poderá ser positivo, mesmo se o planeta é considerado benéfico. O mesmo pode se dizer sobre Saturno. Considerado um planeta negativo, ele pode não indicar nenhum fato negativo se ele não estiver em mau aspecto no mapa natal, ou se não tivermos nenhuma dificuldade devido à nossa personalidade.

Que dificuldade teria um capricorniano para lidar com a energia de Saturno? Praticamente nenhuma, já que essa é uma energia que lhe é familiar. Mas o mesmo ciclo será muito difícil para um ariano ou um pisciano, por exemplo! E o que dizer do sofrimento impingido aos sagitarianos nos últimos dois anos e meio? Os aspectos mais brandos, como sexteis e trígonos são considerados favoráveis. Os aspectos de oposição e quadraturas e as conjunções são considerados mais difíceis e tensos. As conjunções marcam um 'fim de ciclo'.

Saturno é um planeta lento e demora cerca de 29 anos (29,42) para completar o ciclo completo em volta do Sol e formar um "retorno". De sete em sete anos, ele também forma aspectos menores que marcam etapas importantes de nossa existência. Vocês já perceberam como o número 7 é importante em nossa vida? Com 7 anos saímos de casa para começarmos nossa atividade escolar (sextil de Saturno com Saturno natal). Com 14 anos aproximadamente, começam as angústias da adolescência, No meio do período antissocial (marcado pelo ciclo de 12 anos de Júpiter) Saturno atua no sentido de ajudar a criança a estabelecer uma identidade própria, libertando-se da figura paterna (Saturno no mapa natal é sinônimo de pai, de autoridade), ou simplesmente questionando-a. É um período difícil, sem dúvida, que pode resultar numa alienação total da própria sociedade, como forma de se libertar da "pressão paterna". Na maioria dos casos, a pessoa começará a enfrentar as pressões e as responsabilidades da vida adulta (21 anos) atingindo a maior idade, e irá se encaixar dentro dos padrões da sociedade em que vive. Devo salientar que este ciclo de 7 anos também coincide com o ciclo Lunar, fato que reforça as crises de cunho emocional que se antecipam às crises saturninas.

Entre os 21 anos e os 29 anos e meio, a pessoa desenvolverá seu potencial e surgirá o desejo de ser independente e de estabelecer uma identidade própria, mais adulta e mais responsável. Porém, se aos 29 anos a pessoa não conseguiu alcançar as metas almejadas, ele irá experimentar a primeira grande crise: é o primeiro 'retorno de Saturno'. O Grande Pai Cósmico irá dar sua nota a esse indivíduo em fase de evolução. Ele lhe perguntará: o que você andou fazendo até agora? Estudou? Se formou? Está empregado? Conseguiu constituir uma família? Já tem um filho? Já comprou casa? Já ... Já... Já... É o Senhor do Tempo fazendo a sua cobrança! Eu chamo essa fase de "Enem da Vida"!

A crise será tanto maior quanto mais difícil for a posição de Saturno no Mapa Natal. Ou seja, se Saturno forma aspectos com os luminares (Sol e Lua do Mapa Natal) que são determinantes para o desenvolvimento da personalidade, a crise será muito sentida. Se Saturno formar aspectos tensos com outros planetas maléficos (Marte ou Urano por exemplo) a crise também poderá ser muito marcante. Consequentemente, o indivíduo terá que fazer esforços muito sérios para estabelecer e desenvolver condições de vida cada vez mais sólidas, buscando a estabilidade que lhe servirá de sustento na terceira idade. A baixa energia gerada no próximo ciclo (oposição de Saturno consigo mesmo) atinge as pessoas por volta dos 44 anos. O indivíduo se sentirá 'maduro' (e terá medo de envelhecer e perder o vigor da juventude): o homem buscará relacionamentos com jovens para espantar a fantasma do envelhecimento, e a mulher se assustará com o aparecimento das primeiras rugas recorrendo ao dermatologista (ou ao cirurgião plástico)! Nesse momento da vida devemos estabelecer novas relações com nossos anseios e aspirações, assumindo as responsabilidades diante do inevitável envelhecimento. Não há retorno possível dentro do ciclo: não se anda para trás.

Um pouco antes dos 58/59 anos, toda a história se inverte e o retorno de Saturno pode salientar um ciclo positivo, dependendo do aprendizado efetuado ao longo do ciclo. Se o indivíduo foi responsável, trabalhou e poupou, viveu, amou, se multiplicou (condição fatal a toda a humanidade) irá chegar a 'melhor idade'(?!) realmente melhorado! Os frutos de toda uma vida costumam estar à disposição do indivíduo, assim como a capacidade de produzir mais, resultando num sentimento de realização e confiança. Ele poderá então desfrutar de um período bastante criativo e muito, muito gratificante.

O próximo ciclo importante acontecerá por volta dos 73 anos (é um período de baixa vitalidade pois acontece numa oposição Saturno/Saturno). Diminuirá a energia física e diminuirá o fluxo energético de Júpiter que deu um vigor momentâneo à pessoa por volta dos 72 anos, e começará então a decadência física. É claro que isso não indica uma verdadeira morte física e se o indivíduo passar por essa crise de 'consciência da velhice', mas com uma disposição jovem no coração, poderá ainda esperar alguns ciclos de alta energia, por volta dos 80 anos. Vocês já viram quantos velhinhos de 80 anos se sentem mais jovens do que muitos jovens de 21? Portanto, podemos dizer que esses ciclos de Saturno são importantes sempre, tanto os favoráveis quanto os mais difíceis, pois seus efeitos terão um alcance tão abrangente quanto maior for nosso desenvolvimento espiritual.

Saturno representa, enfim, a nossa consciência individual, e no curto prazo pode parecer restritivo e até destruidor, mas, no longo prazo, será evolutivo e estruturante. Ele nos ajuda a crescer e a assumir responsabilidades. Ele nos ajuda a separar o joio do trigo, nos ensina a poupar as boas sementes para o replantio, e nos fortalece através da escassez para que não desperdicemos na abundância. Vocês lembram das sete vacas magras e das sete vacas gordas descritas no antigo testamento? Bem, é assim que Saturno nos lapida, fazendo de nós as mais belas e preciosas pedras da criação de Deus. Os ciclos de Saturno (Deus da matéria e Senhor da cristalização da Vida) são os mais proveitosos de todos e quem se recusa a usufrui-los é realmente infeliz, desperdiça a sua vida. Verifique onde está Saturno em seu mapa!

Na próxima semana estarei examinando os efeitos do ingresso de Saturno em Capricórnio! Não percam! Pesquise os atendimentos personalizados, presenciais ou via internet, de Astrologia, Tarô, EFT*, Mesa radiônica, no meu site pessoal link Escolha a modalidade de consulta mais adequada ao seu questionamento e entre em contato por email [email protected] ou pelo whatsapp 11-96205-1010 para obter mais informações. Pode me seguir também no FaceBook em #Graziella Somaschini Marraccini ou em #AstroSirius! Assista aos meus videos no YouTube: link
Informe-se também sobre Cursos de Astrologia, Astrologia Mundial,Tarô e Ciências Herméticas, presenciais ou online.


São Paulo, 12 de Novembro de 2017

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa