Menu

A era do narcisismo

Publicado por Silvia Malamud em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

A arrogância dos jovens frente à maturidade dos adultos

Com o pedido de imediatismo da nossa atualidade, somando-se ao clima competitivo e à enorme dificuldade de alcançarem status financeiro e visibilidade, jovens de hoje, reconhecidamente, tornaram-se impacientes ao extremo.

Sequer se dão tempo suficiente para que minimamente alcancem uma estrutura interior de conhecimento, bem como para criarem as suas próprias histórias com alguma base. A maioria não dá devida importância às etapas de desenvolvimento, não honrando a herança de conhecimento de quem veio antes deles.

Quando abrem espaço para receberem opiniões diversas das suas -sem se sentirem ofendidos ou reativos- já é sinal de maturidade e um desenvolvimento de inteligência emocional onde não se sentem atacados ou diminuídos, entendendo que as pessoas podem ter ideias e vivências diferentes das deles e que estas também podem ser válidas.

Hoje em dia determinados setores dão ênfase aos jovens que são chamados como "sabedores das ruas", fator importante, mas que de modo algum se sobrepõe ao conhecimento adquirido em estudos por intermédio daqueles que pensaram, vivenciaram e fizeram antes desses impetuosos jovens.

Como marca dessa nova geração, a arrogância narcísica é o que tem imperado. A grande dificuldade de receberem qualquer tipo de percepção de quem já fez e construiu é o grande impedidor para que eles próprios se sintam em paz e seguros no que fazem. Não há tempo para uma reflexão e ficam ofendidos com qualquer olhar que os denuncie em seus movimentos muitas vezes ainda rasos. Reativos e enfurecidos, vão para o ataque num movimento desrespeitoso a quem quer que seja e que esteja minimamente fazendo observações com um histórico diferente dos seus.

São jovens ditadores que se encontram ilhados num território de fundo falso em que existe um receio de não ser bom o suficiente e a negação deste sentimento. Medos fazem parte da vida e jamais deveriam ser colocados à parte. Saber ouvir e poder agregar é para aqueles que ousam apenas serem humanos.

Na contra mão, jovens narcisistas, facilmente se ofendem e julgam como sendo inimigos aqueles que lhes oferecem ideias e ideais diferentes dos seus. Estes sim, estão presos nas armadilhas de seus frágeis egos.

É fato que todos nós somos reflexo de algo que vivenciamos como em relação às etapas de desenvolvimento e isso inclui certamente o modo como os jovens são criados. Pais negligentes, técnicos em dar afeto mas não totalmente presentes e uma infinidade de outros aspectos com toda certeza influenciam. O sistema político também influencia , tudo influência por isso mesmo a importância do despertar para que se possa literalmente desgrudar das telas que são nocivas e criar identidade própria. O sistema também dificulta muito em alguns casos, jovens que precisam de trabalhar por exemplo e como tem muitos , alguns lugares lhes sugam a alma literalmente. Tem de tudo. Este artigo é apenas um recorte entre tudo o que existe.

Aqueles que conseguem entrar em contato com a diversidade e fazer reflexões sem se sentirem criticados, julgados ou ressentidos saem ganhando. Já são vencedores e certamente terão muito mais chance de conquistar o que desejarem.

Quanto mais despertos, melhor!

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 243


Sobre o autor
silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa