Menu

O Sol ingressa em Libra: chegou a Primavera!

Publicado por Graziella Marraccini em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

O equinócio de Primavera inicia em 22 de Setembro de 2018 às 22h54 (Hora Oficial do Brasil). O Sol está voltando para o nosso Hemisfério por causa da inclinação do eixo da Terra e com ele retorna o calorzinho e a alegria e a natureza nos brinda com árvores verdinhas e repletas de flores. Eu amo essa estação do ano! Astrologicamente, o Sol secciona o Equador Celeste no ponto 0º de Libra, indicando aquele período do ano em que as horas do dia e da noite terão a mesma duração tanto no Hemisfério Norte onde inicia o outono, quanto no Hemisfério Sul quando inicia a Primavera. Esse ciclo se repete a cada ano apesar das loucuras do clima que às vezes chega a nos confundir e que produz uma confusão muito grande no clima. Mas as árvores florescem direitinho, no momento certo: basta dar uma olhada nos ipês amarelos que acabaram de anunciar o fim do inverno e os jacarandás mimosos que começam a anunciar a chegada da primavera e enfeitam as ruas de nossas cidades.

O signo de Libra tem como representação uma Balança e por essa razão esse signo também tem esse instrumento de medição como símbolo. Dois pratos que estão segurados por uma haste num ponto central chamado de "fiel". O que esse símbolo representa? Observando a balança da justiça, ele nos lembra que devemos usar a equidade, o equilíbrio e a razão para poder avaliar antes de tomar qualquer decisão. Sendo um signo que pertence ao elemento Ar, Libra indica que os natos sob esse signo são pessoas sociáveis, amáveis e intelectuais.

As constelações foram criadas na antiguidade, conectando pontos brilhantes do céu (estrelas ou planetas) que se apresentavam sobre a abóbada celeste, ou Esfera Celeste, produzindo figuras imaginárias que os ajudavam na orientação durante os deslocamentos e as longas viagens que faziam por terra e por mar. Naquela época, não havia GPS para guiá-los! Das 89 constelações existentes e que são de tamanhos diferentes, somente 12 são tocadas pelo Sol em seu caminho aparente em volta da Terra. Do ponto de vista do habitante da Terra, o céu sempre representou um grande mistério e também uma grande fonte de inspiração e haja imaginação para criar tantas figuras no céu. Na verdade, apesar de podermos contar com os GPS para nossa orientação, a astrologia continua a usá-los como símbolos e figuras arquetípicas para descrever os signos astrológicos.

O Sol descreve este caminho aparente, chamado de elíptica, e forma um círculo que é chamado pelos astrônomos de Círculo Zodiacal. As doze constelações que estão colocadas no caminho aparente do Sol, não correspondem exatamente aos signos percorridos, porque algumas figuras são maiores, outros menores. Então a astrologia, convencionou que esse círculo fosse dividido em Doze Signos de 30° cada uma, descartando assim a possibilidade de considerar Ophiucus, ou Ofiocus a 13ª Constelação tocada pelo Sol, já que esse portador de serpente tem somente 'um pé' (corresponderia a menos de 10º entre Scorpio e Sagitário).

Descartado Ophiucus, às doze constelações restantes foram dados 30º cada, de forma a que o tamanho das Casas permanecesse igual. A primeira constelação Áries, inicia-se em 20 ou 21 de Março, quando o Sol em seu caminho seciona o Equador Celeste. É neste momento que ainda hoje se convenciona o início da Primavera no Hemisfério Norte e do Outono no Hemisfério Sul. Este é chamado de Ponto Vernal a 0° de Áries. Consequentemente, quando o Sol secciona o Equador a 0º de Libra, acontece o contrário, ou seja, acontece o início da Primavera no Hemisfério Sul e do Outono no Hemisfério Norte.

É importante salientar que o movimento convencional do Sol não acontece sempre com a mesma velocidade (ele passa de um mínimo de 0º57'59" a um máximo de 1º0'51") ou seja, a velocidade da rotação da Terra não é constante e é por essa razão que o ingresso do Sol num determinado signo não acontece sempre na mesma data todos os anos. O calendário Gregoriano, usado no ocidente nos dias atuais, é impreciso e não corresponde exatamente ao "passo do Sol". Essa é a razão pela qual seja o Mapa Natal que a Revolução Solar de uma pessoa (que é calculada para o momento em que o Sol retorna ao mesmo grau do nascimento) precisam ser calculados de forma exata em latitude e longitude e sempre por um astrólogo profissional.
Mas voltemos à Primavera, após essa breve lição de astrologia!

O Signo de Libra é relacionado com o elemento Ar e é considerado um signo de beleza sendo regido pelo planeta Vênus. Vênus era a Deusa do Amor e da Beleza na mitologia e por essa razão os librianos são refinados, belos, adoram as artes e se preocupam principalmente com o lado social da vida, com os relacionamentos humanos e costumam interagir na sociedade onde vivem. A representação da Vênus de Libra é parecida com aquela figura quadro da Vênus do pintor renascentista italiano Botticelli: uma Vênus que sai das águas, dentro de uma concha. No mito de Proserpina (Perséfone) que representa o arquétipo do renascimento da natureza na Primavera lembramos a belíssima filha de Geia, Proserpina, que foi raptada por Hades (Plutão na mitologia romana). O Senhor das escuridão e da morte, rapta Proserpina e a leva para a sua moradia, nos infernos, nas entranhas da terra. A mãe de Proserpina, Cères (Deusa da Terra e da agricultura) desesperada com a perda da amada filha, perde o vigor, entristece, e parece morrer não produzindo frutos. Com esse arquétipo os antigos explicavam o ciclo do inverno no Hemisfério Norte. Cansada de chorar, Ceres pede a Plutão que deixe sua filha voltar para ela, mas Plutão ama Proserpina e não quer deixá-la partir. No entanto, após muita negociação e a intercessão dos outros deuses, ele concorda em devolvê-la para a sua mãe pelo menos durante seis meses por ano, mas exige que durante os outros seis meses ela permaneça com ele no inferno. É para festejar o retorno de Proserpina, que Ceres se veste novamente com suas melhores flores, pede às árvores que se enfeitem, aos pássaros que cantem, e inicia um novo ciclo de renascimento e de felicidade. Essa Deusa que rege as ervas, flores e frutas, as essências e os perfumes, nos indica a necessidade de renovação da vida.

Por essa razão, podemos aproveitar essa linda estação para iniciar um processo de renovação em nossa vida. E aproveitando a energia de Libra podemos também iniciar uma reflexão sobre como julgamos nosso vizinho, nosso amigo ou nosso parceiro. É o momento ideal para estreitar os laços com aqueles que amamos. Se estivermos vivendo em conflito, ou se tivermos assuntos pendentes com nossos entes queridos, colegas ou chefes, podemos aproveitar este momento especial para começar a negociar, fazer acordos, dialogar e encontrar uma solução para que ambas as partes acabem se satisfazendo. Se houver sinceridade e não existirem mentiras ou subterfúgios, conseguiremos construir um relacionamento solido, que irá perdurar no tempo. Essa energia é necessária para buscarmos a sociabilidade, a igualdade e a justiça. Olhar os dois lados da questão, pesar os prós e contras, nos ajudará também a ver o outro lado, a ceder um pouco e a compreender que nossa razão pode não ser a única.

Feliz Primavera! Coloque flores num vaso, ligue uma pequena fonte de água e se puder pinte sua casa ou seu quarto com uma cor pastel! Essa energia primaveril irá renovar a sua vida.
Agradeço imensamente seus comentários e emails e desejo a todos uma semana cheia de energia positiva e de realizações pessoais.

Lembre-se que a orientação fornecida pela astrologia fornecerá dicas importantes para que você se conheça e possa desenvolver todos os seus talentos e qualidades. A astrologia pode fazer muito por você!
OBS: atendimento de Tarô pelo telefone ou whatsapp: 15 minutos para uma pergunta pontual; meia hora para uma visão generalizada; uma hora para uma visão mais ampla em todas as áreas de sua vida! Me pergunte como: whatsapp: 11:96205-1010

Atendimentos personalizados, presenciais ou via internet, de Astrologia, Tarô, EFT*, Mesa radiônica, no meu site pessoal link Escolha a modalidade de consulta mais adequada ao seu questionamento e entre em contato por email [email protected] ou pelo whatsapp 11-96205-1010 para obter mais informações. Pode me seguir também no FaceBook em #Graziella Somaschini Marraccini ou em #AstroSirius! Assista aos meus vídeos no YouTube: link (sim, está escrito errado!) Informe-se também sobre Cursos de Astrologia, Astrologia Mundial, Tarô e Ciências Herméticas, presenciais ou online


São Paulo, 17 de Setembro de 2018

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


Sobre o autor
graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa