Menu

Interpretação Humanística: Síntese Escorpião e Sombra em Capricórnio

Publicado por Luiz Francelin em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Ênfase da Interpretação: Saúde

O mapa desenhado acima traduz as seguintes proporções dos Quatro Elementos:
Fogo: 5 - Terra: 0 - Ar: 2 - Água: 8
Cardinal: 1 - Fixo: 10 - Mutável: 4

Estes números indicam que o seu
Signo Símbolo (do todo do mapa): Escorpião e o
Signo Sombra (do todo do mapa): Capricórnio

O Elemento que atua de forma mais predominante em sua vida é o Água, por estar presente em seu ASCendente e assim atuar sobre o seu corpo, de modo geral.

As pessoas de Água (predomínio no mapa todo) apresentam carências e vulnerabilidades específicas. No seu caso a questão EMOCIONAL ocupa o centro da cena. Tudo em sua vida é traduzido em termos emocionais e este é o filtro que vc. usa para VER as pessoas e o mundo. Evidentemente isto faz com que vc. atue muito em termos do EU GOSTO / EU NÃO GOSTO ou então EU SIMPATIZO / EU ANTIPATIZO e suas escolhas são “emotivamente carregadas” ou seja, é difícil vc. justificar suas motivações e preferências, pois, em geral, elas possuem raízes profundas no Inconsciente e vc. só pode saber o que delas aparece e nada mais.

O corpo emocional, em seu caso, é muito ativo e desenvolvido, tomando toda a cena e obscurecendo outras influências também presentes. Com um corpo tão sensível e uma personalidade tão magnética vc. pode sentir os outros e sintonizar seus sentimentos e emoções. Sua captação dos estados emocionais e psíquicos dos outros a fazem refletir muito bem aquele dito popular “dize-me com quem andas e eu te direi quem és”. Sua tendência é imitativa: vc. espelha e reflete os estados emocionais e psíquicos daqueles com quem se envolve e dos ambientes em geral. Naturalmente sua felicidade e equilíbrio dependem de pessoas e ambientes equilibrados à sua volta e isto já é "querer demais" hoje em dia... Exposta a situações conflitivas ou tensas vc. refletirá em seu corpo e em sua saúde este estado de coisas. Sua sensibilidade é muito grande e com a idade e o amadurecimento sua missão será, cada vez mais, a de aprender a desapegar-se das pessoas e das situações vividas de modo a não ficar repetindo o passado, sentindo sempre os mesmos medos, reagindo sempre às mesmas ameaças e tendo sempre as mesmas sensações. A facilidade que vc. tem para mudar de estado de humor deve ajuda-la nesta hora, pois vc. sabe que uma mudança de “ponto de vista” altera a percepção e a avaliação que vc. faz de si mesma e dos outros (situações e pessoas). Pois bem, o desapego faz vc. ficar mais fluída e poder sentir as pessoas sem prender-se tanto ao que está sentindo e sem “imitar” o mundo e os outros por entrar em uma sintonia exagerada com tudo e com todos.

A Água é um elemento EMPÁTICO e, quando em exagero, observamos a pessoa agir como um “Camaleão” (que toma as “cores e texturas” de qualquer ambiente) e refletindo assim as condições boas e más do ambiente onde vive ou das pessoas com quem se envolve. Esta é uma característica passiva e inconsciente que lhe custará muito tornar mais consciente e mais controlada, porém disto depende o desenvolvimento de uma individualidade saudável, de uma personalidade mais madura e equilibrada... O problema que mais cria dificuldade é que vc. é capaz de descobrir coisas e sentimentos, pensamentos e atitudes “escondidas” pelos outros.

A percepção clara do conteúdo inconsciente “escamoteado” lhe traz muitos dissabores (a menos que vc. tenha uma função como a do Psicólogo, que é a de revelar o inconsciente dos outros), pois pode assustar as pessoas muito “sociais” e que possuem uma disfarce defensivo muito frágil. Esta tendência faz com que vc. se veja, muitas vezes, face a face com a questão da solidão no meio da multidão.
Que enorme diferença existe entre estarem (as pessoas) lado a lado e estarem verdadeiramente juntas!... Também faz que vc. diga uma coisa muito simples e essencial e que, no entanto, choca os desavisados causando incômodos sociais à vc..

Estou dizendo que vc. é um tanto esponjosa, ou seja, vive absorvendo as influências mais sutis do ambiente e das pessoas com quem convive. No entanto isto não é desculpa para vc. não se diferenciar, pois no seu caso, a diferenciação individual precisa ser atingida, caso contrário, haverá um conflito interno muito grande e vc. sofreu muito com a vida escolar e os primeiros envolvimentos amorosos, portanto sabe que custa “suores de sangue” conseguir estabelecer uma base verdadeiramente individual em um meio social repressivo e exigente de uniformidade... É bom ter sintonia com a comunidade, mas é péssimo ser uma “Maria-vai-com-as-outras” despersonalizada e mendicante de aprovação, afeição e consideração.

Tudo que é emocional pode, em vc. adquirir uma tendência extremista, por assim dizer, sendo sempre excessiva e exagerada: Nada é “mais ou menos”: ou é maravilhoso ou é horrível! E este aparente “radicalismo” leva vc. a ter uma lista enorme de COISAS QUE AMO e uma igualmente extensa de COISAS QUE ODEIO... Sugiro até que vc. faça uma lista tendo de um lado sentenças iniciadas com as palavras Eu sempre e outra com as palavras Eu nunca. Vc. pode se surpreender com o resultado desta simples enumeração. Depois de ter feito estas duas listas pegue cada uma a seu tempo e reflita sobre o que eu faço a respeito, e, depois como Eu ajo em face de situações como estas. Sua Equação Elemental faz com que vc. tenha dificuldade em analisar alguma coisa; em se concentrar em assuntos específicos por um período de tempo suficientemente longo; em ser objetiva e impessoal em uma análise ou explicação. Sua curiosidade é enorme e seu desejo de desvendar os mistérios do mundo e das pessoas é indiscutível, porém sua capacidade de ter uma estratégia ou ter um método (ter uma noção clara do que lhe importa e do que faz sentido para vc.) nem sempre funciona e assim, ocorrem muitas distorções e oscilações em suas escolhas e decisões. Muito tempo pode ser perdido por escolhas que não traduzem autenticamente o seu Eu e isto vc. já tem idade para descobrir:
Vc. não tem todo o tempo do mundo para desperdiçar, pois vc. agora já sabe que não é imortal!!! Isto pode mudar construtivamente a sua vida - para melhor!

Se a questão individual da auto-estima não estiver resolvida intimamente então vc. se torna uma pessoa cheia de dúvidas e de pena de si mesma, frustrando-se com o que vive e presa ao destino e ao passado – ou, então – uma pessoa mais autocentrada, capaz de diferenciar o que é próprio e pessoal do que é coletivo ou social e muito menos sensível ou dependente dos limites externos e das repressões ou censuras originárias do meio ambiente e da família em particular. Em seu caso, devido às dificuldades de semelhante tarefa, eu sugiro que procure um terapeuta que a ajude a desenvolver este processo de consciência com sucesso: o que significa entrar em contacto real com seus sentimentos e, principalmente, com os fluxos de energia que emanam do inconsciente de modo cambiante e mutável. Estes fluxos é que vitalizam suas decisões e escolhas, dando-lhe otimismo e poder de decisão sobre os seus atos... Na ausência desta vitalização vc. se vê sem vontade, passiva demais, sem rumo e depressiva (pessimista), comandada ou dominada por medos e temores inconscientes.

Os problemas (inclusive os de saúde) aparecem quando não encontramos autenticidade nem espontaneidade dentro de nós e assim, não conseguimos identificar nem clarificar nossos reais sentimentos, restando-nos o esforço, aliás, inútil e improdutivo, de racionaliza-los, de fantasia-los ou de escamoteá-los (sempre sendo uma reação e uma defesa aos poderosos “olhos dos outros”).
A energia vital assim aprisionada causa inúmeros desequilíbrios físicos e orgânicos, pois nosso corpo fica congestionado e sobrecarregado (por exemplo, com mágoas, com raiva, com desejos de vingança...) e uma via de expressão destes estados de humor e sentimentos não pode ser encontrada, por repressão ou autocensura. Estamos falando de uma “panela de pressão”... sem válvula de escape... Esta condição acaba gerando um processo de mágoa, primeiro com os outros e depois (devido à repressão ao agir nestas situações) se transforma em uma mágoa consigo mesma, uma autorecriminação e uma desconfiança quanto à sua valentia (para dizer o mínimo) que redunda, por fim, em um estado de depressão.

Sua tarefa está em dramatizar e radicalizar menos os seus sentimentos, desapegando-se deles, porém, sem deixar de agir em consonância com eles. Parece paradoxal? Na prática não é! Sendo necessário colocar a si mesma como uma instância (ponte, passagem de energia) entre o seu impulso/desejo e os limites e possibilidades do mundo real. São dois mundos diversos e a tarefa da Consciência é encontrar uma maneira do instinto ser atendido SIM (de algum modo), porém escolhendo e optando pelas melhores formas ou maneiras de conseguir isto. Um item que não pode faltar é colocar seu desejo NO TEMPO e fazer com que uma estratégia organize e coloque seus desejos engatilhados para uma realização, porém não imediata e sim mediada, intermediada pela sua noção do quanto é possível realizar e de quando faze-lo. Deste modo o instinto (o desejo, a fantasia) encontra, na sua Consciência, um aliado de confiança, ao mesmo tempo em que aprende a se submeter ao seu comando. Domar um cavalo é tarefa sensível e feminina, pois depois de domado ele não pode ficar privado ou divorciado dos seus instintos naturais (desvitalizado)...
Como sempre, o compromisso com a busca do prazer e realização tem que ser integralmente seu.

Um abração
Luiz Francelin

Resposta da cliente:
Luiz,
Valeu a pena esperar!
Obrigada

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
Luiz Francelin é colaborador do Site
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa