Menu

Como implementar a Meditação nas empresas

Publicado por Conceição Trucom em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

1) Como a meditação pode ajudar o empresário a encontrar um melhor equilíbrio interior, e, como conseqüência, administrar melhor a empresa e o relacionamento com sua equipe?

Imagine uma garrafa cheia de areia e água. Agora mantenha esta garrafa sob contínua agitação. O que você consegue enxergar através desta garrafa? Certamente uma lama opaca e turva.

Pois é dessa maneira, que a mente humana funciona a maior parte do tempo, mesmo dormindo. Processando tantos pensamentos, estímulos e informações, nossa mente apresenta-se continuamente enevoada, embaçada. Mas, se interrompermos a agitação da garrafa por alguns minutos, a areia se depositará de maneira harmoniosa no fundo, e a água se tornará límpida e transparente.

De certo modo, a meditação faz o mesmo com a nossa mente. Ao praticar alguma técnica de relaxamento e desintoxicação corporal, voltando sua atenção para seu interior e aprofundando o ritmo respiratório, a agitação dos seus pensamentos tende a diminuir gradativamente.

Na medida que sua mente acalma, a capacidade de encontrar soluções aos desafios será mais natural, assim como ter mais “feeling” para administrar os negócios, as emoções e os relacionamentos.

2) Na prática, o que o empresário poderá fazer, caso ainda não tenha o hábito da meditação?

O fundamental é desmistificar a meditação. Termos equivalentes, porém mais receptivos, seriam os exercícios de relaxamento, anti-stress, a desintoxicação corporal e mental, e como divulgamos nosso trabalho: ATIVANDO A CRIATIVIDADE, seguidos de alguns minutos de silêncio.
A "ATIVAÇÃO DA CRIATIVIDADE" não deve ser encarada como um esforço, já que todos temos uma capacidade natural para meditar. Basta encontrarmos a técnica mais adequada àquele objetivo, momento ou espaço.

3) É certo afirmar que os empresários estão mais abertos para a meditação ?

Estes tempos modernos exigem lucidez e rapidez de adequação ao mercado. Mas o comum dos empresários é gastar 90% do tempo para contornar problemas e somente 10% para encontrar soluções, idéias.
Parece óbvio, mas cabe dizer que existem soluções e soluções. Qual a mais genial? A mais criativa?
Assim, alguns empresários visionários, já estão se diferenciando, ao investir neles e na sua equipe.

É só experimentar, e verificar que, junto com a prática da meditação vem a alegria e o prazer de trabalhar, a vitalidade física e mental, o prazer de ser criativo e de visualizar (“Eurekar”) as soluções mais inteligentes.
Ela trás benefícios também para a qualidade de vida das pessoas como um todo. Como nos relacionamentos com a família, amigos e consigo mesmo.

Uma dinâmica interessante é levar às empresas um curso destas técnicas rápidas de 5, 10, 15 ou até 30 minutos. E, durante este curso, formar pessoas dentro da empresa, dos departamentos, que possam dar continuidade a uma prática diária de grupos de meditação.

NOSSA PROPOSTA DE TRABALHO

1. IMPLEMENTAÇÃO
Iniciar com a formação de grupos de meditação, realizando encontros semanais de 1 hora (máximo) durante um período de 2 a 3 meses.
Existe a possibilidade de ser realizada uma avaliação do nível de stress dos participantes, antes e após o período de 2-3 de prática da meditação semanal.

Conteúdo
Didático: Orientação apostilada sobre o que é a meditação, como praticá-la em casa, seus efeitos físicos e psico-emocionais, e as várias possibilidades de direcionamento terapêutico.
Vivencial: A prática de diversas técnicas de "Ativação da Criatividade" que deverá durar de 30 a 45 minutos/encontro.
Acompanhamento do grupo: O compartilhar entre os participantes sobre as expectativas, experiências (após cada prática) e resultados que está alcançando (sharing).

2. Propagação
Após 1-2 meses do trabalho iniciado, será possível montar um grupo de funcionários interessados em assumir o comando de pequenos grupos de prática interna de "Ativação da Criatividade" diária. São os chamados propagadores do trabalho.

Através de encontros também semanais por um período de 2 meses, este grupo será preparado para dar continuidade e assiduidade ao hábito da prática meditativa na empresa.

Desta forma, a empresa continua beneficiando-se deste trabalho, porém de forma cada vez mais independente.
Após a formação desta equipe de propagadores, faremos encontros, inicialmente mensais, para avaliar e dar suporte ao sucesso do programa.

Clique aqui e Medite on-line

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


Sobre o autor
trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa