Menu

Propriedades de uso externo e interno do limão

Publicado por Conceição Trucom em Corpo e Mente

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Como já descrito em alguns dos meus textos anteriores, o limão pode ajudar na prevenção e tratamento de muitas dificuldades de saúde.
O limão apresenta propriedades fantásticas tanto quando formulado para uso externo, como também para uso interno.

1) Suas principais funções de uso externo são:
Adstringente – reduz a oleosidade da pele e couro cabeludo.
Bactericida, fungicida e antibiótico – um conservante natural.
Clareador – trata a pele e manchas.
Ativa a circulação – trata celulite, varizes e a desintoxicação via pele.

Portanto, no uso externo o limão irá desempenhar sua ação terapêutica, a partir de fórmulas naturais para tratamentos de beleza e cuidados do corpo.

As receitas podem ser formuladas a partir do suco fresco do limão ou então, aromaterapicamente, usando o óleo essencial (OE) obtido a partir da casca do limão.
O OE do limão, com seus componentes monoterpenicos e seu fresco aroma cítrico, será usado para tratar celulite, problemas circulatórios e outros problemas de ordem emocional.
Importante lembrar, mais uma vez, que o limão, principalmente seu suco, contém substâncias foto-sensibilizantes, ou seja, que causam manchas e queimaduras na pele, quando em contato com a luz solar.

Portanto, todo tratamento de uso externo com a presença do limão, exige o cuidado da lavagem com água abundante do local onde foi aplicado (mãos inclusive), complementando com o uso final de um filtro solar. Portanto, sempre que possível, realizar o tratamento à noite, para evitar maiores problemas.

Dicas de tratamento via suco

Loção refrescante e tratamento de acne
Ingredientes: Suco fresco de meio limão e 1 xícara de chá de água filtrada ou mineral.
Preparo: Espremer o limão, coar e adicionar a água. Aplicar no rosto limpo com o auxílio de uma bolinha de algodão, evitando passá-la na área próxima aos olhos, para não ressecá-la. Se o limão causar irritação à pele, aumentar a quantidade de água para 2 xícaras. Deixar agir por alguns segundos e lavar com água abundante.

Loção para tirar manchas da pele
Colocar flores de sabugueiro no fundo de um frasco de vidro. Cobrir as flores com rodelas de limão. Montar as camadas assim alternadas até encher o vidro. Completar com água destilada. Deixar em repouso por 24 horas. Filtrar sem espremer e guardar na geladeira. Aplicar esta loção gelada na pele, toda noite. Não tomar sol durante o tratamento, pois loções que tiram manchas também causam manchas quando usadas ao sol.

Cabelos oleosos
Ingredientes: 1 maçã sem cascas e sementes, suco de ½ limão e ¼ copo de água mineral.
Preparo: Bater tudo no liquidificador, coar e aplicar nos cabelos já limpos. Deixar por 15 minutos. Lavar e enxaguar, usando a última água com gotas de limão.

Dicas de tratamento via Aromaterapia

Massagem corporal para obesidade
Para cada 1 copo americano de vinagre branco, acrescentar 1 limão inteiro picado (polpa e casca), 2 gotas OE de limão, 2 gotas OE de laranja e 2 gotas OE de lavanda.
Juntar tudo num frasco de vidro com tampa e boca larga. Deixar em infusão por 10 dias, agitando diariamente. Coar e usar para massagear vigorosamente abdome, glúteos e coxas, com uma bucha vegetal. Fazer diariamente.

Massagem para celulite e gordura localizada
Ingredientes: 2 colheres de sopa de óleo de germe de trigo, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 3 gotas OE de limão, 3 gotas OE de hortelã-pimenta, 3 gotas OE de gerânio.
Misturar todos os ingredientes e aplicar em massagens locais, deixando permanecer sobre a pele por 60 minutos.

Óleo imuno-estimulante
Ingredientes: 2 colheres de sopa de óleo vegetal, 4 gotas OE de limão, 4 gotas OE de lavanda, 4 gotas OE de tea-tree, 4 gotas OE de tomilho.
Misturar e guardar em frasco âmbar. Massagear o corpo ou áreas de fragilidade.

2) Suas principais funções de uso interno são:
Adstringente – detém hemorragias em cortes ou escoriações.
Alcalinizante – alcaliniza o pH do sangue.
Antibacteriano e antivirótico – contém o avanço de infecções internas e externas, inclusive no sistema digestivo, fígado, pulmões, bexiga e rins.
Depurativo – acelera a capacidade metabólica da eliminação de toxinas através dos órgãos excretores.

Dicas de Sucos Desintoxicantes
Conforme amplamente explicado nos meus livros Alimentação Desintoxicante e O poder de cura do limão, estes sucos devem ser ingeridos diariamente pela manhã em jejum. Em casos de uma desintoxicação mais intensiva ou em tratamentos de baixa imunidade ou doenças crônicas, recomenda-se o consumo 2-3 vezes ao dia, acrescentando tomas também no intervalo das refeições principais.

Maçã e brotos: bater no liquidificador o suco fresco de 2 limões com água de 1 coco verde (ou mineral), 2 maçãs descascadas e sem as sementes e 1 xícara de brotos (alfafa ou feijão). A maçã é um alimento refrescante, relaxante e rejuvenescedor. Opcional: ramos de salsinha (diurética e adstringente). O broto é um alimento biogênico (gera vida), riquíssimo em vitamina C e vitalidade.

Pêra, mamão e repolho: bater no liquidificador o suco fresco de 2 limões (1 inteiro – polpa e casca) com 1 pêra descascada, 1 fatia de mamão e 2 folhas de repolho. O repolho contém todos os minerais e vitaminas do Complexo B – essenciais para o fortalecimento dos dentes e ossos, além de cuidar com eficiência da regeneração das mucosas de todo o sistema digestivo. Ao contrário do que muita gente pensa, se ingerido cru, não fermenta ou gera gases.

Laranja e inhame: passar na centrífuga 2 laranjas, 1 limão (polpa e casca) e 2 cenouras. Bater no liquidificador o suco obtido com 1 xícara de folhas de hortelã e 1 inhame médio cru. Servir imediatamente. O inhame é um alimento que retira impurezas do sangue através da pele, rins e intestinos.

Tônico de legumes verdes: passar na centrífuga 1 pepino, 1 pimentão-verde, 2 hastes inteiras de aipo, 1 cebola pequena, 2 limões (só a polpa). Servir imediatamente temperando com sal, pimenta ou tabasco a gosto.

O uso interno pode ser realizado também através da Terapia Intensiva do Limão, como também através das várias indicações do Guia de medicina caseira contido no referido livro.
Usado como um verdadeiro remédio, precisamos ter o esclarecimento correto sobre como preparar, dosar e consumi-lo. Peço o devido auto-amor e respeito de, primeiro entender as dinâmicas de cada proposta de tratamento com o limão, para somente depois aprender e praticar as receitas e modo de uso no combate das inúmeras moléstias em que ele apresenta o enorme poder de prevenir, tratar e curar.

Este texto faz parte do livro O poder de cura do limão – Um guia de medicina caseira - Conceição Trucom - Editora Alaúde, onde você vai encontrar muitas indicações de como usar o limão para prevenir e tratar doenças.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.

Atenção: Não se auto medique. Este texto é para esclarecer. Entretanto, as dosagens, quantidades, horário, freqüência e demais explicações do correto uso do limão é que darão a possibilidade de sucesso nos tratamentos de prevenção e cura. Como qualquer medicamento, "O poder de cura do Limão" não está num uso esporádico e inadequado, mas no seu uso correto e freqüente. Que bom seria que todos pudessem conhecer de forma completa "O poder de cura do Limão".

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo

Leia Também

O poder de cura do Limão - Parte 1



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


Sobre o autor
trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa