Menu

Previsões Astrológicas para o Brasil em 2005

Publicado por Graziella Marraccini em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Análise do Mapa do Brasil Independência
182 anos de Independência do Brasil

Sempre que um ano novo se aproxima costumamos analisar o Mapa do Brasil Independência (momento do nascimento da nação) para melhor orientar nossos leitores no sentido de aproveitar as influências astrais favoráveis e evitar, na medida do possível, aquilo que as influências desfavoráveis podem provocar. Assim, estaremos nos integrando no carma coletivo de maneira mais consciente, atuando com nosso livre-arbítrio e fazendo nossas escolhas pessoais. Ao analisarmos as Previsões usamos os métodos tradicionais que nos foram ensinados pela Astrologia ocidental tradicional: Direções primárias, secundárias, trânsitos planetários e lunações. Em 7 de Setembro, dia do aniversário do Brasil, costumamos publicar a análise da Revolução Solar do Brasil.

Muitas mudanças aguardam o Brasil em 2005:

Direções Primárias:

Já em janeiro existe um trígono entre a Lua e o planeta Plutão, indicando possíveis aparecimentos de escândalos financeiros, denuncias de corrupção, ações do ministério público com a finalidade de acalmar o clamor popular que precisa de mais justiça social. Plutão é o planeta que melhor representa o poder e a Lua representa o povo, as massas populares. Figuras poderosas, políticos ou generais, estarão em destaque.
Março e maio apresentam dois aspectos importantes: Júpiter em oposição à Lua. Isso indica que poderemos ver ações relativas à justiça e ao judiciário, mas de maneira geral o clima de otimismo e de expansão continuará. Esperanças, promessas, expansão do mercado, oportunidades, tudo isso estará muito salientado neste período.
Em agosto a oposição da Lua com a Lua natal pode indicar um descontentamento público, flutuações financeiras, destaque de figuras femininas e de assuntos ligados à mulher. São possíveis importantes manifestações e acontecimentos em locais públicos.

As Direções Secundárias:

A Lua progredida transita na Casa XII do Brasil. A Lua transitava nessa Casa já no ano passado e continua até o final do ano que vem quando ingressará na Casa I, ou Ascendente do Brasil. O foco principal do ano se encontra então na Casa considerada em astrologia como sendo a Casa do Carma, do sofrimento, dos assuntos relativos aos desvalidos e excluídos da sociedade: pobres, índios, minorias sociais, doentes e aprisionados. Continuamos com foco no contrabando, nas drogas, no submundo da máfia, do crime, das favelas, mas também serão colocados em pauta os assuntos ligados aos mananciais, às águas doces ou salgadas (rios e oceano), à poluição ambiental, e por fim aos assuntos religiosos e místicos. Enfim, os assuntos ligados à saúde pública e aos remédios e laboratórios serão também colocados em foco. A cúspide da Casa XII do Mapa Natal se encontra no signo de Capricórnio, mas boa parte dela também se encontra no signo de Aquário. O signo de Aquário é um signo de seres ligados aos movimentos cooperativos e coletivos, no sentido de mobilização humanitária, e é nessa Casa que Netuno em trânsito se encontra já há alguns anos. Ele aumenta o foco dessa Casa da qual ele é regente natural, evidenciando assim ainda mais esses problemas tão graves em nossa sociedade e que aos poucos tomam as manchetes de nossos jornais e são focos de atenção por parte da mídia.

De janeiro a agosto de 2005, vários aspectos vêm cortar esse idílio entre o otimismo e a realidade: uma quadratura entre a Lua Progredida e Saturno pode indicar descontentamento, dificuldades e um resfriamento neste otimismo todo, ou seja, apesar das esperanças a realidade pode ser mais dura do que imaginamos. Os problemas sociais persistem, as dificuldades continuam a emperrar as ações sociais. Saturno se encontra em Touro na Casa III do mapa natal, ou seja, a casa das comunicações, do pequeno comércio, das pequenas viagens, dos relacionamentos entre pessoas. Touro é ligado ao dinheiro e às posses, aos valores materiais. Esta quadratura indica que ainda não estaremos experimentando um benefício duradouro da expansão econômica, mais voltada para o exterior que para o interior e que isso pode causar frustrações e descontentamento.

A Lua Pré-Natal transita na Casa VIII do Mapa Natal. Esta é a Casa ligada ao signo de Escorpião, Casa da transformação, da morte, da reciclagem, do fim das coisas. Este é um transito lunar importante, pois indica que uma grande transformação popular está em curso e que o Brasil, como um todo, passa por um processo de reformulação que, se bem sucedido, será muito bom para o país.
A Lua Pré inicia uma quadratura com Urano e Netuno já em janeiro de 2005. Este aspecto se sobrepõe ao aspecto da quadratura da Lua progredida com Saturno. O Brasil possui estes dois planetas em Capricórnio na Casa XI do Mapa. A Casa XI, onde se encontram Urano e Netuno, é a Casa ligada aos sindicatos, aos membros do congresso, aos cientistas e à tecnologia de maneira geral, assim como aos movimentos sociais, ONGs, e todos os movimentos que visam melhorar as condições sociais das pessoas. Os projetos futuros do País também estão relacionados a essa casa.
Um aspecto que se inicia em abril de 2005 preocupa bastante: a oposição da Lua com Plutão (que se encontra na Casa II natal). Este é um aspecto difícil, pois atua especialmente no campo financeiro do país. O aspecto parece indicar que haverá o aparecimento de escândalos financeiros, notícias de corrupção, evidências de falcatruas no governo e preocupação com assuntos ligados ao petróleo. Pode ser também um indicativo de que o descontentamento público pode atingir picos extremos, com ações radicais, desequilíbrio social, desequilíbrio da balança de pagamentos e flutuações econômicas. Os bancos, especialmente o Banco Central, serão foco da atenção e não está excluída alguma ação contra os dirigentes do próprio banco e de fundos de investimento. Salientam-se as preocupações com a dívida externa do país assim como com o aumento da inflação. Enfim, resumindo: todos os assuntos ligados ao planeta Plutão como corrupção, máfia, atentados, AIDS e sexo, temas relativos ao oriente médio e a figuras poderosas do governo, de multinacionais, à reserva de mercado, ao mundo da computação, assuntos ligados aos metrôs, túneis, e petróleo. Enfim, este período que vai de fevereiro a agosto de 2005 será bem agitado, socialmente e economicamente falando.

As coisas continuarão mudando após agosto quando inicia um aspecto tenso entre a Lua e Vênus, que se encontra na Casa VI/VII do Mapa do Brasil. A Lua começa a influenciar a primeira Casa do Mapa. Este aspecto pode mostrar uma insatisfação com as relações com os outros países. Acordos podem azedar, tratados com outras nações podem ficar na pauta das discussões. As atitudes do Brasil podem ser muito emocionais e dirigidas no sentido de contrabalançar um desequilíbrio nas relações exteriores. Porém, uma conjunção com Mercúrio e um sextil com o MC da Lua pré-natal pode indicar que haverá uma melhora do comércio que reverterá em benefício de nossa projeção como país.

Vamos verificar como os trânsitos confirmam as Direções acima analisadas.

TRÂNSITOS

Ao analisarmos os trânsitos, levamos em conta a posição astronômica atual dos planetas e sua relação com o Mapa do Brasil Independência. (Veja também o Mapa do Brasil Independência). Os trânsitos planetários são muitas vezes extremamente esclarecedores quanto às energias que estarão influenciando o Brasil como um todo. Diferentemente das Direções que são movimentos imaginários do Sol, ASC, MC e principalmente da Lua, sobre o Mapa da Independência, os trânsitos parecem ter uma influencia mais direta, já que são baseados numa energia gerada no momento atual. Nas previsões mundiais, parecem agir de forma muito evidente.

Plutão ainda transita no signo de Sagitário o ano todo, (signo que ele adentrou a partir de novembro de 1995), na Casa X do Mapa. Em marcha direta até abril, ele retrograda até novembro de 2005, sempre em Sagitário. Sabendo que Plutão permanece aproximadamente 18 anos num signo, percebemos por quê ele está ocasionando esta grande transformação nesta Casa que é tradicionalmente ligada ao governo e aos governantes e chefes em geral. Lembremos que o signo de Sagitário tem relação com ética e moral, com a justiça e com a religiosidade, e que a Casa X é a casa da chefia, do governo. Assim, nestes últimos anos, o poderoso planeta Plutão já esteve influenciando a grande ação de mudança e as reviravoltas históricas que aconteceram em nosso país e que modificaram profundamente todo o sistema executivo e os partidos do poder. Um dos efeitos transformadores deste planeta age também no sentido de fazer vir à tona a podridão e a corrupção que existe escondida por debaixo do pano. De fato, nós assistimos nestes últimos anos a uma tentativa de limpeza no ambiente político, executivo e legislativo do Brasil. Muito se fez, mas muito ainda há de aparecer. O signo de Sagitário se relaciona também às leis, ao judiciário, e a passagem de Plutão por esse signo indica que ainda temos que fazer as necessárias modificações neste campo particular para completar o efeito transformador de Plutão. Pode ser que tenhamos mais reformas sociais e talvez a tão esperada reforma do judiciário, mas não somente esta. Entre fevereiro e abril, Plutão começará a influenciar também a Casa XI, casa dos projetos futuros, dos sindicatos, ONGs, movimentos sociais e comunitários. Os sindicatos também pertencem a esta Casa zodiacal assim como os partidos políticos de esquerda que poderão sofrer transformações profundas. O período entre fevereiro e abril coincide com um período tenso em nível mundial, especialmente com ações contra o tráfico, a pirataria e com o mundo das drogas de maneira geral.

Netuno transita na Casa XII do Brasil (infelizmente), onde permanece ainda durante alguns anos. Netuno transita durante 12 anos num signo e ingressou em Aquário em novembro de 1998. A CASA XII é a Casa do Carma coletivo, do sofrimento, das prisões, hospitais, dos oprimidos, dos pobres, desvalidos e excluídos da sociedade. Assim, estes assuntos ainda estarão fazendo parte de nossa responsabilidade cármica coletiva e não serão resolvidos facilmente, a não ser através de uma mobilização da sociedade como um todo, que precisará demonstrar seu espírito de responsabilidade, com fraternidade e solidariedade coletivas, com cobrança e responsabilidade sociais. Netuno é o planeta do onírico, do sonho, da fé, da inspiração e da criatividade no seu lado positivo, mas o lado negativo deste planeta pode ser dos piores: ele evidencia todos os vícios da humanidade, os problemas sociais, o mundo do crime, das drogas, dos seqüestros, da violência, da pirataria, das transgressões e das máfias. Netuno aumenta o risco de epidemias e envenenamentos, contaminação das águas, contaminação dos mananciais, falta ou excesso de água, perigo de afogamentos e naufrágios. O país tem grande parte do signo de Peixes na Casa I (alguns astrólogos consideram até Peixes como sendo o Ascendente do Brasil). Isto indica que somos um país de grande fé, de religiosidade e espiritualidade elevadas. Mas não podemos "tapar o Sol com a peneira", atitude muitas vezes inerente à personalidade pisciana. Do ponto de vista planetário, Netuno se opõe a Vênus que se encontra na Casa VI do mapa, mas influencia também a Casa VII. Como já vimos nas direções lunares, este planeta estará sendo aspectado pela Lua no segundo semestre de 2005, indicando possíveis mudanças de atitude do Brasil com relação à sua política exterior e ao relacionamento com os outros países. Podem surgir confusões e problemas, talvez devido à persistente pirataria de produtos ou com relação à reserva de mercado. Isto influencia negativamente os problemas com nossa dívida externa, e causa muita confusão e caos no mercado financeiro e de capitais. Vênus está também relacionado com os produtos femininos, com a moda e os cosméticos, com o mundo artístico, os museus, cinema e teatro, festas e motivações sociais. O aspecto favorece as desilusões e desapontamento neste campo.
A passagem de Netuno na Casa XII e sua oposição com Vênus provoca um aumento dos movimentos de fé, as manifestações religiosas, mas favorece também os suicídios, as fugas das prisões, as mortes por contaminação e epidemias, e salienta ainda mais os grandes problemas sociais, especialmente aqueles ligados à saúde, à alimentação e à moradia, ganhando destaque as ações sociais, que serão marcos importantes de uma política de esquerda.
Netuno rege também o gás (os gases) e a atmosfera, que poderá estar mais contaminada, causando desconforto. A poluição voltará a ser um problema, especialmente na cidade de São Paulo, cidade aquariana, que 'nasceu' em 25 de janeiro.

Urano em transito no Ascendente do Brasil (Casa I) já nos mostrou a 'esquerdização' que o nosso país está mostrando nestes últimos anos. Urano (que fica aprox. 8 anos num signo e ingressou em Peixes em janeiro de 2004) é um planeta de ações súbitas, reviravoltas imprevisíveis, é considerado maléfico, rebelde, violento e destrutivo, e causa mudanças radicais, rebeliões, separações e muita destruição repentina. A Casa I zodiacal, tem analogia com o povo, a Nação como 'indivíduo' ou seja, a identidade nacional, a relação entre os Estados, as relações étnicas e sociais, a personalidade coletiva do Brasil. Do mesmo modo, Urano em trânsito na Casa I tem analogia com os conflitos internos do país e com as iniciativas populares, assim como as relações entre os Estados (e entre estes e o Governo), e desta forma indica que teremos relacionamentos tensos nos próximos anos, não estando excluídas as cisões e separações políticas entre estados. As atitudes do Brasil em relação aos outros países também serão tensas e muitas vezes radicais.
O trânsito deste planeta em Peixes põe em destaque os problemas sociais, a pobreza, os problemas dos excluídos sociais, e continua ocasionando muitas greves e até atos de insubordinação e rebelião, e até um pouco de anarquia. Por outro lado, como nosso Ascendente é Aquário, nós temos a vocação de 'olharmos para o futuro', tendo sempre um papel de vanguarda em campo científico e social. Porém, podemos pensar em fazer o futuro acontecer hoje e não deixar que isto seja somente um sonho utópico, que nunca acontece. Talvez ênfase maior será dada à falta de segurança dos aeroportos do país e aos problemas com as companhias de aviação. O aspecto em si não é negativo no sentido de que pode aumentar também a atividade e as iniciativas de maneira geral, incentivando de maneira especial os projetos e planos para o futuro.
A quadratura Urano/Júpiter permanece ativa até março e depois novamente a partir de novembro, destaca as preocupações com os capitais internacionais, com a inflação, com o crescimento industrial e o intercâmbio comercial com os outros países, assim como o turismo nacional.

Saturno transita atualmente no signo de Câncer e ingressa em Leão em meados de 2005, sempre na Casa VI do Mapa do Brasil. Saturno é tido em astrologia como "o Senhor do Carma", aquele que vem colocar as coisas em ordem, e pedir que as pessoas façam a lição de casa. Ele cobra nossa atitude responsável em relação ao signo em que transita (neste caso os assuntos de Câncer) e também da Casa zodiacal que ele atinge. Ele causa privações, pessimismo, diminuição de lucros, e na Casa VI salienta as nossa pequenas mazelas da vida diária, a pobreza, o salário mínimo (cada vez mais mínimo), a situação dos pobres, dos velhos, da assistência previdenciária. A Casa VI tem analogia com os sindicatos, os trabalhadores, com a limpeza, a saúde e a higiene públicas, com os servidores especialmente aqueles ligados aos hospitais e INSS. Câncer salienta os movimentos em prol de moradia, casa própria e reforma agrária que ganharão cada vez mais destaque. Câncer é o signo da emotividade, da família e da memória, nos liga às nossas raízes e provoca uma onda de saudosismo do passado. A onda de nacionalismo e de protecionismo estará sendo acentuada, especialmente se pensamos que o novo Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva possui a Lua em Câncer. Câncer é um signo pertencente ao elemento Água, indicando que este elemento estará sendo discutido, protegido por leis e medidas protecionistas. Os assuntos ligados ao clima, poupança de energia e recursos naturais do país também estarão ganhando uma importância no âmbito nacional e mundial.
Agosto e setembro: uma quadratura entre Saturno e Marte indicam disputas e conflitos relativos aos assuntos relacionados acima, especialmente com os países estrangeiros. São possíveis os movimentos de tropas nas fronteiras, os golpes militares e aumentam a violência e a criminalidade. Existe risco de atentados e desastres naturais assim como de acidentes de trem.
Em setembro, Saturno inicia uma quadratura com o Saturno natal, e isso provará um esfriamento e um pessimismo gerais. Saturno natal está na Casa III, casa do comércio, do varejo, das comunicações, dos correios, da educação e da imprensa e mídia de maneira geral. Em relação com as estradas, os transportes, os professores de escolas e faculdades, e pode provocar um resfriamento nos relacionamentos com os países vizinhos. Aqui novamente o signo onde se encontra nosso Saturno natal (signo de Touro relacionado com o dinheiro) também indica que teremos problemas com falta de dinheiro tanto no comércio interior que no exterior.

Júpiter é o mais rápido dos planetas lentos. Júpiter transita em Libra onde ficará até novembro de 2005, nas Casas VIII e IX do Mapa do Brasil. Mesmo considerando Júpiter um planeta benéfico, devemos também lembrar que ele "expande" tudo aquilo que toca, para o bem ou para o mal, dependendo do planeta atingido pelo aspecto. No ano passado (setembro/outubro e novembro foi sua oposição com Plutão provocou a maior greve do judiciário da cidade de São Paulo, com conseqüências gravíssimas. Mas agora ele não forma nenhum aspecto difícil, pelo menos até o final do ano quando iniciará uma oposição com Saturno e uma conjunção com Marte. Isto pode indicar um endurecimento dos nossos relacionamentos com os outros países especialmente no campo da exportação.
O signo de Libra é relacionado com os acordos internacionais, sejam eles comerciais ou relativos à Paz mundial, com a justiça, com os consulados, com ações que nos aproximam dos outros povos, com os lugares turísticos e os relacionamentos sociais. Põe em destaque a arte, a beleza, a moda e o feminino que estarão em alta nos primeiros meses do ano. Em maio/junho e julho, dois belos aspectos entre Júpiter e a Lua e entre Júpiter com ele próprio no Natal, indicam um período mais alegre, expansivo, com ênfase nos acontecimentos e relacionamentos sociais, moda e beleza, turismo e assuntos artísticos. A Casa VIII é relacionada com o judiciário, com a religião, com o FMI e a dívida externa, com o câmbio e tem relação também com corrupção, dinheiro enviado para o exterior, e assuntos relacionados com a morte, (mortandade, funerárias, cemitérios, etc.). A Casa IX, onde Júpiter ingressa em outubro, tem a ver com o câmbio, o comércio exterior, com a cultura e as universidades, com a religião e o clero, e também com as plataformas de petróleo, com nossa costa, ilhas e regiões limítrofes, assim como com o turismo e as embaixadas, as leis e o judiciário. Os aspectos mais tensos começam no final do ano, já em novembro e destacarão negativamente esses assuntos que se tornarão manchetes na mídia. 2006 promete ser um ano duro e difícil neste sentido especialmente no que diz respeito à justiça e às leis de nosso país.

Bem, como conclusão, podemos dizer que 2005 não será um ano particularmente difícil, mas um ano de transição, talvez com possibilidades de expansão e crescimento, mas também de aumento de responsabilidades e aumento das ações sociais em prol dos excluídos e dos pobres. As reivindicações serão mais intensas em meados do ano, talvez como conseqüência dos acontecimentos mundiais que sempre acabam influenciando também o Brasil.

Na medida do possível estaremos publicando previsões analisando as Lunações mensais.


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo

Leia Também

Previsões Astrológicas Mundiais para 2005



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa