Rejuvelac FRUTAL

Autor Conceição Trucom - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Rejuvelac é um caldo enzimático, também uma bebida probiótica, hidratante e mineralizante, resultante da fermentação de grãos de cereais integrais, previamente germinados ou acordados. Os cereais são os escolhidos por serem ricos em amido, que aqui, é o principal alimento desta fermentação.

Os grãos mais indicados são o trigo, centeio, cevada, aveia e o arroz. Estes, por seu elevado teor de amido, podem proporcionar até 3 ciclos sequênciais de fermentação.

Pode-se usar também cereais com menor teor de amido como o alpiste, o painço e o milhote. E,  pseudocereais como a quinoa e o amaranto. Entretanto, com estes grãos só é possível 1 ciclo de fermentação.

De qualquer forma, trata-se de um processo econômico e de fácil preparação caseira, que podemos e devemos ter sempre estocado em garrafas de vidro (com tampa de boa vedação) na geladeira, para nos ajudar no preparo diário de fermentados como iogurtes, queijos, legumes e condimentos.

Como bebida diária é ideal se tomada com suco fresco de limão, de uva ou água de coco. No preparo dos sucos é bem indicado porque irá enriquecer a bebida de digestabilidade, poder mineralizante e desintoxicante.

Em momentos difíceis como indigestão, enjôos, enxaqueca e transtornos metabólicos em geral, ele será nosso melhor companheiro se integrado com o suco fresco do nosso amado limão.

Não se sabe quando foi descoberto o Rejuvelac, provavelmente há mais de 2 mil anos,  no entanto há muito esquecido. Somente na década de 80 graças às pesquisas da Dra. Ann Wigmore (1909-1994) 1, o rejuvelac foi redescoberto.  

O Rejuvelac, com sua riqueza de enzimas, sais minerais e probióticos, tem efeitos muito favoráveis sobre todo o sistema digestivo, uma vez que fornece ao organismo todos estes compostos saudáveis para a flora intestinal, já reconhecida por muitos profissionais da saúde, entre eles o Dr. Helion Povoa 2, como a central de inteligência do nosso segundo cérebro.

Também conhecida como microbiota, a flora intestinal deve estar naturalmente presentes no trato intestinal. Ela é essencial para o bom funcionamento de todo o organismo e, precisam estar em grande número.

Microorganismos de uma microbiota normal

- 1013 células eucarióticas

- 1014 microrganismos 

- 700 espécies de bactérias, fungos e protozoários 

Fonte: Microbiologia Geral- Jean Berg - Biotecnologia - UFERSA


Mas, podem ser reduzidas devido a problemas de saúde da pessoa, má alimentação, toma de antibióticos artificiais, excesso de toxinas, etc. Contudo, mesmo as pessoas saudáveis com uma alimentação correta se beneficiam em consumir produtos probióticos para manter um bom funcionamento do organismo e evitar doenças. 

E onde que entra o FRUTAL desta história?

Bem, na receita original do Rejuvelac, a Dra. Ann Wigmore usa 2 colheres (sopa) de mel/litro. Separando o trigo do joio, percebo de partida vários poréns com relação ao mel:

1) O mel é um alimento de origem animal. Por questões ideológicas isso já é um porém negativo.

2) Mas por questões ecológicas, não recomendo, não incentivo o consumo de mel. As abelhas estão em extinção pelo: a) desnorteamento que lhes causa as antenas dos celulares (ela morrem perdidas), b) pelo extermínio via uso abusivo dos agrotóxicos e c) pelo uso abusivo do ser humano. Seja porque ama o mel, seja porque quer um substituto para o açúcar ou adoçantes. A questão não é substituir o açúcar, mas reduzir o consumo via alimentos do reino vegetal naturalmente doces ou que abrem o doce via boa mastigação...

3) Diabéticos não podem consumir Rejuvelac?

4) E quem simplesmente não gosta de mel?

Então, sem querer querendo, criei o Rejuvelac frutal quando pedi que minha secretária colocasse umas cascas de abacaxi dentro da jarra de água que tinha na geladeira. E, a Joice colocou as cascas na jarra errada, na do Rejuvelac...

Conclusão: quando fui pegar o Rejuvelac encontrei uma bebida DELICIOSA, tipo um Keep Kooler de abacaxi. Desde então, uso cascas, rodelas ou cubos de frutas bem doce (da estação e madura) para solarizar, adoçar, saborizar e colorir esta bebida que era quase perfeita. Assim, o Rejuvelac FRUTAL, torna-se a bebida enzimática e probiótica mais perfeita e natural que conheço. Vegana e ECOLÓGICA!

Esta imagem não é minha, nem é com o Rejuvelac, mas com apenas água; o que não deixa de ser uma boa ideia também. Viva a primavera e o verão!



Que tal o Rejuvelac que todos podem produzir em sua casa DIARIAMENTE?

Leia também: Rejuvelac

REJUVELAC - Um dos Elixires da Juventude?


Conheça o meu novo filhote, o livro De BEM com a Natureza - Cuidando do seu filho com a Alimentação Viva - Conceição Trucom - editora Alaúde. Para crianças de TODAS as idades.

Confira na AGENDA sobre nossos cursos, oficinas e palestras da Alimentação Crua e Viva. 

(1) A Dra. Ann Wigmore fundou em 1963 o Hippocrates Institute em Boston; e em 1990 o Ann Wigmore Institute em Porto Rico,  depois de 30 anos de pesquisas científicas e intensas experimentações. Escreveu vários livros sobre alimentação viva e ficou famosa quando popularizou o "Estilo de Vida da Alimentação Viva".

(2) O Dr. Helion Povoa é um especialista em gastro e ortomolecular. É autor dos livros O cérebro desconhecido e Nutrição Cerebral.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte link 

Leia também: O poder de cura do Limão,  A importância da LINHAÇA na saúde e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde,  Mente e Cérebro poderosas - editora Pensamento-Cultrix.



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 37



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Conceição Trucom   
Conceição Trucom - química, cientista, escritora e palestrante sobre Alimentação Natural, QV e bem-estar.
Reprodução autorizada desde que na íntegra, citadas autoria e fonte.
Site: www.docelimao.com.br
Facebook: Conceição Trucom
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.