Vítimas, sem caminho

Vítimas, sem caminho
Autor Kátia Regina Silva - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


O desenvolvimento humano é interessante: somos gerados, crescemos numa placenta, sentimos o que nossa mãe sente, sem vermos o mundo, recebemos tudo o que é necessário ,nossa obrigação consiste em crescer ,até nascermos, através de um parto .

A partir daí, a coisa começa a mudar de figura.......sem um cordão umbilical de onde recebíamos tudo o que precisávamos , como fazer?

Chorar!

Berrar!

Os pais e cuidadores mobilizam-se ao ouvir o choro de um bebê , se esforçando para deixá-lo confortável e feliz , suprindo suas necessidades.

Muitas vezes, consolando-os , com mensagens tipo :

“_Coitadinho dele(a)!”

“_Pobrezinho(a), já vamos resolver sua necessidade!”

E ainda ganham carinhos e atenção , nessas ocasiões.

Nossa mente, que é maravilhosa, percebe isso e então , toda a vez que o bebê tem uma necessidade, seja ela fome, frio, fraldas molhadas..........ele chora.........

Pois bem, vamos crescendo , fisicamente, mas nem sempre ,emocionalmente , com a mesma velocidade ou no mesmo ritmo.

Crescemos , estudamos, nos desenvolvemos em várias áreas, escolhemos uma profissão e enfim, nos tornamos adultos , viramos indivíduos, criamos famílias, temos profissões e vamos seguindo a vida , da melhor forma possível.

Essa fórmula de vida parece bem coerente , mas tem um ponto, crucial faltando : autoconhecimento.

Vamos , desde bebês, seguindo com o que a vida nos dá : os pais , o estudo que foi possível, a faculdade que pudemos pagar, as especializações que a sociedade diz serem necessárias.......enfim, uma série de fatores que nos foram ensinados e não tem nada de mau nisso, apenas faltou a matéria autoconhecimento, em nossas casas, escolas e afins.

Nossa cultura está mais voltada para o externo do que para o interno.

Olhamos para fora sem ideia do que tem dentro, como podemos ser felizes?

E quando não gostamos do que vemos fora, choramos, berramos, nos vitimizamos , cobramos dos pais, dos outros, da sociedade, de Deus, que venham, imediatamente, suprir nossas necessidades , como acontecia quando éramos bebês. Só que não o somos mais, temos responsabilidades , pressões de todos os lados , cobranças .

Esse tipo de atitude é o que chamamos de vitimização. Quando você se frustra e se torna infeliz por não ter encontrado, fora de você o que devia te fazer feliz.

Parece estranho, mas , se não tivermos cuidado, o bebê , chorão, cresce com a gente, podendo , mesmo, nos dominar.

A solução para essa situação é voltar-se para dentro de si, passar e se conhecer mais e melhor, aprender a dizer não e sim, quando tem vontade, passar a agir de acordo com o que você acredita, quer viver e te faz feliz.

Você só vai descobrir esse milagre dentro de você. Ninguém pode fazer por você , só você!

Para algumas pessoas esse processo é simples, mas para a grande maioria, é bem difícil e doloroso.

Assusta e desafia.

A verdade é que cada um tem seu caminho, sua missão, seu caminhar.

A descoberta , inicialmente, pode assustar, mas cada um com seu caminhar, no seu ritmo.,vai descobrir a grande libertação que é deixarmos esse bebê , chorão, crescer, assumir a responsabilidade por sua vida e ser feliz!

O caminho se faz ao caminhar.

A jornada as vezes pode ter trechos mais desafiadores, mas é maravilhosa!

Vamos caminhar?

Gratidão por ter você aqui.

Até a próxima!

Namastê!



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Kátia Regina Silva   
Sou publicitária, de formação, proprietária da Azimute Eventos e Cursos. Estudo autoconhecimento, terapias alternativas há 35 anos. Acredito que cada um de nós tem o dever e o direito de ser quem é: único e feliz! Criei a Oásis Interior, página do Facebook e futuro canal no Youtube.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.