Sabedoria é um entendimento que facilitará sua vida

 Sabedoria é um entendimento que facilitará sua vida
Autor Cristina Longhi - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Os sábios descobrem grandes verdades e as utilizam para conquistarem o que desejam porque conhecem a grande verdade sobre o entendimento das coisas. Saber, é entender o que os outros ainda não entendem. Uma das principais  características das  pessoas sábias é o não julgamento. Eles não julgam porque entendem que o outro ainda não aprendeu algo, ainda não vivenciou experiências suficientes para enfim não precisar mais julgar. Julgamos normalmente tudo que  ainda não entendemos, tudo  que é diferente de nós e do que concebemos como verdade. Pare para prestar atenção e você vai perceber esta grande verdade, vai entender que tudo o que você não gosta provavelmente conhece superficialmente. É mais simples negar do que ir buscar saber mais a respeito de algo. É comum as pessoas negarem e também se recusarem buscar outras verdades porque acreditaram que não podem fazer isso, que é pecado e que devem ser obedientes. E este é o grande motivo pelo qual as pessoas ficam no limite na maioria dos casos. Como já escrevi anteriormente, pessoas bem estruturadas emocionalmente são pessoas extremamente flexíveis, elas se abrem para novas ideias e buscam sempre saber mais a respeito de diversos assuntos, ao contrário das pessoas menos sucedidas emocionalmente que preferem ficar no mundinho conhecido delas. Eles preferem ficar no quentinho, confortáveis. Essas pessoas fazem sempre tudo da mesma forma, preferem aquilo que conhecem em vez de abrirem para o novo. Acreditam que ir além pode ser perigoso, ou seja, estão presas à ideia de que saber mais é proibido ou algo assim. Muitas dessas pessoas preferem continuar sofrendo mais estarem em um situação conhecida do que buscarem algo novo e desconhecido. O conhecido trás conforto e o desconhecido trás algo não previsível e portanto isso causa medo.

Arriscar é justamente apostar em algo que pode ou não dar certo, é lidar com aquilo que não conhecemos e não temos controle. Mais se pararmos para pensar vamos descobrir que mesmo no conforto de uma vida previsível e portanto segura pode acontecer algo imprevisível. Ou seja, ter uma vida na qual a pessoa comanda o que acontece não é garantia nenhuma de que algo ruim não aconteça. É como escolher fazer todos os dias o mesmo caminho para o trabalho achando que assim não acontecerá nada porque você conhece o caminho em vez de tentar um caminho diferente que pode ser muito melhor mais que a pessoa não tenta com medo das possibilidades perigosas que podem acontecer pelo caminho. Pessoas que agem assim evitam fazerem coisas prazerosas em função desse medo, evitam conhecer algo diferente e se abrir para uma possibilidade melhor.

Pagar o preço é necessário, e pessoas geralmente ficam com medo deste preço achando que não vão conseguir e preferem ficar com o velho e conhecido jeitinho de sempre fazer tudo igual e conseguindo os mesmos resultados. Elas não percebem que já estão pagando um preço de qualquer forma por isso, o preço que estas pessoas pagam se apresenta na forma de frustração com a própria vida, ansiedades, e todas as doenças causadas por todo o desagrado que estas pessoas tem com suas próprias vidas. Sim, porque o desagrado, a frustração corroí nossa alma e com o tempo nosso corpo demostra nosso desapontamento.  É preciso pagar o preço para ser feliz e este preço é muito mais simples de se pagar do que imaginamos. Pagar o preço exige disciplina, novos e construtivos hábitos que farão a diferença. Para que isso aconteça, para que você consiga construir novos caminhos é preciso dizer a si mesmo que você fará escolhas a partir de agora, que fará escolhas diferentes. Vai escolher ir embora mais cedo de certas festas para estudar algo que mudará sua vida, vai escolher comer um só brigadeiro, ou dois porque escolhe passar um minuto de vontade ao invés de ter gordura acumulada em sua barriga pelo resto da vida. As pessoas acham sempre que um dia elas vã mudar, que um dia tudo ficará mais fácil, que um dia oportunidades aparecerão. Isso é somente desculpa. Nada acontecerá de graça, tudo tem um preço, então ou você se dá conta disso hoje e começa hoje a sua grande mudança ou você vive desta desculpa que te conforta de alguma forma e se conforma com a ideia de que daqui uns 15 anos estará tudo igualzinho na sua vida, com a diferença de que você terá uns cabelos brancos à mais na sua vida.

Texto parte do livro " A melhor versão de você".


Cristina Longhi

https://www.cristinalonghi.com.br/



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cristina Longhi    
Sou Terapeuta, Programadora Neurolinguista, Escritora e Comunicadora da Rádio Mundial. Atuo como terapeuta nas questões relacionadas a baixa estima, medos, ansiedades, traumas e questões relacionadas a relacionamentos no geral. Atendo adultos, adolescentes, casais e crianças. Autora do livro Anjos e Mentores, Lei da Atração para Crianças e outros.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.