Uma janela para a vida

Uma janela para a vida
Autor Flávio Bastos - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


"Ter olhos de ver e ouvidos de ouvir, é uma frase repleta de significados, atribuída a Jesus Cristo. No entanto, a sua mensagem ainda passa despercebida ou desconhecida para a maioria da humanidade terrena.

O que quis dizer o profeta maior a respeito dos "olhos de ver", à medida que o órgão sensorial da visão é representado pelos olhos, que nos permite enxergar o mundo físico ao nosso redor?

A diferença entre o que disse Jesus e o que informa a ciência, é de uma sutileza profunda, ou seja, toca a alma em conexão com algo além daquilo que se apresenta ao nosso olhar, onde a realidade da dimensão material não é o limite mas um um meio de alcançar (ou desenvolver) um olhar que vai além, que supera limites condicionados pela cultura do mundo ocidental.

Carl Gustav Jung, pai da psicologia junguiana, registrou que nossos olhos (e ouvidos) são as principais janelas da alma, por onde penetra aquilo que nos forma: "Todos nós nascemos originais e morremos cópias". Isto é, muitos perdem a sua identidade no decorrer de sua jornada terrena.

Neste sentido, Jesus comparou os olhos como uma candeia que produz a luz para o caminhante, dizendo: "A candeia do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz" (Mateus 6.22). Desta forma, a maneira como é direcionado o olhar, determina a direção do coração e revela a luz ou desvia do chacra cardíaco para se perder nas sombras da alma.

O poético dito popular: "Os olhos são as janelas da alma" é de autoria desconhecida. Uns dizem que é de Leonardo da Vinci, outros de Shakespeare. "Só se vê bem com os olhos do coração" é outra frase que reflete a importância da forma como enxergamos a vida. Esta é de Antoine Exupéry, autor do clássico "O Pequeno Príncipe".

Como vimos, as frases atribuídas a Jesus Cristo ou a outros autores, indicam que existe algo além de nossas percepções sensoriais ligadas à realidade física. Esse "algo" é a percepção extrassensorial, uma sensibilidade inerente ao espírito, que passa principalmente por aquilo que captam os olhos da visão e da "audição".

Portanto, "ter os olhos de ouvidos e ouvidos de ouvir", passa primeiramente pela índole do indivíduo, orientado por valores humanos que o guiam pela jornada da vida. A integralidade de caráter expande a alma em sintonia com as suas "janelas", que são os olhos do coração. Ao expandir o olhar além do ego e na direção do semelhante, o indivíduo em paz com a sua consciência, penetra em dimensões que dizem respeito à natureza espiritual, a sua essência e verdadeira identidade.

Esta sensibilidade especial, que independe da capacidade de ver com os olhos, à medida que a limitação visual não impede a abertura da janela da alma, encontra-se em perfeita sintonia com a fase de transição que vivenciamos. O mundo de regeneração espiritual, que começa lentamente a substituir a dimensão de provas e expiações, exigirá do habitante da Terra uma gradual transformação baseada na reforma íntima, em que o exercício da solidariedade e o despertar de valores humanos como alicerce social, serão requisitos básicos na construção de uma nova sociedade mundial.

Nesta direção, a abertura de uma janela para a vida, através de um olhar que transcende os órgãos da visão e da audição, torna-se o caminho para desenvolvermos um sentido mais aguçado da existência em consonância com a conturbada fase de transição que experenciamos.

A abertura dos olhos para uma visão ampla, abrangente, prepara a essência (o espírito) para as mudanças programadas para a humanidade terrena, e que fogem da nossa vontade pelo fato de serem executadas por leis que regem a vida inteligente que habita o universo.

A partir do momento atual "abrir a janela para a vida" vai ao encontro das mensagens deixadas por Jesus Cristo, que podem ser resumidas naquela que mais expressa a sua obra: "Conheceis a verdade e a verdade vos libertará" dos condicionamentos e amarras do passado.

Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 268



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.