Especial STUM: Existe algo maior que o céu...

É sempre assim, a inspiração está difícil de dar as caras; no entanto, sei que estando em paz, confiante e aberto, inevitavelmente a Fonte se manifesta, de alguma forma suave e clara, intuindo-me a tempo o tema do boletim...

Acabo de receber um lindo PPS (os que choramos não são os ausentes, são os invisíveis) de um amigo, trazendo, junto de lindas imagens, um pouco da sabedoria eterna de um dos maiores seres humanos nascidos na França -no século XIX-, um orgulho nacional e uma figura de referência em sua época: o imortal Victor Hugo... poeta, dramaturgo, romancista, gênio... presente em todas as frentes possíveis, transformando o mundo à sua volta, sendo desespero dos poderosos, esperança dos desvalidos e inspiração para gerações inteiras de poetas.
Antes de começar a digitar, fui conferir na Web se tudo o que lá estava na apresentação era efetivamente verdade, se eram de fato palavras dele aquelas que tanto me emocionaram... e logo lavei minha alma. Em um dos links de referência encontrados, além de Hugo, Allan Kardec e o nosso Chico Xavier mostravam sua luz. Pronto, era o que bastava. mas para tirar qualquer mínima dúvida, ainda saltou aos meus olhos uma frase do Victor perdida no texto:
"Existe algo maior que o céu: o interior da Alma humana".
Este conceito bateu tão forte em meu peito que tive de respirar profunda e seguidamente, levando-me a agradecer mais uma vez ao Universo pela preciosa ajuda recebida e por me sugerir comentar a obra deste Ser Iluminado.

Creio seja fundamental conhecer mais sobre a vida e a obra de seres deste quilate, que conseguiram atuar com presença firme em todos os campos da vida, deixando marcas que perduram até os dias de hoje e conseguindo transformações reais nos povos que os cercavam. De fato, o poeta, dramaturgo, romancista (Autor do imortal "Os Miseráveis") e político nascido em 1802, chegou a consagrar, em uma vida intensa e produtiva, a partir de 1848, um terço de sua obra à sociedade, outro tanto à espiritualidade e, por último à filosofia e aos aspectos sociais. É inspirador e representa exemplo ímpar constatar que, centenas de anos atrás, foram seres humanos especiais como ele que começaram a revolucionar os valores vigentes na sociedade, questionando o poder, as religiões estabelecidas e buscando a verdade sem medo e com determinação inabalável. Sua postura moral o coloca em um patamar que ninguém conseguiu atingir na época, pois ele esteve mais de um século e meio à frente de seu tempo, atuando com ardor e sabedoria em seus escritos, discursos e atitudes sobre temas que ainda hoje continuam de extrema atualidade. Semeou de forma mágica, focando em primeiro lugar o ser humano e procurando sempre proporcionar-lhe bem-estar e evolução em suas condições de vida, seja materiais ou espirituais.

Algumas de suas frases seguem contundentes e atuais hoje, confira. - Sobre o poder legislativo:
"O que o parlamento (la Commune) representa é imenso, poderia fazer coisas grandes, mas somente faz as pequenas. E coisas pequenas que são coisas odiosas; é lamentável"...
- Sobre a questão social, lutando até o fim contra a segregação, as castas:
"A questão social permanece. Ela é terrível, mas ela é simples; é a questão dos que têm e dos que não tem nada!"...
- Sobre os tão sonhados Estados Unidos da Europa (em 1849!):
"Há de chegar um dia onde França, Rússia, Itália, Inglaterra, Alemanha e todas as nações do continente, sem perder as qualidades que as distinguem e sua gloriosa individualidade, se fundirão firmemente em uma unidade superior, constituindo a fraternidade européia (...). Chegará um dia em que as balas e as bombas serão substituídas pelos votos, pelo sufrágio universal dos povos, pela venerável arbitragem de um grande senado soberano (...).
Suas lutas incansáveis trouxeram discussão pública sobre outros temas atemporais e essenciais:
- A abolição da pena de morte;
- o banimento do trabalho infantil;
- A eliminação da miséria;
- A liberação da opressão contra a mulher;
- A abolição do ensinamento religioso nas escolas;
- A criação da escola laica e gratuita;
- A universalização do voto;
- A busca incessante da paz mundial;
- A atuação firme e implacável para acabar com a colonização e a escravatura.

No entanto, o que projeta Victor a uma oitava superior, alcançada somente por Mestres e santos, é sua dimensão espiritual, cujos aspectos não são conhecidos ao grande público, mas que nos mostram claramente onde ele foi buscar a criatividade, a coragem e perseverança para desempenhar de forma tão magnífica sua Jornada aqui na Terra.
Afastado das religiões convencionais, nunca tendo sido batizado, distante de dogmas e de rituais, buscando aquela fé pessoal que o fez encontrar "Deus como força infinita criadora do Universo" e perceber, ato contínuo, a imortalidade da Alma.
Um Deus compassivo que está em tudo.
De repente, a morte prematura da filha Leopoldina, provoca nele um novo estímulo na pesquisa sobre a espiritualidade, naquela França que tinha dado vida, com Kardec, ao movimento espírita, talvez em busca de contato mediúnico com a filha falecida...
Desta forma, durante dois anos, Hugo, para quem os poetas eram todos videntes, entusiasma-se pelas comunicações realizadas com o além, realizando ainda algo impensável, mas nem tanto... diálogos com Jesus, Dante, Shakespeare, mas também com entidades, tais como a Morte, o Drama e a Crítica...

Creio que desta forma, ele tenha ultrapassado até as fronteiras doutrinárias do Espiritismo da época, que, de todo modo, o viu como seu porta-voz ativo, sempre orientado pelo seu centro interior, que com certeza a experiência espiritual pessoal e direta reforça e expande. Seu singelo testamento rezava:
Dôo cinquenta mil francos aos pobres. (Esta quantia comprava 9 automóveis, em 1885, ano da morte e Victor, na França);
Quero ser levado ao cemitério na mesma carroça deles (os pobres);
Recuso o ritual de qualquer igreja, peço uma oração a todas as almas;
Acredito em Deus.

Sim, somos um só!
Agradeço aqui os queridos e pacientes Guias e mais a turma toda que permite que o site exista: Rodolfo, Sandra, Teresa, Marcos, Anderson, Ian, Lidiane... e Você!

Namastê (O Deus que É em mim saúda o Deus que É em Você).
Sergio STUM

Participe, clique aqui e deixe seu comentário



ARTIGOS
  • O que sou...
  • Medo de Amar
  • Céu ou Inferno?
  • Transforme sua realidade
  • Cada dia é uma pequena vida...
  • O recado espiritual das Almas Livres
  • .
  • Vamos estudar
  • Deus está no leme
  • O poder das transformações na luz
  • Muito além do quinto sentido
  • As forças da vida
  • Sábio coração estelar
  • ©STUM direitos reservados. Boletim Ano 12, Edição - id: .
    Este boletim foi enviado para 4364134 assinantes.