INSÔNIA e AROMATERAPIA - hábitos e aromas que ajudam a relaxar o corpo e a mente na hora de dormir.

Autor Monnica Paes Leme - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Cada vez mais, a insônia é motivada pelas ansiedades e tensões da vida moderna. Muitas vezes, é possível, encontrar razões físicas relativamente simples para insônia, como, um estilo de vida sedentário, hábitos alimentares inadequados, o consumo de bebidas estimulantes como chá ou café a altas horas da noite, uma cama desconfortável ou algum outro incômodo físico. Portanto, ao praticar mais exercícios, fazer refeições mais leves à noite, mudar o tipo de colchão e assim por diante, pode ser tudo o que é necessário para resolver o problema.

A insônia, seja ela, temporária ou contínua, é um quadro em que a AROMATERAPIA pode ser muito útil. São diversos os óleos essenciais que ajudam a induzir o sono de maneira segura e natural. Em geral, utilizamos os aromas em banhos, em massagens, no preparo de sprays para aspergir no ambiente, ou mesmo pingando algumas gotas de óleo essencial sobre o travesseiro. São métodos simples, agradáveis e muito eficazes.

Os óleos essenciais com propriedades relaxantes, calmantes e sedativas são muito úteis no combate à insônia. Vale observar, que cada um, tem profundo efeito sobre a mente e as emoções, acalmando, equilibrando e aliviando a ansiedade e o estresse.

Alguns óleos essenciais mais utilizados:

Lavanda – Um excelente relaxante. Tem ação calmante, sedativa e reconfortante do sistema nervoso.
Manjerona – Muito reconfortante. Suas propriedades sedativas o tornam um bom tranqüilizante.
Ylang Ylang – Muito eficaz sobre o estresse, depressão e insônia.
Laranja – É um sedativo suave, que alivia a tensão nervosa e o estresse.
Vetiver – Calmante bom para o estresse, depressão, insônia.
Camomila – Alivia a tensão e a ansiedade. Um ótimo tranquilizante para a mente e o corpo.

Dicas de utilização dos óleos essenciais para auxiliar no trato da insônia:

1. Para dar praticidade ao nosso dia a dia, o banho de chuveiro é um ótimo aliado para induzir a um sono tranqüilo e restaurador. A temperatura deve ser morna/quente para produzir um efeito de relaxamento ao corpo.

Separe um recipiente (vidro ou plástico), coloque água morna/quente e acrescente de 3 a 4 gotas de óleos essenciais, diluídos ou não em óleos vegetais. Mexa bem com a mão para espalhar o óleo e após o banho normal, despeje sobre o corpo.

2. A automassagem sugere a combinação de toques brandos sobre o corpo, com óleos essenciais relaxantes (diluídos em óleos vegetais puros, creme ou gel neutro), que agirá no sentido de reduzir o nível de estresse, a ansiedade e a tensão, permitindo que o sono se manifeste de forma muito natural. Mesmo não sendo um terapeuta em massagem, utilize movimentos suaves e rítmicos nos pés, mãos, nuca e ombros e sentirá os efeitos benéficos dos óleos essenciais na hora de dormir.

NOTAS:

- Alguns óleos podem irritar a pele, portanto, pessoas com peles sensíveis devem diluir os óleos antes de misturá-los à água. (óleos vegetais, mel, leite...).

Essas aplicações simples dos óleos essenciais são seguras, agradáveis e altamente eficazes no sentido de ajudar todo aquele que esteja enfrentando problemas para dormir por algumas noites; contudo, se a insônia for um problema persistente, é preciso investigar as causas subjacentes e tratá-las. Não substitua um acompanhamento médico por estas dicas,quando este for necessário.

Curso de Aromaterapia
Visite o site: www.aromafusion.com.br


Ipanema/ RJ Informações: (21) 2521.4749 / 3477.4670

Texto revisado por: Cris

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

Avaliação: 5 | Votos: 18

Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor: Monnica Paes Leme   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Atualizado em 04/11/2007



© Copyright 2020 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.