SEM MEDO DE MUDAR

Autor Debora Casalechi - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Fico pensando, o que exatamente faz com que as pessoas sejam tão resistentes às mudanças, em si e no próximo. Será que é medo de enfrentar o novo? Será que é porque, não sabendo como promover suas próprias mudanças, recriminam as de quem as promove? Será que é pura acomodação?

Imaginava há algum tempo atrás, que em meus núcleos principais de convívio, encontraria, nessas circunstâncias, uma cumplicidade quase romântica, onde todos se apoiariam mutuamente, independentemente da opinião de um ser diferente do outro. Mas,quando comecei a mudar de lugar o que antes estava bem acomodado, a realidade foi bem diferente...

O que estou percebendo, é que as coisas, na prática, não funcionam exatamente como imaginei a princípio. O que surge, com freqüência, são reações do tipo: "Você sabe que o ‘certo’ é..." ou "Pra que mudar isso agora?” Ou então "E se não der certo?" E por aí vai... Por outro lado, ninguém é capaz de perguntar: "Isso fará você mais feliz???"...

O que mais me impressiona em tudo isso é que certas coisas que fazem parte de meu mundo interior e que agora decidi que devem fazer parte também da minha vida cotidiana, sempre estiveram comigo e nunca foram segredo. Simplesmente, estavam um tanto quanto enfraquecidas... mas estavam lá todo o tempo! Será que ninguém percebeu? O que foi percebido então????????

Sei muito bem que fui a responsável por permitir que a situação chegasse a esse ponto, quando dei prioridade a valores externos, tornando-me assim ‘invisível’, para que tudo ficasse o mais próximo possível dos ‘padrões normais’ (?) esperados pela sociedade, para cada momento de minha vida...

Mas agora decidi que é hora de mudar toda essa situação, pois constatei que não adianta buscar soluções intermediárias tentando agradar a todos. Tentei todas as opções que pude imaginar e nada funcionou! Não existe meio termo quando o assunto é realização pessoal, espiritual, emocional, etc. Sempre existirão pontos de vista diferentes e quem não tem coragem de mudar, não irá nunca suportar assistir à mudança dos outros!!! Agora, estou consciente de que, nesses casos, o problema está neles e não em mim, como pensava antigamente!!!!!! E isso enche minha alma de paz e confiança!

Outro ponto importante, que me motivou a mudar o que acho necessário, é a certeza de que não consigo mais viver indefinidamente uma vida dupla e discordante! Por dentro ser de uma maneira e por fora (atendendo a pedidos), ser de outra. Nesses casos, existem apenas duas alternativas: a repressão indefinida, que trará infelicidade imediata e ao longo do tempo alguma doença, ou então, o confronto dolorido, mas necessário, nas mudanças de grande porte. Já estive por muito tempo no grupo que se encaixa na primeira alternativa, mas agora, optei pela segunda.

Por experiência própria, posso dizer e não sem tristeza, que na primeira opção, quando agredimos apenas a nós mesmos, tudo transcorre ‘normalmente’. É terrível perceber que a sociedade aceita melhor essa opção, por ser mais silenciosa e, também, por ser muito mais fácil fingir que tudo está bem.... mas é assim que acontece!!!!! Ou então nos enchemos de coragem e enfrentamos o(s) outro(s) com nossas convicções... Aí sim, a coisa pega! Somos taxados de rebeldes, ingratos ou egoístas, no mínimo...

Mas, apesar do alto preço que a mudança exige, cansei de manter uma atitude ‘politicamente correta’ e de viver a vida em função de alguns conceitos cristalizados, totalmente inadequados para minha realidade, de uma forma geral. De que adianta seguir vivendo infeliz, apenas porque alguém definiu algo como ‘certo’ e não fui capaz de questionar essa ‘verdade’? Que vantagem existe em viver uma vida que deu certo para outra pessoa? O que esperar da vida agindo assim? Não existem fórmulas pré-concebidas de felicidade! Por que tão poucos percebem isso?

Não quero isso para mim!! Ninguém deveria querer isso para si!!!! Nascemos nesse mundo para aprender e para evoluir e quem disse que isso seria fácil? Quem disse que o aprendizado seria igual para todos? Quem disse que nasceríamos nas condições adequadas à realização de tudo que nossa alma pede?? Quem disse que teríamos apoio incondicional???

Hoje sei que meu sonho é só meu! Ninguém mais saberá como realizá-lo e nem terá como! Aprendi também que ninguém muda ninguém... ninguém leva ninguém a lugar nenhum... nenhuma conquista virá fácil... Agora sinto que começo a assumir o controle de minha própria vida e que, daqui em diante, serei realmente responsável pelo que acontecer em mim e para mim! E que se for preciso mudar tudo para viver em conformidade com minha essência, que assim seja!

É bem verdade que mudar envolve muitos riscos; também sinto medo, mas optei por deixar fluir o que acho realmente importante e terei que aprender a conviver com o inesperado. Posso sim, de repente, tomar a decisão errada e quebrar a cara... mas e daí? Qual o problema? Foi mal? Começo de novo! Sei que estarei preparada para esse tipo de ‘imprevisto’... O que me deixa mais tranqüila é saber que quanto mais estiver em sintonia com meu mestre interior, menores serão as chances de que isso aconteça... e posso afirmar que estou me esforçando nesse sentido!

Ninguém tem o poder de saber o que é melhor para o outro, da mesma forma que ninguém pode assumir nossas responsabilidades, em nenhum aspecto. Temos que nos conscientizar de uma vez por todas que a busca pela felicidade será sempre solitária e única! E que por esse motivo, temos que nos posicionar de acordo com nossas verdades interiores, sabendo que qualquer atitude que viermos a tomar, desagradará alguns... encantará muitos... e que a vida seguirá...

Agindo assim, quando um dia olharmos para trás, sentiremos que nenhuma dor ou amor, foi em vão... e nosso coração será tomado pela certeza de que vivemos plenamente... e que fomos felizes por sermos quem somos e por acreditarmos no que trazemos por dentro!

Grande abraço e até breve!

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 589



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Debora Casalechi   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.