O FRACASSO PODE SER UM GRANDE BENEFÍCIO

Autor Raul Imhof - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Todos nós temos medo do fracasso. É uma condição inerente ao ser humano, a busca do sucesso e o conseqüente medo de fracassar.

Visto sob o aspecto geral veremos, no entanto, que todo fracasso pode ser uma bênção, desde que o aproveitemos para refletir e para partir em busca de uma nova maneira de agir. Assim, o fracasso, muitas vezes, acontece, porque desvia as pessoas de objetivos que uma vez levados adiante, significariam a destruição total. O fracasso, quase sempre, abre novas portas e oportunidades, fornecendo conhecimentos úteis sobre a vida, através dos constantes ensaios e erros. É através do fracasso, que o ser humano, tem a oportunidade de curar as suas imensas vaidades.

Analise o fracasso sob qualquer circunstância que escolher e descubra a grande verdade de que cada fracasso traz consigo a semente de um benefício. Tomemos como exemplo os seguidos fracassos de Abraham Lincoln como almoxarife, soldado e advogado. Eles fizeram com que os seus talentos se voltassem para outra direção que o preparou e o levou a ser o maior presidente que os Estados Unidos já conheceram.

O fracasso da saúde física, frequentemente desvia a atenção do indivíduo de seu corpo para o seu poder mental e lhe apresenta o verdadeiro "chefe" do corpo - a mente - abrindo~lhe amplos horizontes de oportunidades que jamais teriam sido conhecidos se não fosse pela falta de saúde.

O fracasso pode ser considerado como uma bênção ou uma maldição, dependendo da reação do indivíduo. Se for encarado como uma cutucada do destino indicando-nos outra direção e se obedecemos a este sinal, é certo que a experiência tornar-se-á uma benção. Se o fracasso for aceito como indicação de fraqueza e ficamos remoendo o acontecido até produzirmos um complexo de inferioridade, então ele é uma maldição. A natureza de nossa reação é que define a história que está sempre sob nosso controle. Ninguém está imunizado contra o fracasso e todos nós o encontramos muitas vezes durante a nossa vida, porém todos nós temos o poder e os meios de reagir ao fracasso da maneira que quizermos. O fracasso é uma maneira precisa para o indivíduo medir suas fraquezas e fornece uma oportunidade para corrigi-las. Ele afetas as pessoas de duas maneiras: ou serve apenas como um desafio para um maior esforço ou subjuga e desencoraja novas tentativas.

A maioria dos indivíduos perde a esperança e desiste aos primeiros sinais de fracasso, mesmo antes de ele chegar. Muitos desistem após um único fracasso. O líder em potencial jamais se deixa abater pelo fracasso, mas o usa para se esforçar ainda mais. Preste atenção aos seus fracassos e você saberá se tem um potencial de liderança. Sua reação lhe fornecerá uma pista segura.

Parece que a natureza derruba as pessoas com as adversidades para ver quais são aquelas capazes de se levantarem e lutarem mais uma vez. Aquelas que conseguem são escolhidas como predestinadas à liderança em trabalhos grandiosos para a humanidade.

A maioria dos chamados fracassos são apenas derrotas temporárias que podem ser transformadas em benefícios de valor inestimável caso se tenha uma atitude positiva em relação a elas. Do nascimento até a morte, a vida nos impõe constantes desafios para que dominemos o fracasso sem nos deixarmos abater, e recompensas generosas, assim como grande poder pessoal, estão à disposição daqueles que não se deixam abater. O mundo sempre perdoa nossos erros e derrotas temporárias se as encararmos como tal e se continuarmos tentando; mas não existe perdão para o pecado de desistir quando o trabalho é árduo.

A grande máxima da vida é "O vencedor nunca desiste e aquele que desiste nunca vence".
Em quase todas as atividades humanas a natureza parece ter favorecido "os tolos" que não sabiam que podiam fracassar, mas que continuaram e fizeram "o impossível" antes de descobrirem que aquilo não poderia ser feito. O homem que diz “isto não pode ser feito” é superado por aquele que está ocupado tentando fazê-lo. O destino, geralmente, escolhe formas dramáticas de recompensar as pessoas por sua perseverança e pela força de vontade de continuar tentando diante do fracasso.

De hoje em diante, procuremos recordar sempre que nenhuma experiência pode ser classificada como fracasso a não ser que seja aceita como tal! É preciso lembrar também que nossas únicas limitações são aquelas que impomos às nossas mentes ou permitimos que outros imponham.

Lembremo-nos sempre que somente a pessoa que vivencia uma dada experiência tem o direito de classificá-la como fracasso ou qualquer outra coisa; a opinião dos outros não vem ao caso. Existem inúmeras causas que podem levar ao fracasso mas também existe um número bem maior de soluções quando não nos deixamos ficar caídos nas cordas, ou esperando que os outros venham curar nossas feridas ou resolver nossos problemas. Temos dentro de nós um infinito poder de vencer todas as adversidades. É necessário, entretanto, que deixemos de lado o comodismo, a preguiça , a procastinação, o egoismo e a vaidade descontrolada, a falta de ambição em sair da mediocridade, a falta de lealdade, os vícios, a desonestidade... se quisermos que a vida nos ofereça, através do nosso esforço e dedicação, o sucesso que todos almejamos.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 177



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Raul Imhof   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.