INTELIGÊNCIA CONJUGAL lll A questão do ciúme

INTELIGÊNCIA CONJUGAL lll   A questão do ciúme
Autor CARLOS MARTINS (NÚCLEO UNIVERSO DE TERAPIAS) - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


INTELIGÊNCIA CONJUGAL lll - A questão do ciúme


Essa é uma das causas mais perigosas dentre as diversas patologias, a questão do ciúme tem levado relacionamentos a fins trágicos muitas vezes até mesmo a crimes passionais terríveis.

A psicogenética pode ser a grande responsável pela falsa dialética do poder de posse. Quando elegemos alguém como ser amado, aprendemos pelas nossas tradições a exercer um certo domínio sobre esse alguém, sem sequer darmos conta de que não temos nenhum poder sobre as principais ações, que são os sentimentos daquela pessoa. De nada adianta tentarmos controlar os atos físicos se os sentimentos estão totalmente inertes no íntimo de cada um.

A neurociência que estuda a flutuação do comportamento do ser humano, relaciona este fato as amígdalas corticais que são as responsáveis diretas pelas emoções e ações impulsivas (seqüestro as amígdalas).

Fatos ocorridos durante a formação da personalidade de um indivíduo, podem contribuir gerando medo e insegurança. Imagens armazenadas no hipocampo são recebidas pelas amígdalas como ameaça, gerando a sensação de perda, essa ação anula a razão e transforma a fantasia em realidade.

Uma pessoa portadora de ação compulsiva excessiva pode montar situações mentais ilusórias e, transformá-las em realidade dentro de sua patologia, a ação mental negativa tem resultado imediato na reação física, provocando alteração na pressão arterial e cardíaca, provocando sudorese e tremedeira, anulando o cérebro pensante e neutralizando o raciocínio lógico. Um simples olhar na direção do sexo oposto pode parecer um flerte e provocar ações impulsivas desastrosas em uma pessoa ciumenta.

O ciúme e o medo são grandes aliados e tem sintomas idênticos. Se estivermos caminhando a noite por uma rua escura e sentirmos medo, uma simples folha de papel levada pelo vento pode se transformar em um fantasma, fazendo com que a amígdala dê o sinal de perigo, inundando a mente racional de sentimentos emocionais negativos, sem permitir que a ação passe pelos lobos pré-frontais que são os responsáveis pelo planejamento e organização das ações mentais, transformando o discernimento da visão em uma realidade distorcida.

Uma pessoa excessivamente ciumenta necessita de tratamento, mas é importante frisar que o (a) parceiro (a), pode ter papel fundamental na reversão desse estado, demonstrando amor e carinho, com elogios e tendo um comportamento transparente em todas as situações.
Isso aos poucos vai trazendo segurança e permitindo a ação dos processos neocorticais, que em geral mantêm o equilíbrio da resposta emocional afastando os fantasmas e dando condições a mente consciente para agir em favor de decisões mais equilibradas.
  CURSOS - INTELIGÊNCIA CONJUGAL - Para um relacionamento feliz (Para casais)

CURSOS ESPECIAIS PARA HOTÉIS EM QUALQUER PARTE DO BRASIL

Núcleo Universo de Terapias e Bem Estar

INFORMAÇÕES  - (11) 2939-1519 - ou E-mail [email protected]




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 39



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: CARLOS MARTINS (NÚCLEO UNIVERSO DE TERAPIAS)   
Gratidão a todos os companheiros, principalmente aqueles seres iluminados que fazem parte do nosso universo, grandes profissionais e emissários do bem que vieram somar ao nosso propósito de trabalho, que é o de levar a consciência ao ser e trazê-lo de volta a luz - Ouça a Rádio Universo, a sua rádio terapia - www.radiouniversonet.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.