Não somos insignificantes

Autor Merit Rabanés - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Há um propósito em tudo o que nos acontece. Há um motivo que explica o atraso, a doença, a ausência, o beijo, o abraço, as intempéries da natureza, o dia ensolarado, o dia nublado, o céu estrelado.

Nós e todos os seres da natureza temos um grande significado nesse intrincado e complexo movimento de vidas, todas rumo a um único objetivo: a ascensão espiritual.

A pedra, a planta, a flor, o peixe, o polvo, a girafa, o rato, o morcego; a barata que muito amedronta, a borboleta, o cavalo, o gato, o cachorro. A criança que chora e aquela que fica em silêncio. A pessoa que não enxerga e a que não ouve. Aquela que nasceu sem os movimentos de alguma parte do corpo ou do corpo inteiro.

Não somos insignificantes. Ainda que em condições críticas, graves, de dor temos o nosso significado. Cada um de nós é um ser único. Cada um de nós tem uma importância específica.

Em tudo existe uma função. Em tudo existe uma razão. Se a pessoa é muito dinâmica e se outra está em depressão. Se é jogador de futebol famoso ou se joga "peladas" aos domigos. Se é advogado ou se é juiz. Se é terapeuta ou se é paciente. Se mora em uma mansão ou se mora em um barraco.

Quando cada um puder sentir seu real valor, tudo ficará mais claro, tudo terá sentido. Há uma explicação para aquela pessoa que vive num hospital desde que nasceu e para aquela que nunca precisou ir a um, nem para fazer visitas. Existe importância no homem que resolveu ser bombeiro desprezando seu salário e no gari que tira o lixo de nosso caminho. O enfermeiro que auxilia o médico, o pintor de casas e o artista plástico, o carpinteiro e o executivo. Os que têm uma atividade remunerada e os que têm atividade sem remuneração. Os alunos, as donas de casa, as crianças brincando, os idosos conversando: todos têm um significado.

Todos dependemos uns dos outros. No díficil exercício da amizade em que precisamos usar o melhor que temos como a compreensão e a empatia fica fácil entender a importância do outro.

Todos têm suas razões. Algumas justas, outras ignóbeis. Mas o que é algo menos digno senão o comportamento daquele que ainda aprenderá sobre a dignidade. E quando nos sentimentos sem importância, passamos automaticamente a desenvolver culpas por não conseguirmos ser tão isso ou tão aquilo como o outro (que pegamos como ponto de referência, como exemplo) é. Às vezes nos baseamos apenas em falsas aparências para, em relação ao outro, nos sentirmos insignificantes e sem importância.

Não somos insignificantes. Precisamos acreditar mais em nosso potencial e no sopro divino que nos bafeja sempre, reavivando o nosso espírito para executar o melhor que podemos. E quando não pudermos realizar o melhor, é porque o que idealizamos não teria importância.

Tudo o que nos acontece é importante. Todos os que nos rodeiam são importantes. Toda a natureza nos é importante. Estou importante enquanto escrevo e você está importante enquanto lê.

Não deixe que ninguém o reprima, o deprecie tirando a importância que tem no mundo. Seja forte, tente outra vez, exercite a determinação e a disciplina e não se magoe. Quanto mais deixar de se magoar, menos magoará o outro, reconhecendo a importância que ele também tem. E seja feliz com a sua importância.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 125



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Merit Rabanés   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.