A força da Meditação e da Oração

A força da Meditação e da Oração
Autor Ula Léa Schreiner (Sandesha) - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


 
Texto de JUAREZ GURDJIEFF

Afinal, qual a finalidade da oração e da meditação?

Por certo ainda existem algumas dúvidas sobre meditação e oração, pois as literaturas geralmente desenvolvem raciocínio específico de acordo com a tradição do autor e pode confundir a leitura de quem compreende a vida de outra forma.

Seja uma tradição religiosa ou não, fato é que a estrutura psíquica de um indivíduo é disposta para receber o reforço de um treinamento mental, que fortalece a força emocional para a vida.

A atitude de meditar é um exercício psíquico e notadamente espiritual que prepara para a contemplação, observação, a compreensão de si e conseqüentemente do mundo.

No estado psíquico de meditação, o praticante não força sua concentração em nada, não medita em direção específica nenhuma. Apenas se dedica a manter o mesmo nível de respiração e posição do corpo adequado para uma prática de observar o que está pensando, o que fisicamente está acontecendo com o corpo sem necessidade de entender ou de julgar cada instante.
 
O exercício exige esforço físico, pois é preciso ficar com a atenção na respiração e numa posição em que o corpo permaneça confortável. O corpo pode mudar de posição, mas lentamente para não atrapalhar a respiração que deve ser suave, profunda e constante.

É um exercício para ser realizado todo dia e geralmente causa dificuldade ao praticante, especialmente no início em que se tenta incorporar como uma prática diária.
 
Apenas respirando e observando, a mente se especializa na observação respeitosa de si mesma, auxiliando cada pessoa na identificação dos talentos e do potencial inerente, excluindo os excessos da mente e também sobre a forma como oportunizar a realização das questões práticas e objetivas na vida.

A oração religiosa é um estado de devoção para um ícone religioso e isso geralmente é realizado com profundo respeito.
 
Porém, não é necessário seguir uma religião para orar diariamente sobre os propósitos de vida em cada dia. Basta falar em voz que os próprios ouvidos possam ouvir frases afirmativas e no tempo presente, mesmo por questões ainda por acontecer.
 
É no exercício da oração que se desenvolvem muitas observações sobre a condução da própria vida, pois ao tentar desenvolver frases adequadas ocorre uma mobilização e a percepção de que nem sempre o indivíduo sabe o que quer e nem o que fazer para realizar seus desejos.

Como seres Divinos e merecedores da felicidade, pode-se psiquicamente fortalecer a dedicação no caminho objetivo da harmonia consigo e com os outros, pois respeitosamente cada um tem direito a realizar-se, sem precisar tirar ninguém do seu caminho.
 
Cada pessoa possui um percurso para seguir que é exclusivo e não pertence ao outro, pois o outro é apenas companheiro assim como duas estradas lado a lado.

Também é por isso que muitas escrituras sagradas enfatizam que cada pessoa pode transpor os impedimentos, pois geralmente o que ocorre é uma produção mental de desculpas inconscientes para não seguir adiante, como se outros o atrapalhassem. Logicamente que é importante verificar se o desejo está de acordo com o merecimento e a conseqüente dedicação.
 
A vida é um grande mistério que conduz para outro chamado de morte. Será uma transição? Uma nova forma de vida?
 
Não saber sobre o que virá depois ou se nada virá, parece ser lógico e ainda fortalece o momento presente ou o vir a Ser no futuro.


O que se sabe é sobre a vida aqui e agora e por isso o poder da vida está na atitude empreendida adequadamente em cada momento, mas como ter atitude sem saber por onde seguir e diante das tantas inquietações que norteiam a existência humana?
 
Orar é preciso, meditar é imprescindível como fonte de vida harmônica e orientadora de dias sempre melhores para cada Ser.
 



 
 

 
 

 
 

 
 

 
 



 
 
 



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ula Léa Schreiner (Sandesha)   
Terapeuta há 26 anos. Mestre Reiki com formação no Brasil, Índia e Espanha, Theta Healer pela THInK, Renascedora, Professora de Reiki, Meditação, Numerologia e Cabala. Com extensa formação holística é graduada e pós graduada em Odontologia, Especializações latu sensu em Terapia Floral e Psicologia Transpessoal e Docência e Prática de Meditação.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.