Processamento Emocional e Essências Vibracionais: Uma Relação Feliz!

Processamento Emocional e Essências Vibracionais: Uma Relação Feliz!
Autor Isabela Bisconcini - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Tenho ficado muito satisfeita com o resultado da associação de Essências Vibracionais - Florais, Minerais, Ambientais e até Marinhas - com o EMDR para o processamento de emoções intensas, traumas e dores que carregamos do passado.

A técnica do EMDR (Eye Movement Disensitization & Reprocessing) nasceu do reconhecimento de um movimento natural da fisiologia do corpo, o movimento ocular tal qual fazemos enquanto sonhamos (sono REM), e o emprega para a digestão de eventos que tiveram forte impacto emocional numa pessoa, pois os movimentos oculares promovem o diálogo entre os dois cérebros, restabelecendo a comunicação entre os hemisférios cerebrais intuitivo e racional, para podermos ganhar ou recobrar a perspectiva da situação.

Digamos que qualquer situação que sobrecarregue o Sistema Nervoso Central na sua capacidade de digestão e processamento da experiência fica retida e armazenada no sistema de uma pessoa por meio de uma imagem ou cena, que traz um pensamento - uma generalização (conclusão) equivocada que constitui uma crença negativa a respeito de si que a pessoa gerou a partir do evento doloroso - uma emoção, e ainda uma sensação no corpo.  Por meio do EMDR conseguimos reconhecer e acessar a situação dolorosa original e conseguimos limpar o impacto da emoção na pessoa.

Ao percebermos que a emoção que sentimos agora é do passado, mas a estamos revivendo numa situação da vida presente, ao colocarmos em andamento novamente o sistema (paralisado pela sobrecarga do impacto emocional do evento do passado) e ao processarmos a experiência com a estimulação bilateral do cérebro, liberamos visceral, orgânica e emocionalmente o que aconteceu. Assim, ao reconhecer e fazer esta digestão, podemos liberar esta carga enorme que vem sendo armazenada e que precisava ser digerida para poder ser eliminada.

Isso é o processamento emocional: a digestão do evento passado. A digestão do impacto emocional que o evento do passado teve sobre a pessoa.

Não há possibilidade de superarmos uma dor sem que a liberemos da mesma forma como foi criada: através do contato emocional... Então, falar de eventos que foram dolorosos não os cura, mas liberar no corpo, fazendo contato com todas as emoções envolvidas na situação original, promove o desbloqueio da situação.

E onde as Essências Vibracionais entram nisso?

Ao usar um spray e/ou tomar essências vibracionais durante o processamento emocional, estamos dando para o sistema da pessoa informações para que ele primeiro se recomponha e se restabeleça com mais rapidez, acessando sua plasticidade; em segundo, limpe a dor no campo energético, por meio da ativação energética que a medicina sutil promove. E estamos tratando o padrão ao indicar ao sistema o caminho para o reequilíbrio no que concerne àquele tema.

Em outras palavras, estamos catalisando o processo. Estamos não só pondo em andamento aquilo que ficou estagnado, que é o que o processamento emocional faz, e o EMDR faz através da estimulação bilateral do cérebro - o que em si já é maravilhoso! - mas estamos também promovendo o restabelecimento de todo o sistema por meio de trazer energia a ele para poder lidar com a questão. Estamos cuidando gentil e amorosamente ao trazer as energias elementais puras da natureza que, no seu arranjo original, contêm as informações vibracionais harmônicas (expressas nas formas, cores e no gestual das flores, minerais... etc, ) que nos propiciam acessar a polaridade positiva que até então não estava disponível, ajudando-nos a enxergar e lidar melhor com o tema.  

Como diz Ruth Toledo Altschuler, pioneira da Terapia Floral no Brasil, "o floral dá um gabarito à pessoa" (como aquele resultado de prova mesmo!), indicando o caminho a seguir, por fazer "inputs" da informação organizada, a informação que contém o arranjo harmônico original - sem distorção - no sistema da pessoa, indicando-lhe o caminho a seguir para restabelecer-se.

O resultado disso é que, além de acelerar o processo, a essência vibracional ajuda na organização e integração do sistema, dá um chão que faz com que a pessoa acesse seus recursos inatos mais rapidamente (a polaridade positiva da questão) e dá um rumo, uma direção à pessoa.

Gosto muito, pessoalmente, de, ao fazer o processamento, usar essências de aterramento: Terra (Holanda), Terra Extra (Holanda), Magenta Mantle (FES) para evitar que o cliente saia da sessão num estado de dissociação; essências que fecham, definem e recompõem o campo energético recuperando choques e traumas: Arnica (FES), Star of Bethlehem (Holanda e Healing Herbs), e essências que ativam o poder inato de cura, a integração das informações em rede e a regeneração, ou resiliência, do sistema: Fireweed Combo (Alaska), Self-Heal (FES) e Shasta Daisy (FES), entre tantas outras!

Depois disso, fazemos uma fórmula para o cliente continuar tomando onde, aí sim, trabalharemos a questão que apareceu, para desimpregnar o padrão profundamente em nível energético; do sistema como um todo. E nisso as essências são poderosas!

Este é um casamento muito feliz, onde uma técnica potencializa o benefício da outra. Nova consciência surge, novos insights e associações surgem tanto por causa do processamento, que dá movimento ao que antes estava paralisado (descongelando a informação que estava isolada e religando-a à rede neural), como por causa das Essências Vibracionais que introduzem a configuração harmônica original no tema do cliente, recuperando a polaridade positiva da questão e lembrando energeticamente este caminho e essa possibilidade ao sistema, a cada vez que se toma a essência.

Depois do processamento emocional no consultório, a pessoa continuará a digestão dos conteúdos e sonhará, e/ou se lembrará de mais situações onde se sentia do mesmo jeito, e/ou emoções aparecerão ao longo da semana, e isso indica que o processo está ocorrendo da melhor maneira e que os conteúdos estão saindo: o lixo e o material tóxico aparecem para serem mandados embora, as emoções estão sendo recicladas, assim como novos insights e perspectivas podem surgir. Lágrimas são muito bem vindas neste processo... tempo para si mesmo também, dando-se a atenção e o recolhimento necessários para que o processo aconteça, para que seja possível estar presente consigo, permitindo que a liberação emocional aconteça.

Depois disso é dar tempo ao tempo como num pós-operatório... é convalescer e ir ficando cada dia melhor, pois o sistema reencontra a sua configuração ou conformação original!

É verdade que muitas coisas mais estão acontecendo num processo terapêutico, no campo dos significados, na qualidade do vínculo estabelecido e na interação entre os campos energéticos do cliente e do terapeuta, e é verdade que o que eu descrevi é uma simplificação de tudo que ocorre numa sessão, mas fica aqui como uma "entrada"! A função é abrir o apetite e sensibilizar para sabermos que hoje, por sorte, podemos contar com o apoio de tantos métodos que nos ajudam a evoluir e continuar nosso caminho de sermos cada vez mais quem Somos em Essência.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 111



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Isabela Bisconcini   
Isabela Bisconcini é Psicóloga Clínica e Consteladora Sistêmica. Terapeuta EMDR. Terapeuta Floral, Reiki II, NgalSo Chagwang Reiki, AURA-SOMA. Deeksha Giver. Dedicou-se por 25 anos ao estudo da psicologia budista e prática do Budismo Tibetano. Participou do Centro de Dharma da Paz desde 1988, quando Lama Gangchen Rinpoche o fundou.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.