GINÁSTICA CEREBRAL: É FÁCIL APRENDER SEM STRESS!

GINÁSTICA CEREBRAL: É FÁCIL APRENDER SEM STRESS! Autor Marcia Dario - marciadaring@gmail.com

GINÁSTICA CEREBRAL

É FÁCIL APRENDER SEM STRESS!



Felizmente, vivemos a era da globalidade, do holismo (holos= todo) e entendemos e sentimos a necessidade de buscar ferramentas que nos possibilitem integrar o processo ensino-aprendizagem, não mais tão somente para que possamos apresentar resultados educacionais satisfatórios, mas e sobretudo para que possamos propiciar ao ser humano possibilidades de conhecimento, acesso às informações intra e extra-pessoais e assim permear dentro deste processo de interação e a escolha do ser: “eu posso ser quem desejo ser”.

Recém-saídos do paradigma educacional cartesiano mecanicista, determinista, reducionista, incorporamo-nos às novas teorias acerca do funcionamento cerebral que nos remetem a compreender o universo humano, através da mente, corpo e espírito.

Durante séculos, a ciência e a religião, de certo modo, ocuparam-se e preocuparam-se com a mente e o espírito. Ao corpo competia expressá-los e comportá-los, simplesmente.

A partir da década de 90, com a difusão dos estudos sobre o funcionamento cerebral, começou-se a repensar a utilização do corpo como ferramenta segura em processo de ensino e aprendizagem.

O CORPO FALA ANTES DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM!

Porque a consciência corporal é importante na aprendizagem e para otimizar nossa capacidade de escrita, leitura e memorização?

A construção do eu se processa a partir do esquema corporal e consequentemente da imagem que se tem de si mesmo. Ou seja, somos construídos a partir da experiência da motricidade, das sensações, inclusive a da dor.

Somos uma síntese das nossas expressões táteis, cinestésicas, visuais e auditivas.

Ainda mais, somos uma verdadeira síntese das nossas experiências passadas e atuais, por isso a memória não se “controla”.

Portanto, o desenvolvimento do corpo, do esquema corporal, está profundamente ligado ao cognitivo.

Assim, movimento ou a falta dele é o nosso primeiro professor. Antes de aprendermos a linguagem verbal, já nos expressamos por meio do toque e do contato visual, exploramos o mundo através de todos os sentidos. A estrutura física do ser humano depende do movimento para sua estabilidade e de respostas corporais, face ao ambiente físico e emocional.

A parte da Cinesiologia que cuida da área de aprendizagem de crianças e adultos e aprendizagem chama-se: Cinesiologia Educacional e foi desenvolvida nos anos 70, pelo Dr. Paul Dennison, no Valley Remedial Group Learning Center , da Califórnia, onde por 20 anos , ele auxiliou crianças e adultos a transformar suas dificuldades em um crescimento bem sucedido. Desabrochou daí a ginástica cerebral, sendo em 1990 considerada pela National Learning Educational, tecnologia de ponta para a educação.

A Educação em Movimento, ou Cinesiologia Educacional proporciona muitos benefícios, entre eles:

- Dinamiza o desempenho na aprendizagem
- Aumento de atenção e concentração
- Melhora da autoconfiança e auto-estima
- Desenvolve habilidades de pensamento crítico
- Melhora as habilidades de comunicação
- Promove a aprendizagem e motivação crescente, livre de estresse.
- Aumenta a consciência do respeito para a própria inteligência corpo e espaço pessoal.
- Inclui estratégias específicas para a melhora da leitura, escrita, fala, matemática.
Aumenta habilidades organizacionais.
- Melhora consideravelmente o potencial criativo.
- Reduz os problemas disciplinares
- Os exercícios podem ser realizados em menos que cinco minutos
- Não requer equipamentos ou espaço especiais.
- Adapta-se bem a qualquer currículo ou sistema de ensino.
- Resultados demonstráveis de imediato ou a médio prazo.
- Altamente específico para distúrbios de aprendizagem .


DICAS PARA TORNAR UM APRENDIZADO MAIS FÁCIL E DE FORMA EQUILIBRADA

1. Ter e buscar atitudes positivas!

2. Tocar levemente com as mãos a testa (área frontal). Deixar que aqueça e respire profundamente.

3. Estimule a área visual. Olhe lentamente para cima e para baixo, para o lado esquerdo e para o direito.

4. Massageie sempre as bordas das orelhas, levemente, com os dedos polegar e indicador.

5. Se você é destro, treine escrever com a mão direita, se é canhoto, treine escrever com a

esquerda Pode também fazer o mesmo ao se alimentar, trocando os talheres de mãos.

6. Movimento. Preste atenção aos seus gestos e movimentos corporais. Faça coisas que nunca fez como: massagear-se, trocar a esponja de banho por outra diferente, olhar para cada parte do seu corpo, repare em como movimenta seus pés, como eles se acomodam aos calçados, que parte do seu corpo fica mais tensa...Desenvolva autoconsciência corporal!


Como a Cinesiologia pode ajudar as pessoas com dificuldades em aprendizagem, memória ou concentração?

A Cinesiologia identificará a idade em que o bloqueio foi instalado, desativar e fazer a correção que for mapeada. Isto poderá incluir movimentos com olhos, ouvidos, mãos e movimentos de cabeça. Também o alívio de tensão emocional será aplicado e algumas “lições de casa” poderão ser necessárias. Mas, de maneira simples e prazerosa, esses exercícios promoverão bem estar e resultados rápidos!

Desejo um lindo final de semana, com paz e harmonia em nossas vidas!

Abraços carinhosos de
Márcia Dario


Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 18

Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor: Marcia Dario   
Márcia Dario graduou-se em Letras (português e inglês). Especializou-se em Recursos Humanos, Marketing, Cibernética Social, Psicobiofísica, Psicopedagogia e em Cinesiologia Aplicada pela escola "Three in One Concepts", sendo facilitadora desde 1994. Fez também Locução, Rádio e Dublagem. É Coach, pelo Instituto Holos.
E-mail: marciadaring@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.

Atualizado em 28/05/2010



© Copyright 2020 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.