Espiritualidade – conquistando serenidade espiritual.

Espiritualidade – conquistando serenidade espiritual.

Autor Marcos F C Porto - portomfc@gmail.com

Serenidade espiritual é viver a vida em perfeito equilíbrio de corpo, mente e espírito.

É o entendimento e aceitação de que somos seres espirituais – vivendo uma experiência humana, muito mais do que humanos vivendo sentimentos espirituais ocasionais. Serenidade espiritual é a realização em nossa consciência, de que todos nós somos conectados com uma única Fonte de Criação.

Fonte de Criação tem recebido diferentes nomes: Ser Maior, Deus, Inteligência Divina, Universo, Cosmos, Fonte de Energia, Consciência Pura.
Nós experimentamos serenidade espiritual quando nossos pensamentos, sentimentos e ações estão alinhados com amor, compaixão, alegria, conhecimento, liberdade, paixão, felicidade, otimismo e esperança.

Vamos então refletir sobre o tema?

Quando estamos nos referindo a serenidade espiritual colocando em alinhamento nossos pensamentos, sentimentos e ações com as qualidades acima mencionadas, é importante destacar que desenvolver forte e saudável fundamentos de crer é um ingrediente essencial para nossa felicidade autêntica.

Acreditar em nós mesmos e manter ponto de vista otimista irá nos apoiar em todos os aspectos de nossas vidas, nos dando conta que somos seres humanos espirituais significantes, não nos deixando envolver pelo medo.

Muitas vezes ouvimos frases, em conversas, transitando pela rua ou em algum transporte público como: “Eu não entendo mais esta vida. Pensava que entendia, mas não entendo”; “Eu acho minha vida espiritual improdutiva e sem significado”; “A distância entre eu e os mais jovens está cada vez maior e a gente não consegue mais se comunicar”; “Tudo está acontecendo tão rápido e cada vez mais novos termos e técnicas surgem, que não entendo mais nada”; “Não entendo mais nada neste mundo”.

Pensando bem todas estas frases são verdadeiras. Estamos vivendo um dos períodos mais desafiantes entre todas as épocas!

Os rápidos ritmos de mudanças, acrescido às incertezas do futuro deixam um grande sinal de interrogação em nossas mentes. Então por que e para que sermos confiantes com o futuro?
A imediata resposta a esta pergunta é: Porque eu acredito!

O simples ato de acreditar, muda nossos termos de referência, e altera os paradigmas, ou seja, transforma nossos padrões com os quais estávamos baseando nossas projeções de vida.

Em outras palavras colocamos nova moldura em nossa realidade, os olhos passam a enxergar outras perspectivas, os ouvidos embora ouvindo em coversas as mesmas frases, encontram discernimento em nossas mentes.
O que é este crer que pode literalmente transformar o medo em confiança?

Não é de todo tão complicado!

È estabelecer a diferença e aceitar que vida e mundo ao nosso redor, não são tenebrosos acasos, que podem mudar de hora para outra do bom para o ruim.

Quando decidimos crer que o mundo e seus habitantes são resultantes de uma projeção deliberada, progredindo em etapas, com suas metas orientadas, estaremos também crendo na realidade espiritual, e não simplesmente na muito mencionada lei Newtoniana de causa e efeito, que nos coloca sempre na expectativa culposa que o ruim irá acontecer, porque não temos sido bons. Faz sentido?

Serenidade espiritual cria novas realidades, seja na cura de doenças, na diminuição da dor e do sofrimento, ou no aumento do otimismo e da alegria de viver.

É a constante luz que nos guia na escuridão das dúvidas.

Serenidade espiritual é a nova energia, a nova aura, recriando e revigorando o Cosmos com nova dimensão. Mas assim como a semente necessita de terreno fértil para se desenvolver, assim é a criação que precisa de nós seres humanos espirituais para sermos os catalisadores para as mudanças saudáveis do planeta.

Cada um de nós necessita do outro para que a cocriação com o Divino – Deus aconteça!

Toda vez que respiramos nós assimilamos oxigênio.

As mais simples teorias de mecânica quântica nos explicam que o oxigênio é composto de ondas de partículas de energia.

Este tipo de energia nos auxilia a criar e manter nosso corpo por inteiro.

Podemos ficar horas sem comer ou beber, mas não podemos ficar sequer minutos sem respirar.

Assim tão simples quanto o ato de respirar nós compartilhamos partículas de energia entre cada um de nós, e desta forma podemos perceber o quanto estamos todos conectados. Correto?

Estudos científicos nos relatam que substituímos 98% de todos os átomos do nosso corpo físico em menos de um ano.
Nosso físico muda nesta rapidez e constância, mas nossa essência espiritual permanece a mesma.

Dr. Deepak Chopra, médico espiritualista americano nascido na Índia, um dos grandes líderes da medicina corpo – mente - espírito nos diz: “Preste atenção na parte que não muda em você. Ela é perfeita. Nesta fonte de vida, e somente aí, encontramos paz, harmonia e a imperturbável plenitude da alegria.”

Serenidade espiritual nos responde as perguntas que nos colocam na dúvida de ser: o significado de quem somos? – Somos seres humanos espirituais em evolução integrados no campo de potencialidade pura; de onde viemos? – Do nosso Criador de felicidade autêntica onde existem infinitas possibilidades; quais nossos propósitos de vida? – Amar a vida e os nossos semelhantes seres vivos estando disponíveis e demonstrando compaixão; para onde estamos indo? – Para níveis de consciência mais elevados através de nossos sentimentos, pensamentos e ações, nós expressamos nossos desejos de nos conectar com nosso Criador – Ser Maior – Deus.

Voltaremos ao assunto.

Ouça nosso Programa ‘Veredas da Espiritualidade’ - Programa na Rádio Universo: link toda sexta-feira às 22:00 h.



Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 19 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 16 anos.
E-mail: portomfc@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.

Publicado em 06/06/2010



© Copyright 2000-2019 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.