Orixá Desmistificado - Pombagira

Orixá Desmistificado - Pombagira
Autor Karen Thiemi - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


  Me considero uma pessoa leiga no que diz respeito a Mitologia Umbandista, mas com muito respeito e curiosidade fiz recentemente a leitura do excelente livro de Rubens Saraceni, ‘Orixá Pombagira - Fundamentação do Mistério na Umbanda, da Ed.Madras.

Qual foi minha surpresa ao verificar o quanto a lenda do Orixá Pombagira é cheia de preconceitos e enganos...E que na verdade, ela é uma entidade que visa cuidar da parte mais complexa de nosso ser - Nosso Inconsciente!

Primeiramente, a nomenclatura dessa entidade não foi totalmente revelada. A explicação mais popularmente divulgada, é que seu nome deriva da cultura Candomblé de Angola e Kongo, como sendo o nome versão feminina de um Orixá chamado ‘Pambú Njila, que significa ‘O Senhor Guardião do Caminho (Pambu - Fronteira/Encruzilhada e Njila - Rua/Caminho). Como a figura dela foi associada a mulheres que não tem um lar, que caminham nas estradas, então associou-se o nome de ‘Pambú Njila para ‘Pombagira.

Porém, o que podemos dizer de fato da Pombagira, é que ela é um Orixá Feminino de gênio forte, ou seja, uma mulher fora dos padrões machistas da nossa sociedade atual. Diria até, que ela representa parte da sociedade matriarcal, que acredita no poderio do sexo feminino.

Sua função é um tanto complexa: Ela lida diretamente com nossa ‘sombra, ou seja, com aquilo que não vemos inconscientemente, ou não desejamos ver. Dessa forma, ela expõe nossos maiores desejos, desafetos e defeitos, para então equilibrar nosso psíquico. Fora isso, ela também auxilia na conquista de uma melhor auto-estima, nos incentivando a nos valorizar em todos os aspectos.

Vocês devem estar se questionando a respeito da lenda das mulheres que são promíscuas por conta da Pombagira - Já respondo imediatamente que isso é lenda popular! Afinal, ocorre o contrário: A Pombagira nada mais faz, do que mexer com nossa sombra, certo?!  Então, se existem mulheres que são promíscuas, não é porque a Pombagira as influencia dessa forma, e sim, porque elas possuem algum estímulo para o serem inconscientemente, e passam a expor suas vontades. Outro aspecto importante a comentar, é que existem sim espíritos também denominados ‘Pombagiras que são vulgares ou irresponsáveis, porém,  são apenas espíritos - como qualquer outro - que necessitam de evolução, e só se aproximam de quem tem a mesma vibração que elas.

O próprio Espiritismo Kardecista explica, que se não cuidarmos de nossas vibrações, todo tipo de espírito não evoluído e más influências aparecem em nossas vidas - e nossa forma de se proteger, é simples: Devemos nos amar mais, nos cuidar, e tratar o próximo como gostaríamos de sermos tratados.

Então, toda a fama negativa desse Orixá, ocorre exatamente como qualquer outro preconceito que enfrentamos na sociedade . Assim como dizem que os ‘*G*s são promísculos por exemplo, dizem que as  ‘prostitutas são regidas por Pombagira, que ela é o ‘demônio da sexualidade‘, etc, etc!

O aspecto mais interessante da Pombagira explorado pelo autor, é o quesito ‘psicológico -  ao entrar em contato com Pombagira, ela o vê exatamente como você é, independente do que a sociedade pense. Ela vê seus defeitos, suas qualidades, seus medos, suas dificuldades emocionais. E se você pedir ajuda a ela, pode ter certeza de que ela o fará, mas de acordo com o que você é, nem sempre de acordo com o que você quer. O autor até mesmo a descreve como uma excelente ‘psicóloga, pois vai trabalhar exatamente o que você é, sem máscaras ou hipocrisias.

E não se engane ao pensar que ela somente cuida do aspecto sexual ou amoroso: Ela te auxilia em tudo o que você precisar, contanto que você siga suas orientações com afinco, além de ser verdadeiro consigo mesmo.

Portanto amigos e amigas, novamente comento a necessidade de termos uma mente e coração aberto, livre de pensamentos limitadores, pois Deus está em TUDO para nos ajudar e nos abençoar. Se estudarmos cada religião, cada seita, encontraremos mil faces divinas de ajuda ao ser humano. Lembrem-se que Jesus Cristo morreu crucificado exatamente por não ser compreendido, e tudo o que ele nos pede, é que relembremos disso...

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 37



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Karen Thiemi    
Atua como Terapeuta Holística em SP realizando Quick Massage, Reiki - Método Tradicional USUI, Radiestesia e Radiônica, Tarot Cigano e Hindu.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.