O Verdadeiro Sentido do Natal

Autor Isis Medeiros de Almeida - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Ontem estava assistindo a um programa na TV por assinatura, onde uma jornalista americana, Oprah Winfrey, estava sendo entrevistada. Gosto muito dessa jornalista porque ela procura levar para as pessoas muitos ensinamentos, mostrando sua real preocupação com o mundo. Ela realmente entende de sofrimento e procura sempre organizar movimentos em prol de ações sociais, levando ajuda aos que mais necessitam. Foi assim com as vítimas de furacões, com as mulheres que sofrem violência doméstica, os desabrigados nos EUA. Além de sempre procurar discutir com sua platéia temas polêmicos, que fazem com que as pessoas procurem pensar no que está errado dentro da sociedade e em suas vidas.

Mas ontem, ela realmente me surpreendeu... Contando um fato que lhe aconteceu quando tinha 12 anos, ela mostrou como as pessoas são ligadas. Como a vida de um indivíduo pode estar ligada a tantas outras. Sua infância não foi fácil; era muito pobre e num Natal, aos 12 anos, sua mãe chegou até ela e lhe disse: "Papai Noel não vai vir pois estou sem dinheiro(ela ainda nessa idade acreditava no velhinho)!" Ficou triste já pensando em como enfrentaria o dia seguinte, quando as demais crianças se reúnem para falar dos presentes e de como foi essa noite. Então, bateram à sua porta: eram freiras que traziam para sua família a ceia de Natal e uma boneca para ela. Ela nunca esqueceu esse gesto. E neste natal ela irá até a África do Sul levar, para milhares de crianças, uma grande festa de Natal. Além disso está com um projeto de montar uma escola para as mulheres, na África do Sul, onde pretende através da educação, transformar as vidas delas. Já está procurando diretores para essa instituição.

Para quem está pensando que isso deve ser cascata, não é! Como disse antes ela está sempre às voltas com questões sociais. Sempre fazendo movimentos em benefício das pessoas pobres, que sofreram violência, marginalizadas, etc. Além de incentivar o povo americano a ler, questionar sua vida; através de seu exemplo ela está mudando a consciência dessas pessoas; fazendo-os deixarem de ser materialistas, egoístas, para se tornarem mais humanos e interessados em seu próximo. Mesmo que esse próximo seja de uma outra realidade cultural. É incrível como ela está ligando as pessoas.

E para aqueles que ainda esperam ter muito dinheiro para ajudar o próximo, fica aqui o que ela disse ao repórter: "Não precisa ter muito dinheiro como ela, para ajudar alguém. Basta fazer o que tem condição."

Acredito que o real sentido do Natal é esse: procurar ajudar, estar em paz com os outros, manter o amor presente em nossos corações, em nossos lares e, se puder, fazer o bem a alguém que precise, da forma que puder. E se nem isso puder, que tal apenas não fazer o mal? Só isso já seria uma grande contribuição para o mundo.

Fica aqui, para todos nós, o exemplo dessa jornalista americana que passou por cima de todas as dificuldades, pobreza, violência sexual, preconceito racial e, hoje em dia, não acomodou-se apenas em viver em opulência, hoje ela está mais interessada em melhorar a vida das pessoas para que todos possam viver melhor. Afinal, ela bem que traduz a idéia do nosso clube SOMOS TODOS UM.

Para todos, um Feliz Natal!

Isis Medeiros de Almeida

PS: O programa Oprah Winfrey Show é todos os dias, das 13:30hs às 17:00hs (reprise do dia anterior) e às 20:00hs, no canal GNT.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 127



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
Conteúdo desenvolvido por: Isis Medeiros de Almeida   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.