O que é um insight e como ele surge?

O que é um insight e como ele surge?

Autor Andre Lima - andre@eftbr.com.br

De vez em quando alguém me pergunta o que seria exatamente um "insight", já que esta é uma palavra bem utilizada por muitos quando estão falando sobre autoconhecimento. Por isso vou explicar em detalhes.

Ter um insight significar descobrir ou perceber algo que antes você não percebia, sobre si mesmo, ou sobre o funcionamento da vida, do mundo, do universo... Por exemplo: Em determinado momento você percebe que está se deixando manipular por alguém, e descobre que está permitindo que isso aconteça porque se sente culpado por algo que fez; sendo assim, está tentando compensar algo que antes nem se dava conta. Quando você percebe a situação, é como um despertar interior. Antes havia uma cegueira, e agora as coisas ficaram claras.

Posso dar vários outros exemplos: quando você percebe que uma determinada coisa que irrita no seu marido/esposa é porque isso lembra algo que seu pai/mãe fazia; quando você percebe que um determinado ciclo se encerrou(um trabalho, um negócio, um relacionamento) e você precisar mudar para algo novo e sente isso com clareza no seu interior; de repente, você se dá conta que está sabotando seu progresso profissional (arranjando desculpas que o fazem perder oportunidades ou adiar ações, por exemplo) e sentiu que por trás disso há um sentimento de não merecimento, enquanto que antes, você pensava que a falta de progresso era devido ao azar, ao acaso; quando você percebe que não adianta ficar lutando e se esforçando pra que uma determinada coisa aconteça ou que alguém mude, e aí você entra em um estado de paz e aceitação e resolve abrir mão do falso controle que antes pensava ter; quando você percebe que está agindo igualzinho a um padrão emocional da sua mãe, repetindo a mesma história de sofrimento; quando surge uma decisão sobre o que fazer a respeito de algum assunto que antes o fazia se sentir perdido; quando você percebe que está com raiva de alguém porque, na verdade, tem medo de ser abandonado por essa pessoa etc..

Enfim, são muitas as formas que os insights podem aparecer, nas mais diversas áreas da nossa vida. O que existe em comum em todos os insights, é que surge uma clareza maior do que antes. Às vezes ficamos até surpresos por não termos percebido algo tão óbvio.

Insights podem vir à tona a qualquer momento: durante ou após um momento de sofrimento intenso; numa caminhada; quando resolvemos relaxar; em uma conversa com alguém; num momento de reflexão; durante a leitura de um livro ou texto; num estado de quietude e silêncio...

Trabalhos terapêuticos costumam favorecer e acelerar o surgimento de insights. Durante a aplicação da *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui), eles podem aparecer de forma espantosa, e em grande quantidade. Isso ocorre por determinadas razões que vou explicar a seguir.

As emoções negativas que guardamos, sejam elas conscientes ou inconscientes, provocam uma distorção na forma como vemos as coisas e interpretamos o mundo. É fácil constatar isso quando alguém, ao sentir uma raiva intensa, fala coisas que depois se arrepende de ter falado. É possível que, depois de mais calma, a pessoa perceba o quanto foi exagerada e injusta. Uma decepção ou sentimento de tristeza pode também trazer vários pensamentos negativos sobre a vida, que depois desaparecem quando a emoção é curada. Mas não são apenas as emoções intensas que provocam distorção na nossa percepção. Qualquer emoção negativa, mesmo as mais sutis, influenciam a nossa forma de interpretar o mundo. Funcionam como se fossem um filtro. Quando aplicamos a EFT, dissolvemos as emoções negativas que estamos sentindo naquele momento. E quando isso ocorre, a emoção que filtrava a realidade deixa de existir. Nos deparamos com os fatos, com a realidade em si, sem a influência emocional. Nesse momento, enxergaremos coisas que antes eram impossíveis de se ver.

Essas percepções, ou insights, acontecem o tempo todo, deforma até corriqueira durante o trabalho com a EFT. As emoções negativas que estamos reprimindo ou escondendo por trás de outras mais superficiais vem à tona durante o processo e percebemos o que de fato estava nos incomodando. Por exemplo: ao aplicar EFT para a raiva que se sente de alguém, pode vir à tona a verdadeira razão da raiva: medo de ser abandonado por essa pessoa. Antes, todo o medo ficava escondido por trás de uma máscara de raiva, que dá uma sensação de força e poder, quando, na verdade, escondia uma fragilidade e medo.

É comum também surgirem lembranças de fatos do passado que estavam aparentemente esquecidos, ou que a pessoa pensava já não ter mais qualquer sentimento guardado. De repente, percebemos que aquelas lembranças ainda trazem emoções que estão nos atrapalhando em determinada situação atual. Tudo isso faz parte do processo de ter insights.

Durante a minha jornada, tive diversos insights, alguns deles mais profundos, outros mais corriqueiros. Quando ainda tinha uma firma de engenharia e comecei a ingressar no caminho do autoconhecimento, chegou um determinado momento em que surgiu uma certeza de que eu iria trabalhar na área de terapia holística. Depois, surgiu a certeza de que seria com EFT. E assim as coisas foram acontecendo. Quando já estava trabalhando com EFT, surgiam insights de como explicar melhor determinadas coisas emocionais; e às vezes apercepção de que eu teria que criar um determinado curso.

O insight também pode se confundir com a intuição. Nos processos intuitivos, surge um saber interior sobre o que devemos fazer, mas não sabemos explicar exatamente o porquê. Fica difícil colocar em palavras e explicar racionalmente. Mas aquilo faz sentido pra nós. Existe uma lógica e uma explicação mais profunda, porém, às vezes não conseguimos deixar que venha à tona plenamente. Apenas sabemos que devemos fazer algo de determinada forma.

Bem, o assunto "intuição" ficará para um outro artigo.

André Lima

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse este link
 



Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor: Andre Lima   
André Lima é engenheiro e trabalha exclusivamente com autoconhecimento desde 2006. Vem divulgando e esinando em palestras e cursos presenciais e online sobre a EFT - Emotional Freedom Techniques, uma técnica revolucionária, simples e eficaz, para limpeza e cura de todos os tipos de emoções, pensamentos e crenças limitantes.
E-mail: andre@eftbr.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.

Publicado em 20/11/2012




Acessar seu Clube STUM
Faça
seu login


© Copyright 2000-2019 SOMOS TODOS UM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso STUM.