O Significado das Mudanças em Nossa Vida

O Significado das Mudanças em Nossa Vida
Autor Guilhermina Batista Cruz - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


"...Na mente está a chave para que seja operada a grande mudança. Quando se tem domínio sobre ela, os pensamentos podem ser canalizados em sentido edificante, dando lugar a palavras corretas e a atos dignos". (Joanna de Ângelis)

As mudanças fazem parte da vida e todos nós as enfrentaremos em algum momento, já que elas são consequência natural do desenvolvimento social, moral e espiritual por que passa o ser humano em sua trajetória rumo à evolução. Uma das maiores causas de nossas angústias e fragilidades é justamente o medo que sentimos quando precisamos enfrentar mudanças essenciais na vida, principalmente, as que mexem com nosso íntimo, com nossas convicções interiores, desalojando-nos das situações cômodas na qual nos inserimos e das quais não queremos nos desapegar. O medo de enfrentar situações adversas faz com que muita gente relute em buscar novos aprendizados. É o medo de nos separarmos de nossa essência, de nossa fonte primordial na qual buscamos o apoio para enfrentar as angústias e incertezas da vida. A inquietação com o desconhecido, faz com que deixemos para depois muitas mudanças importantes que precisamos fazer em nossas vidas. É a inquietude de não sabermos bem até que ponto elas poderão nos prejudicar ou nos serem benéficas.

As mudanças que enfrentamos ao longo da vida em seus variados segmentos: família, trabalho, amizades e diversas outros, tanto podem nos trazer angústias, ansiedades, frustrações, desalento, dúvidas, medo, desconforto, como otimismo, coragem, compreensão, tolerância e outros mais. A vida está sempre mudando e levando-nos, cada vez mais, ao aperfeiçoamento de nosso ser. Através das reencarnações vamos adquirindo mais conhecimento e tendo uma melhor compreensão da necessidade do aperfeiçoamento moral e espiritual para nossa evolução. Assim como mudamos de casa na vida física, precisamos também modificar a nossa casa mental para incorporarmos novos pensamentos e atitudes mais sadias e conscientes. É de suma importância essa mudança de paradigmas para nosso crescimento, onde precisamos reavaliar conceitos, tendo em vista a luta que devemos travar contra nossas imperfeições para evoluirmos, de acordo com a lei de amor, lei essa que une todos os seres.

A mudança de paradigmas é difícil de ser realizada, e nos leva a reavaliar as convicções que trazemos enraizadas dentro de nós, e que relutamos em deixar para trás. É preciso termos cautela e discernimento para não nos perdermos de nós mesmos e para que nossos princípios essenciais não sejam arrastados no roldão de pensamentos e condutas inovadoras, mas opostas radicalmente às atitudes fundamentais de respeito e amor ao próximo. O que devemos valorizar realmente são as mudanças que nos levam a crescer e que nos fazem mudar a mentalidade e os hábitos nocivos para nos despojarmos de tudo que nos impede de alcançarmos um novo patamar evolutivo, pelo desenvolvimento de nossa compreensão e aprimoramento dos sentimentos. As mudanças que se processam de uma forma turbulenta, são resultantes dos sentimentos e pensamentos que não se coadunam ainda com a fraternidade e o amor, revestidos que estão pelos apelos do egocentrismo extremo. Falta-nos a consciência de nosso lado espiritual, essência eterna que, através das reencarnações, evolui sempre em direção ao criador. Qualquer mudança significativa de consciência exige muito esforço e só, pouco a pouco, pela conscientização de que chegou a hora propícia às transformações, ela se concretizará materialmente, tendo como principal intuito derrubar as barreiras dos preconceitos e das crenças arraigadas, para que uma nova mentalidade e ideais renovadores possam ser implantados, visando a evolução do ser humano.

Reportando-nos aos ensinamentos dos Espíritos, ao responderem à indagação de Allan Kardec no Livro dos Espíritos, questão 783, se o aperfeiçoamento da humanidade segue sempre uma marcha progressiva e lenta, eles assim esclarecem: “Há o progresso regular e lento, que resulta das forças das coisas. Quando porém, um povo não progride tão depressa quanto deveria, Deus o sujeita, de tempos a tempos, a um abalo físico ou moral que o transforma”. O homem não pode conservar-se indefinidamente na ignorância, porque tem que atingir a finalidade que a Providência lhe assinou (...). As revoluções morais, como as revoluções sociais se infiltram nas ideias pouco a pouco; germinam durante séculos; depois, irrompem subitamente e produzem o desmoronamento do carunchoso edifício do passado, que deixou de estar em harmonia com as necessidades novas e com as novas aspirações”. “Nessas comoções, o homem quase nunca percebe senão a desordem e a confusão momentâneas que o ferem nos seus interesses materiais. Aquele porém, que coloca o pensamento acima de sua personalidade, admira os desígnios da Providência, que do mal faz sair o bem”. Respondendo ainda a seguinte questão feita por Kardec: “Bastante grande é a perversidade do homem, não parece que, pelo menos do ponto de vista moral, ele, em vez de avançar, caminha aos recuos”? Resposta: “Enganas-te. Observa bem o conjunto e verás que o homem se adianta, pois melhor compreende o que é o mal, e vai, dia a dia, reprimindo os abusos. Faz-se mister que o mal chegue ao excesso, paras tornar compreensível a necessidade do bem e das reformas”.

Segundo o que nos fala o Espírito Miramez, no Livro Filosofia Espírita, Capítulo XVI: “Não é preciso muita meditação para que se descubra o progresso manifestando-se em tudo e em todos; basta dizer que hoje, mesmo com todas as paixões dominando os sentimentos humanos, quase todas as criaturas da Terra já conhecem o Evangelho de Jesus ou, pelo menos, já ouviram falar d´Ele como o Senhor do mundo e Pastor do rebanho terreno. Informemo-nos, se possível, sobre as leis dos países, que notaremos nelas certa fraternidade, e mesmo caridade, ao contrário das leis do passado. Hoje existem leis para segurança até dos animais e vegetais. O que falta é mais um pouco de ajustamento dos sentimentos humanos, o que não vai demorar. O mal que estamos presenciando no mundo vai ainda crescer mais, porque é desse crescimento, gerando mais sofrimento, que a humanidade deverá acordar para o amor. Somente a lei de amor estabiliza a vida natural e moral das criaturas. Não existe felicidade sem amor”.

A melhor forma de nos modificarmos para melhor é pela reforma de nossos próprios atos, e não pela espera de que as circunstâncias ao nosso redor se modifiquem para nos atender. Precisamos é combater o egoísmo e o orgulho, duas chagas que os espíritos salientam em seus ensinamentos serem os maiores obstáculos ao progresso do homem. Tenhamos a certeza que qualquer mudança significativa vai exigir-nos muito esforço, tenacidade, paciência, compreensão e principalmente coragem para iniciá-la. É necessário que nossa casa mental esteja preparada com a doçura do amor, humildade, caridade, fraternidade e fé. Segundo Joana de Angelis: "A melhor maneira de compartilhar conscientemente da grande transição é através da consciência de responsabilidade pessoal, realizando as mudanças íntimas que se tornem próprias para a harmonia do conjunto.

Paz e Luz



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 114



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.