O Melhor Presente

O Melhor Presente
Autor Guilhermina Batista Cruz - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


"Glória a Deus nas Alturas, paz na Terra e boa-vontade para com os homens.” — (Lucas 2, v. 14.)


A sensação que temos nos dias atuais é que o tempo está andando muito rápido, parece que voa. Planejamos fazer mil coisas, e não conseguimos fazer nem a terça parte delas. O ano já começou e já está chegando a seu final. Tempos de festa e de alegrias, pois já estamos em dezembro, mês do Natal . As vibrações dessa época festiva nos tocam no mais profundo dos sentimentos, o amor, em forma de solidariedade, de caridade, de fraternidade. Envolvidos ficamos com esses eflúvios de paz e amor que emanam do mundo maior, fazendo com que tudo fique mais bonito, mais luminoso, mais colorido e alegre que nos tempos comuns.

Mesmo com o apelo do comércio sendo bem maior nessa época do ano, desviando a atenção do verdadeiro sentido do Natal, conseguimos ver nas pessoas, um pouco mais de fraternidade e interesse pelos problemas do próximo. É um tempo propício à reflexão e ao recolhimento interior, embora saibamos que as festividades natalinas em vários lares, constituem-se somente em simples festividades de confraternização, em que o aniversariante, muitas vezes, nem está presente. A figura de Papai Noel é geralmente a que atrai mais a atenção, principalmente pelo apelo comercial que ela representa. As crianças sabem que nessa data, Papai Noel , representado na figura de um bom velhinho, poderá lhes trazer , por suas bondosas mãos, aquele presente tão esperado de natal.

Mas a vibração mais amena e fraterna que a humanidade apresenta na época natalina, afora todo o simbolismo da data, faz com que Jesus, segundo nos informa Chico Xavier, aproxime-se mais de nosso Planeta para distribuir suas bençãos de amor e luz. Ele é, então, o nosso maior presente de Natal. Presente este que veio embalado em forma de amor em ação, repleto de sabedoria e de humildade. Perfumado com o mais puro dos odores, ele surgiu para nos ajudar a trilhar o caminho da perfeição com nossos próprios pés , ajudados por seus ensinamentos libertadores. Em sua trajetória terrena imprimiu suas pegadas, marcando a humanidade com seus exemplos e suas palavras. Ensinou a todos nós o verdadeiro sentido do amor universal e da caridade, que exerceu em toda a sua plenitude, curando enfermos, e matando a fome física e espiritual daqueles que o procuravam. Mostrou-nos que só através do trabalho constante, da fé removendo as pedras do caminho e da caridade total, chegaremos ao Reino de Deus, reino esse que se encontra dentro de cada um de nós e que nos trará a ventura suprema quando o descobrirmos plenamente.

Para todos nós que queremos reverenciar Jesus nesta data , o melhor presente que podemos lhe ofertar é o nosso propósito de edificar o bem, é a busca incessante de renovação interior, procurando principalmente, sepultar os sentimentos negativos e mesquinhos que ainda trazemos dentro de nós, como os do egoísmo, do orgulho e das vaidades. Devemos procurar fazer com que ele renasça espiritualmente em nossos corações para que nos transformemos no homem novo de um futuro melhor. Jesus é para todos nós o Caminho, a Verdade e a Vida. O Caminho , representado pela Manjedoura onde nasceu, significando a humildade que precisamos ter. A Verdade e a Vida, representadas através de seus atos e seu calvário, em seus exemplos de amor, caridade, fé e resignação, significando o essencial da existência de todo ser, mostrando-nos que o sofrimento é passageiro e que o significado da vida diz-nos muito mais que somente o usufruto da matéria e das paixões. E que a verdade é o caminho e a libertação que nos levará a um futuro mais pleno e feliz.

Nossa reverência a Jesus deve ser feita no íntimo de nosso ser, através da vivência de seu evangelho de luz, procurando praticar seus ensinamentos em nossos atos diários. A data do nascimento do Cristo é somente uma data simbólica, mas que representa uma reverência a um ser de luz que nos deixou tantas lições para nosso aprendizado e vivência espiritual. O que mais importa na data em que celebramos o nascimento de Jesus é a vibração de Paz e Amor reinante, é o sentido da confraternização em família, é a doação de amor, compreensão e respeito ao nosso próximo. É lhe presentearmos com o que de mais puro e sincero houver em nossos corações. O que ele espera de nós é que trabalhemos cada vez mais, para implantar um mundo mais digno, com mais respeito e fraternidade, procurando exercer sempre a caridade, não só a que mitiga a fome e a miséria, mas também aquela que acalma o coração através de palavras e gestos de amor e compreensão.

Temos que aprender a exercitar em nós, a doce e sublime missão de ajudar. É Ajudar sempre. Ajudar não só na época natalina, mas procurar estar mais presente durante o ano todo, fazendo o que pudermos para diminuir um pouco que seja , as dificuldades materiais e espirituais de irmãos nossos tão necessitados de ajuda. É fazer o bem pelo prazer de ser útil, sem esperar recompensas. É tudo uma troca de energias edificantes, beneficiando a nós e ao próximo com igual intensidade. Pensemos nisso, e aprendamos a cada ano, a exercitar o maior presente que podemos lhe ofertar no Natal, que é praticar o seu maior ensinamento: o Amar ao próximo como a nós mesmos. E, deixando um preito de gratidão e amor ao nosso Mestre maior, podemos fazer nossas, as palavras de Emmanuel, por Chico Xavier, na oração contida no Livro Antologia Mediúnica de Natal:

"Senhor,
Diante da Manjedoura em que nos descerras o coração, ensina-nos a abrir os braços para receber-Te. Não nos relegues ao labirinto de nossas ilusões, nem nos abandones ao luxo de nossos problemas. Vimos ao Teu encontro, cansados de nossa própria fatuidade. Sol da Vida, não nos confies às trevas da morte. Fortalece-nos o bom ânimo. Reaviva-nos a fé. Induze-nos à confiança e à boa vontade. ...auxilia-nos a estender com os irmãos mais necessitados que nós mesmos o tesouro de luz que nos trazes!... Defende-nos contra os vermes da vaidade. Ampara-nos contra as serpentes do orgulho. Conduze-nos ao caminho do trabalho e da humildade. E, reconhecidos à frente do Teu Berço de Luminosa Esperança, nós te rogamos, sobretudo, os dons da simplicidade e da paz, para que sejamos contigo fiéis a Deus, hoje e sempre.
Assim seja."

Um feliz Natal e muitas bênçãos de Luz para todos!

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.