O trabalho

O trabalho
Autor Bernardino Nilton Nascimento - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Semana passada, como faço sempre, fui a uma grande livraria, mas desta vez não fui procurar um livro dos meus autores preferidos, tampouco tinha um livro em mente. Fui apenas passear na livraria e passei um bom tempo lendo os nomes dos diversos livros que estavam expostos nas prateleiras. Sem interesse de comprar, mas com muita atenção no que estava vendo, pude perceber os inúmeros livros para se obter O Sucesso, A Liderança, O Poder, O Dinheiro, A Mudança de Vida...

O mais impressionante é que todos dão uma bela lição, mas na verdade são tão caros que só quem já tem o chamado sucesso (dinheiro) é que pode comprar. Além de serem livros grossos, destinados a quem, supostamente, tem muito tempo para ler.

Nada contra, mas quem quer ensinar a ter dinheiro, sucesso, poder, tem que ensinar com palavras simples, em livros mais baratos e naturalmente simplificados, para que todos possam ter acesso e ir à luta. Acho válidos estes livros, são de muitos ensinamentos, mas na verdade ficam circulando entre os conferencistas que procuram vendê-los em suas palestras.

É muito bom ensinar como vencer na vida profissional a quem praticamente já deu vários passos: quando ficou desempregado, já tinha o dinheiro para começar seu próprio negócio. Até aí tubo bem! Mas onde ficam as milhares de pessoas que não podem ter acesso a estas mágicas páginas da riqueza e do bem estar?
Quem na verdade ensina a ganhar dinheiro é quem já tem dinheiro.Eles ensinam a ganhar mais e depois ensinam a controlar para não faltar. E quem ganha pouco, que não tem como ter dinheiro rápido para simplesmente comer com mais dignidade?

Estamos sempre falando das nossas emoções, dos nossos sentimentos. E o trabalho? Onde fica esta atividade em nossas vidas? Posso afirmar que o trabalho é a única religião criada por Deus. Tudo o que Deus deseja de nós é que não soframos e que evoluamos como seres humanos espiritualizados. O trabalho nos proporciona isso.
Não sou contra a religião, pelo contrário, elas têm uma enorme importância, acredito que fazem parte da evolução. A religião deve ter como meta modificar o interior das pessoas, dando satisfação e liberdade ao ser.

Mas, quando estamos trabalhando, concentrados nos nossos deveres, não há espaço em nossa mente para maus pensamentos porque estamos centrados, criando, evoluindo e concluindo alguma coisa. Isso nos traz para o momento presente, para o agora.

Uma das emoções mas vibrantes é quando um desempregado arruma um trabalho ou quando surge o primeiro trabalho. A princípio não há queixas, só planos. Depois é que vêm as lamentações, esquecendo os momentos difíceis de quando estava desempregado. Tudo bem, nada de mais sobre as reclamações, faz parte do nosso aprimoramento. Um dia não vamos precisar mais reclamar. O trabalho é a religião de maior aprimoramento, a mais importante atividade na terra.

Tendo concentração no que se está executando, trabalhando, estamos praticamente rezando. E ficamos, assim, em comunhão com a evolução, com o Universo, com Deus. O trabalho é tão importante para o ser humano que o homem sem trabalho é um meio-homem.

Deveria constar como primeiro parágrafo da Constituição Universal: todo homem tem direito ao trabalho e todos os governos devem oferecer trabalho a quem dele precisar. O trabalho é a tarefa mais importante do ser humano. Se não tivermos trabalho podemos ficar sem família, que é a segunda meta mais importante do ser humano. Trabalhando podemos manter a nossa família.

O trabalho é tão importante que as mulheres sentiram o gosto da evolução e estão cada vez mais buscando no trabalho o seu equilíbrio, realizando seus desejos, sua missão, seu crescimento material e espiritual, sua liberdade consciente. O sucesso não está relacionado ao dinheiro nem ao poder, e sim ao prazer de estar fazendo algo de útil para si, para a família, para o país, para o mundo.

Não importa qual seja o trabalho, todos são importantes, e quando existe tem prazer no que se está fazendo, tudo de bom acontece. Quem não se lembra do gari no Rio de Janeiro que no final do desfile das escolas de samba estava varrendo, cantando e sambando... que alegria, que felicidade interior transparecendo no seu exterior! Contagiou a todos! E hoje é reconhecido como um gari de sucesso.

A senhora do café ficou doente e não pôde ir ao trabalho. A firma vira uma bagunça e todo mundo reclama sua ausência. O faxineiro, coitado, quando falta por algum motivo, todo mundo reclama. A empregada doméstica, então! Quando falta, a dona da casa fica louca e a casa, desgovernada. Tenho vários outros exemplos que não vou citar porque todos sabem muito bem o que estou dizendo.

Trabalhar satisfeito é ter dignidade, prazer e alegria. Chegamos em casa orgulhosos pelo dever cumprido. Podemos falar de todas as religiões e não vamos encontrar em nenhuma delas o prazer que o trabalho nos oferece. É uma dádiva poder estar trabalhando.

A família que está unida, comendo caviar, tomando champanhe, alegre, rindo, tem a mesma alegria da família que está unida, comendo uma comida simples, tomando refrigerante ou cerveja, rindo, brincando. Nestes dois casos, família e união são importantes para o sucesso. Na verdade, sucesso pode ser alegria, satisfação.

A dor é ruim para os ricos e para os pobres. A dor é dor em qualquer um, assim como a alegria existe para os dois lados. O sorriso do rico não é diferente do sorriso pobre. O trabalho oferece para os dois lados os mesmos sentimentos de alegria, satisfação e, naturalmente, o sucesso. Amor com trabalho cresce como fermento no bolo. Amar o mundo é trabalhar para ele, amar a si próprio é concentrar-se no que se está fazendo de bom para a família, para o próximo, para o mundo... “trabalhando”!

Quer ajudar alguém? Arrume um trabalho para um desempregado. Você pode e deve, sempre que possível, encaixar alguém desempregado. O mundo agradece, o Universo aplaude e Deus te dará a recompensa.

BNN

Texto revisado





Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 343



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.