O que Importa é o Principal

O que Importa é o Principal
Autor Guilhermina Batista Cruz - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Ano iniciado e muita gente na torcida para que ele seja bem melhor do que o ano que passou. É um momento propício para uma reflexão consciente sobre os nossos atos diante da vida, e a necessidade que temos de contribuir, através de atitudes mais sérias e conscientes, para a construção de um mundo melhor. É tão somente um convite para mergulharmos numa reflexão introspectiva sobre todos os acontecimentos de nossa vida: as lutas enfrentadas, as vitórias obtidas, e que atitude tivemos em relação a tudo o que nos aconteceu de bom ou ruim, e, em quais valores procuramos o apoio para seguir em frente.

Alguns pontos são importantes focar para avaliarmos o nível de consciência quanto à prática de nossos atos, e as indagações  nos surgem naturalmente, tais como: Já conseguimos enfrentar as dificuldades e os dissabores da vida de uma forma mais tranquila, com menos angústia? Mesmo tolhidos pelos problemas, conseguimos seguir em frente sem nos abatermos? Aqui, é importante refletir se, em nossas ações, já estamos conseguindo colocar em prática tudo o que já aprendemos em termos de caridade, fraternidade e Amor, conscientizando-nos de que, devido à nossa condição evolutiva atual, poderemos sempre estar nos deparando  com eles em nossa vida. Não é preciso sair por aí rindo à toa, querendo demonstrar uma disposição que ainda não sentimos. O principal é não perdermos a coragem para enfrentá-los de frente, ultrapassá-los e continuar a caminhada.

Em relação ao próximo, como temos agido? Aqui, meditemos nas palavras de Jesus ,contidas em sua mensagem libertadora, quando assim nos exortou: ”amai-vos uns aos outros”. Ao refletirmos com atenção no sentido de suas palavras, veremos que elas nos incitam ao dever de colaboração mútua em favor do próximo. Segundo o que nos fala o Espírito Hermes no Livro “A Nova Era”, psicografia de Roger Bottini Paranhos: “Nós fomos criados para somarmos com a sociedade. A partir do momento em que nos isolamos, sem nos preocuparmos com o destino de nossos irmãos, estamos inseridos novamente em um comportamento que não corresponde ao padrão espiritual para o qual fomos criados por Deus.“

Quando conseguimos estender nossa vista adiante, saindo um pouco de nosso universo particular, começamos a perceber as dores do próximo, e, quando as comparamos, notamos que as nossas, tornam-se até mais leves e suportáveis. É preciso ressaltar que o ambiente psíquico que se forma ao redor da Terra, é constituído pela vibração de cada um de nós, e, por esta razão, faz-se imprescindível nossa colaboração através dos bons pensamentos, e que eles sejam de tolerância, amor e caridade com todos, para que possamos, unidos a outras correntes do bem através da prece, elevar o nível vibracional de nosso Planeta.

Nosso comportamento em relação ao próximo, então, é o ponto fundamental em que precisamos focar a atenção. A reflexão que devemos fazer sempre é: Estamos conseguindo tratá-lo como gostaríamos de ser tratados? Esta é uma importante observação a fazermos, pois dificilmente nos preocupamos com isso quando em contato com ele. Pequenas atitudes como gentileza, paciência no falar e ouvir, o conforto de uma prece e de uma palavra carinhosa e animadora em acontecimentos tristes de suas vidas, são atitudes aparentemente singelas, mas que fazem grande diferença.  Não precisamos ser detendores de virtudes ou empreender atos grandiosos para ajudar o próximo, o que seria difícil de realizar ainda, por nossa própria limitação evolutiva. O que podemos realizar em termos de ações no bem, pode concretizar-se através de atitudes, como valorizar um caráter honesto, assim como o respeito e a gentileza, características tão em falta nos dias atuais. As pequenas atitudes no bem, quando somadas em sua totalidade, acabam produzindo grandes transformações em nossa vida.

Segundo mensagem do Momento Espírita, intitulada “É Possível ser Bom”; (...) ninguém vira missionário do amor de um momento para o outro. A criatura aprende a amar em um círculo restrito, composto de familiares e amigos. Paulatinamente, ela expande o sentimento, que por fim abarca a humanidade toda.” O que sempre devemos fazer é procurar instalar as pequenas atitudes em nossa vida diária, para que, a partir delas, possamos alçar voos mais longínquos em busca da fraternidade e do amor ao próximo, enxergando-o como um ser irmão, que, assim como nós, encontra-se inserido num plano divino de Amor Universal.

Sabemos que o nosso planeta, atualmente, passa por transformações de todas as espécies: morais, religiosas, físicas e ambientais,que nos deixam, muitas vezes, bastante perplexos e assustados. Ressaltamos aqui, para mostrar a razão de ainda existir em nosso mundo tanta violência e desajuste moral, trecho do Livro “A Nova Era”, onde o Espírito Hermes assim nos esclarece: “(...) é nesse período que também estão peregrinando pela vida física espíritos com grave inclinação para o mal. Alguns deles passaram séculos em sintonia com os sentimentos anticristãos nas zonas de trevas do Mundo Espiritual. Hoje, presos ao corpo físico, extravasam todo o seu ódio, rancor e tendência para o mal. Acentuam, assim, a imagem de desequilíbrio espiritual e de caos social, praticando sequestros,, estupros, assassinatos , trafico de drogas e todas as formas de violência contra seus semelhantes”.

O que não podemos é ficar tão indiferentes às transformações que estão ocorrendo no mundo, precisamos  contribuir com energias renovadoras no bem, para que, os espíritos que estão renascendo e outros que aqui já se encontram em missão redentora em prol da humanidade, consigam, com mais facilidade, espargir pelo mundo o brilho da luz, da fraternidade e do amor, que já se abrigam em seus corações e  no de todos aqueles que já se perfilam nas colunas do bem. Segundo nos dizem os amigos espirituais, eles estão chegando para ajudar-nos a caminhar mais rapidamente ao encontro de um mundo renovado e melhor, onde os sofrimentos cruciantes não mais existirão, e onde o anelo principal  será sempre o da Paz e o do Amor.

Então, antes de qualquer desejo de realização material que tivermos para este ano, coloquemos como o objetivo principal a ser alcançado, o da nossa transformação interior.Transformação no sentido de conscientização e colaboração com as forças do bem, no combate sem tréguas às forças negativas que ainda estão agindo por toda a parte na terra, causadoras de tantos sofrimentos e violências. Não podemos mais é continuar alheios ao que acontece fora de nosso mundo particular, um mundo, às vezes, tão pequeno e repleto de desejos materiais, e, de onde o sofrimento do próximo é entrevisto, somente através das imagens e noticiários dos meios de comunicação.

Devemos priorizar, em primeiro lugar, as coisas essenciais da vida, pois são elas que nos levarão adiante e nos farão entender que, valorizando-as e colocando-as como o leme principal de nossa embarcação, dificilmente iremos afundar. Então, que tal mergulharmos na descoberta das coisas essenciais para o nosso bem-viver, das coisas imperecíveis que conseguirmos conquistar e que nos farão despertar de nosso sono milenar, onde sempre estiveram presentes o orgulho, o egoísmo, e a indiferença?

Vistamos, segundo as palavras de Carlos Hisdolf; “(...) uma roupagem muito especial, uma túnica, que nos permita compreender o que avistarmos pelo caminho, guardando a essência de todo o conhecimento para utilizar em nossas vidas. Curiosamente, esta é a única túnica que se veste de dentro para fora: a essencial túnica da humildade! Sem ela, nada, jamais, será possível”. Vistamos pois, a túnica da humildade, e compreenderemos então, que, desta vida, só levaremos o principal, que são os valores essenciais que implantarmos em nosso caráter e em nossas atitudes, ou seja, tudo aquilo que semearmos em nosso ser imperecível.

Paz e Luz a todos.



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.