Aromaterapia Investigativa Existe?

Aromaterapia Investigativa Existe?
Autor Valeria Trigueiro - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Temos notado uma mudança na forma de se lidar com a Aromaterapia. Assim, que fique bem claro que não se trata de uma crítica e sim de uma constatação. É até um bom indicativo das proporções que esta terapia tem tomado ultimamente, o que não constitui surpresas. Conhecemos as possibilidades dos óleos essenciais e sua força.
Para início de conversa, a Aromaterapia não é um cheirinho bom que usamos e somos levados a acreditar que nos proporciona bem-estar, e que basta sentir o aroma e abracadabra! Tudo resolvido! 

De um tempo para cá houve a popularização do termo Aromaterapia, mas não necessariamente da prática responsável da mesma como terapia que efetivamente pode ajudar a solucionar uma série de problemas.

É verdade que realmente a simples exposição a determinados aromas, por si só pode atender muito bem em desequilíbrios mais comuns e pontuais como enjoos, dores de cabeça ou falta de concentração.

Nosso foco sempre deverá ser primeiramente na causa, já que uma vez esta resolvida, a consequência deixará de existir. Portanto, a insistência na consulta com Aromaterapeuta e nos treinamentos específicos, podendo inclusive, serem direcionados para as diversas áreas das terapias holísticas ou não.

Muitas pessoas nos procuram pedindo receitas para toda sorte de desequilíbrios, via e-mail ou redes sociais, fazem isso sem se darem conta que não é assim que funciona. Seria irresponsável ler um e-mail e a partir dele, indicar um ou outro óleo essencial. Explico que é necessário marcar consulta com um profissional de confiança  que possa realmente conversar e investigar as causas  até chegar ao ponto de indicar uma sinergia.

Como temos por hábito querer atender da melhor maneira possível, leia-se responsável, precisamos fazer algumas perguntas, nos esforçando para não sermos invasivos, por não ser, pelo menos num primeiro momento, uma consulta formal, apenas com o intuito de demonstrar que existem caminhos para solucionar tais assuntos, mas que para isto é necessário um comprometimento consigo mesmo, a começar pela escolha da terapia e da marcação de consulta.

Por outro lado, muitas vezes, após trocas de e-mails, encaminho para outro profissional e até outro tipo de terapia, dependendo do caso. Há casos em que ganhei amigos para sempre, cuidando das pessoas, apenas com uma indicação ou outra de sinergias e uma boa conversa.A verdade é que a maior parte dos desequilíbrios, têm sua origem na emoção não trabalhada. 

Precisamos estar atentos, já que querendo ajudar sem conhecer detalhes, podemos incorrer em erro. O Aromaterapeuta precisa ter claro em mente que nem todos que batem à sua porta serão clientes, mas certamente seres humanos precisando de ajuda. Caberá avaliar com atenção cada e-mail, cada chamado, para marcar uma consulta, uma troca de e-mail ou indicação de outro profissional. Dar consulta não remunerada via e-mail não é bom para ninguém.

É quase de domínio público as informações que lavanda é calmante e cicatrizante, que hortelã pimenta é digestivo e excelente para clarear a mente, que alecrim pode ser hipertensor, que camomila é calmante e anti-inflamatório.

Entretanto, cada indivíduo é único, bem como o é sua história e até “sua dor de cabeça”, que pode ter inúmeras causas. Assim, uma pessoa chega perto de você e diz que está com dor de cabeça e imediatamente você indica óleo essencial de hortelã pimenta. Certo? Talvez, pode dar certíssimo, já que a indicação foi correta, mas o que ocasionou tal dor?

Ir direto à consequência e não atacar a causa vai fazer com que o assunto seja resolvido temporariamente, ao passo que se a Aromaterapia for praticada com todas as suas potencialidades, poderemos chegar a lugares inimagináveis no campo emocional, abrindo novas portas em nossas vidas, e por elas deixando entrar a saúde e o bem estar em todos os níveis, desde o físico até o espiritual.

Existem doses indicadas para cada caso, considerando-se idade, peso, massa corporal e até tipo de alimentação do cliente, dependendo da forma que os óleos essenciais serão usados.

O indivíduo é considerado em todas as suas particularidades através de uma boa investigação, quero dizer, anamnese. Desta forma, poderemos fazer um trabalho direcionado, único e eficaz para aquele indivíduo.

É de vital importância demonstrar que a Aromaterapia tem várias vertentes, desde a parte clínica, vibracional e espiritual e que cabe como complemento potencializador em todas as outras terapias complementares. A escolha do caminho ficará a critério do cliente e para isto quanto mais treinamentos específicos direcionados a cada área, melhor para todos.

Estes são apenas alguns dos aspectos que demonstraremos em nossos workshops de 2016, começando no Espaço Terapêutico Maktub em São Leopoldo – RS, quando abriremos nossas agendas para atendimentos.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Valeria Trigueiro   
Atendimentos: * Mapa astral alquímico; * Tarô Alquímico Sistema Joel Aleixo; * Baralho Cigano; * Tarot de Marselha; * Anamnese profunda com questionário; * Anamnese através dos óleos essenciais - método próprio; * Indicações de defumações, incensos e perfumes de acordo com cada indivíduo para o Momentum específico; *Cursos e palestras.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.



© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.