Sedução e Óleos Essenciais

Sedução e Óleos Essenciais
Autor Valeria Trigueiro - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


“Para seduzir alguém e para que o resultado permaneça, é necessário que o indivíduo já tenha seduzido a si mesmo, encontrado o seu Caminho.”
Para início de conversa, vamos à etimologia da palavra Sedução, já que ela é mal interpretada, sendo vista como sinônima de manipulação. Sim, têm afinidades, mas cada uma na sua função.

A palavra sedução tem sua origem no latim Seducere = (Se = afastamento) + ducere = caminho, guiar, levar a algo). Na realidade, um desvio de rota, mudança de caminho ou ideias.


Lidamos aqui com a sedução no sentido arquetípico representado pelas deusas gregas, e mais especificamente com Afrodite, a Deusa Alquímica.

Ela induz Psiqué a um processo de ganho de consciência, o que equivale dizer, a seduziu, colocando-a no Caminho para um encontro consigo Mesma, portanto bastante positivo, apesar de a princípio parecer um desvio de percurso como muitos definiriam a palavra sedução, que seria “persuadir alguém a desistir de sua lealdade a alguma causa ou indivíduo;”

O que Afrodite em sua função Alquímica faz é justo o contrário, ela leva Psiqué a desistir de um estado de fragilidade por estar grávida de Eros, filho da deusa, e à mercê desta. A fim de testá-la lhe dá quatro tarefas para cumprir. Assim, se conseguisse cumprir as quatro funções apresentadas, seria digna de seu filho.

É claro que tais tarefas têm funções psicológicas importantes a serem desenvolvidas por todas as mulheres:

1ª. tarefa – separar as sementes – Afrodite leva Psiqué a um compartimento onde há várias espécies de sementes, como papoula, feijão, cevada, ervilha, milho e lentilha e pede que as separe, formando montes distintos antes do amanhecer.

A princípio é algo desesperador, impossível de ser cumprido. Claro, era essa a intenção de Afrodite a princípio. Só que aparecem bandos de formigas que executam a tarefa de maneira perfeita. Nessa tarefa ela está separando, avaliando e considerando seus próprios conflitos e questões. Quando a mulher consegue fazer isso, é porque ela mergulhou em si mesma e conseguiu ver-se de forma honesta, literalmente separando o “joio do trigo”, pode avaliar seus sentimentos, discernindo o que o que sente do que pensa. Não mais se confunde ao “confiar nas formigas” ela está confiando em sua intuição, em seu centro, em Si Mesma e seus instintos primitivos. Desta forma, ela sentiu, avaliou, determinou, estabeleceu prioridades, e na hora que julgou adequada partiu para a ação; (intuição – instintos – Elemento Fogo).

Óleos Essenciais indicados: Aqui para uma melhor compreensão e execução da tarefa, recomendaríamos a Psiqué que usasse o óleo essencial de sândalo com rosas, pois fortaleceriam sua intuição e coragem, aliados à autoestima que a ajudaria a realizar a tarefa. Para a força de ignição, para dar partida nessa empreitada, recomendaríamos uma gotinha de manjericão.

2ª. tarefa – Conseguir os flocos de lã dourada, só sendo possível obtê-los dos carneiros do Sol. Nada fácil, aliás, impossível, já que tais carneiros eram muito agressivos, enormes e passavam o tempo atacando um ao outro, se chifrando. Um horror! Como poderia ela se aproximar sem que fosse massacrada? Mais uma vez, é ajudada pelo que chamaremos aqui de Natureza. Se aproxima dela um caniço verde e sopra-lhe no ouvido que deveria aguardar o por do sol, ocasião em que os carneiros estariam descansando. Não foi nada difícil, já que esses animais tinham o costume de roçar-se contra as árvores, no caso as amoreiras, ali deixando vários fios de seus pelos de ouro. Ela recolheu-os, completamente. Assim mais uma tarefa estava cumprida a contento.

Simbolicamente, o enfrentamento da situação com estratégia, ter confiado no caniço verde e a executado com sucesso, dá a ela o poder de enfrentamento e aquisição daquilo que é necessário – fazer o que precisa ser feito. A luta pelo poder e posição no mundo de hoje pode levar a mulher a ser chifrada pelos carneiros agressivos, sendo massacrada. Entretanto, o sentido de proteção e principalmente o agir na hora certa, a protegeu, dando-lhe poder sobre si mesma, sem que precisasse agir agressivamente – não feriu, nem foi ferida - ; (Elemento Terra - animus)

Óleos Essenciais indicados: Nesta tarefa recomendaríamos que Psiqué utilizasse os óleos de cedro para sentir-se protegida, misturado aos óleos de patchouli com ylang ylang, pois ambos a libertariam do medo do enfrentamento dos animais e a manteriam com a determinação necessária para a execução da tarefa.

3ª. tarefa – Psiqué recebe de Afrodite uma jarra de cristal para que ela a enchesse em um riacho proibido. A tarefa, mais uma vez é praticamente impossível, já que a fonte ficava no mais alto rochedo, desembocando nas profundezas do abismo. Aqui temos o movimento circular, quando a água bate na terra e de lá, através dela sobe o rochedo para se precipitar novamente através da fonte. Ela “não podia ver a floresta inteira por causa das árvores”, ou seja, não tinha a visão do todo. Além disso, o rochedo era guardado por dragões ferozes. Psiqué nessa ocasião é ajudada por uma águia, que tem a visão além do alcance, além de poder subir e descer, tendo o distanciamento necessário para o cumprimento da tarefa.

A águia é o poder de enxergar longe, focar no que se quer e precipitar-se sobre sua presa – foco e ação direcionada. Aqui representa o distanciamento emocional necessário para avaliar detalhes importantes, distinguir os padrões que se apresentam e enfim aceitar a sua vontade e respeitar sua percepção da situação. Enfim, Psiqué está preparada para a quarta e última tarefa. – Elemento Ar)

Óleos Essenciais indicados: A fim de fazer esse movimento cíclico, seria de excelente ajuda o óleo de olíbano, que a conectaria com o alto do rochedo (às esferas superiores) e ao mundo subterrâneo (seus instintos), protegendo-a, dando discernimento, foco e força. Seria necessário utilizar o óleo de limão misturado ao de hortelã pimenta para ampliar a visão e o foco.

4ª. tarefa – Talvez fosse esta a mais difícil de todas as tarefas. Afrodite a manda descer ao Hades para encontrar Perséfone e solicitar que preencha com o creme da beleza uma caixinha que lhe fora entregue por Afrodite. Psiqué precisaria dizer não três vezes. Ela fora advertida por uma torre que podia avistar ao longe, que se depararia com pessoas necessitadas que lhe solicitariam ajuda e ela não poderia sob nenhuma hipótese se entregar à compaixão, devendo ignorar os apelos e continuar sua caminhada. Precisaria endurecer seu coração, dizendo não nas três ocasiões diferentes.
A ideia aqui é que ela pudesse manter-se firme diante de seus objetivos, exercendo seu poder de escolha por si mesma e seus objetivos, e o fortalecimento do animus. – executar a tarefa.

Em algumas versões, Psiqué não consegue cumprir esta tarefa, movida pela curiosidade abre a caixa que acredita, deveria conter o pó da imortalidade, o que a permitiria ficar para sempre com seu amado Eros, que era imortal, porém ao abrir a caixa, cai em sono profundo.

Nesta tentativa de imortalizar-se por amor, jogar tudo para o alto para conseguir algo maior, ela se supera e é salva por seu amado, que guarda o sono da morte de volta na caixa- escapa mais uma vez da armadilha de Afrodite. (o amor como grande vencedor – Elemento Água)

Ambos saem ganhando com toda essa jornada de amadurecimento. Eros e Psique permanecem juntos e Afrodite é obrigada a entender que nem tudo é como ela gostaria que fosse.

Óleos essenciais para esta tarefa: neste caso indicaríamos o óleo de louro, que indica a imortalidade e a vitória sobre algo, o óleo de sempre viva, além do de junípero com umas gotas de rosa vermelha. Celebrando a realização das tarefas com sucesso e assumir o feminino.

Cumpridas as quatro tarefas, Psiqué evoluiu, fortaleceu-se e aprendeu a desenvolver suas capacidades, forças e determinação. As quatro tarefas serviram para fazê-la uma mulher melhor. Eros ao protegê-la amadureceu e teve que mostrar-se diante da mãe assumindo sua mulher.


Este texto faz parte da introdução do workshop sobre Sedução e os Óleos Essenciais, no qual falamos sobre Mitologia e damos as receitas de cada uma das deusas abordadas e sua forma de enfrentar as situações e a atitude ideal para exercer a sedução. Sinergias para várias finalidades.
 



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Valeria Trigueiro   
Atendimentos: * Mapa astral alquímico; * Tarô Alquímico Sistema Joel Aleixo; * Baralho Cigano; * Tarot de Marselha; * Anamnese profunda com questionário; * Anamnese através dos óleos essenciais - método próprio; * Indicações de defumações, incensos e perfumes de acordo com cada indivíduo para o Momentum específico; *Cursos e palestras.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.