Perfil do Terapeuta Holistico diante do contexto Bio-psico-social

Autor LuPaläcio - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Por que as pessoas procuram terapeutas holísticos também chamados de complementares,alternativos ou integrativos?
1º- devido ao tempo limitado da consulta médica, e por esta não proporcionar o bem estar, conselhos e apoio buscados pelo consultante.O Terapeuta
Holístico leva em média 1h em sua consulta.
2º-atração por remédios oriundos de crenças antigas
3º-por recomendação de amigos,anúncios,programa de rádio,revistas e de alguns médicos.
4º-desejo de ser curado holísticamente e não apenas pela remoção de sintomas.

Alguns dados:
-nos EUA, as consultas com Terapeutas holísticos são 30% maiores do que com médicos.
-no Canadá, mais de 65% dos médicos recebem um pedido de seus pacientes de indicação de uma terapia complementar.
-na Inglaterra, 1 em cada 5 clínicos gerais ou 1 em 8 especialista praticam terapias alternativas .Além disso, a cromoterapia, a reflexoterapia e a massagem encontram-se disponíveis em 90% dos setores de atendimentos principalmente para AIDS e Câncer.

TERAPIA=equilibrar,harmonizar
HOLÍSTICA= grego -holos = todo

O Terapeuta Holístico é o profissional que possui a abordagem holística e utiliza-se de várias técnicas naturais com o objetivo de proporcionar a harmonia, equilíbrio, autoconhecimento e evolução espiritual ao seu cliente/paciente/consultante.
É um agente transformador à serviço da vida, da ética, da ecologia, da liberdade e saúde, agindo como educador, e concientizando a preservação da qualidade de vida dos membros da nossa sociedade.
É responsável em despertar o potencial de seus clientes.
O Terapeuta Holístico não realiza diagnóstico de doenças, pois este é o papel do médico, e sim um diagnóstico energético levando em consideração aspectos sócio-psíquicos onde são utilizadas várias técnicas.

Ex: técnicas diagnósticas temos a Iridologia, kirliangrafia, radiestesia,radiônica
Sabe-se que atualmente, existem mais de 60 técnicas na área holística.
O Terapeuta Holístico tem o dever de garantir em seus atendimentos condições adequadas à segurança de seu cliente garantindo o sigilo profissional.

O profissional holístico deve basear-se em pilares que são:

1º Pilar: AUTOCONHECIMENTO

O terapeuta, por dedicar-se ao seu semelhante necessita mais do que ninguém buscar o seu auto conhecimento,e descobrir suas habilidades naturais, que permitirão fazer seu trabalho com distinção e excelência.
Deve manter sua mente sã,com pensamentos positivos, manter uma postura tranqüila diante das dificuldades e, acima de tudo, ter fé em seus amparadores espirituais.
Quanto maior for seu gradiente energético mais fácil será essa conexão.
Deve trabalhar seu centro da consciência, seu EGO transformando a vaidade,e a arrogância em inteligência.Caso não trabalhar esse aspecto, baixará sua freqüência acarretando a criação de elementais negativos que se alojam nos chakras sugando as energias e desestruturando o ser.Como conseqüência, seu trabalho não fluirá dentro da abundância e prosperidade.
É importante que o Terapeuta Holístico cuide de si com meditações, relaxamentos, respiração, alimentação adequada para elevar seu gradiente energético e consequentemente oportunizar um equilíbrio ao seu cliente.

2º pilar: ASPECTO COGNITIVO

O Terapeuta Holístico, por ser um profissional com a responsabilidade de lidar com a conexão Mente-Corpo deve ter o conhecimento da anatomia e fisiologia do ser humano,principalmente da mente humana.
Deve aprofundar seus conhecimentos com embasamento científico nas técnicas holísticas que utiliza.
Deve buscar constantemente o conhecimento pois esse é mutável e com certeza já atravessou a porta quântica.O conhecimento vem da experiência e tem uma forte conexão com a mente e o coração.
Acreditamos que esse terapeuta deva ter como base de estudo no mínimo 1000 horas em cursos da área.

3º pilar: AMOR

A empatia é fundamental na qualidade do
tratamento e está ligado ao laço terapêutico.Por séculos o Amor tem sido o melhor curador.
O Amor é o poder da força vital e não pode ser quantificado.Se essa força estiver bloqueada,consequentemente refletirá no corpo e na mente.
Não precisaremos criar o amor, pois é a nossa natureza verdadeira e natural.

Conclusão:
Concluímos que todo Terapeuta Holístico deva ter seus alicerces na ética, conhecimento científico mas se não tiver uma boa relação consigo e com seus amparadores espirituais não haverá qualidade no tratamento, sendo assim não auxiliará na cura de seus semelhantes cumprindo assim sua missão.
Enfim, de nada adianta ter um currículo vastíssimo se na hora de atender seu cliente não houver as chamas que são o Amor, a Sabedoria, e a Força Pessoal.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: LuPaläcio   
Terapias Integrativas Multidimensionais virtual, presenciais e online Autora do livro "Andei esquecendo de mim" conta como a autora superou um Câncer ATENDIMENTOS-CURSOS-PALESTRAS-GRUPOS
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.