A esperança nos alimenta

A esperança nos alimenta
Autor Maria Cristina Tanajura - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Em tempos de incerteza como os que vivemos, precisamos cuidar de manter viva a nossa esperança, pois ela nos proporciona uma espera confiante de um amanhã mais harmonioso e feliz!
Com o mesmo cuidado com que regamos uma planta que queremos que se conserve viva, busquemos perceber o mais possível o lado positivo das várias situações que se nos defrontam diariamente.
Sem esperança, nos entristecemos, deixamos de visualizar luz no horizonte e passamos a conviver com as sombras, que vão se tornando mais e mais densas. A vida fica triste, quando em torno de nós muitas coisas bonitas e boas estão também acontecendo e muitas vezes passando despercebidas.

As notícias constrangedoras e catastróficas são amplamente divulgadas, certamente por terem muito apelo popular. Mas não dos deixemos envolver por elas o tempo todo, ou acabaremos adoecendo e só cada um sabe o quanto pode vir a sofrer com isso.
Se diariamente lidamos com as trevas da noite, sabemos que um novo dia também despontará cheio da luz do sol e propiciando novas oportunidades de progresso e mudanças positivas.
Todo minuto pode nos trazer uma novidade pressurosa e enriquecedora, se estivermos presentes e atentos a ele, não apenas ruminando passadas experiências ou ansiosamente imaginando o futuro.
Os grandes sábios que nos precederam no tempo sempre se referiram à grande necessidade de nos concentrarmos completamente em cada ação nossa, se possível observando a nossa respiração, para que a consciência esteja presente naquilo que fizermos.

Nossas mentes são muito buliçosas, irrequietas e a maior parte das vezes, muito negativas. Vivemos preocupados como se isso fosse nos ajudar a agir de forma mais acertada, logo à frente. Acontece que o que nos preocupa geralmente vem envolto em perspectivas negativas, sombrias e dar-lhe atenção apenas fará com que aconteça justo como não gostaríamos que ocorresse.
A esperança ilumina a nossa mente de pensamentos positivos, otimistas, alegres, possibilitando que nossas vidas se transformem para melhor, logo ali na frente.
Lutemos contra os sombrios prognósticos, iluminando-os com imagens de realizações vitoriosas e estaremos ajudando, de forma muito eficaz, o melhor andamento dos acontecimentos, um viver mais feliz!
Tenhamos palavras de bom ânimo para os que passarem em nossos caminhos. É tão bom ouvir uma palavra reconfortante que nos sintonize com o lado positivo das coisas.
Enquanto tantas vezes vivemos a nos queixar de coisas tão pequenas, sabemos de pessoas que se superam bravamente diante de acontecimentos terríveis que modificaram suas vidas radicalmente para pior, mas que no fim acabaram por agir como instrumentos de transformação e de encontro com uma paz que não sentiam antes.

Fim de ano sempre nos traz um pouco de nostalgia, pois nos recorda que mais uma etapa de vida já se foi.
Vamos procurar, apesar disso, semear a esperança em nós e em torno de nós, buscando enxergar os ângulos novos da mesma realidade que apesar de parecer apenas ruim, com toda a certeza contem em si o fermento de uma transformação que vai valer muito a pena.

Que seja cada dia recebido numa atitude confiante de espera, com esperança! Que sejamos semeadores de estrelas luminosas e não aqueles que se comprazem em apagar a luz por onde passam.
Assim, estaremos contribuindo para a instalação de uma vida mais feliz em nossa casa planetária e dentro de nossas almas, que normalmente vivem massacradas pela divulgação constante de tantas notícias tristes e constrangedoras.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstar Avaliação: 2 | Votos: 3



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Cristina Tanajura   
Socióloga, terapeuta transpessoal.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.