Urano em Touro

Urano em Touro
Autor Ivan Maia Fernandes - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


No dia 16 de maio de 2018, Urano iniciou seu trânsito pelo signo de Touro. Por conta da particularidade do movimento retrógrado planetário, retornará para Áries em 6 de novembro, adentrando novamente Touro em 6 de março de 2019, onde permanecerá até abril de 2026.

O que representa astrologicamente Urano? Urano foi descoberto pelo astrônomo William Herschel em 1781. Nesta mesma época, no mundo ocidental, três eventos marcantes ocorreram: a Revolução Industrial, a Independência dos EUA e a Revolução Francesa. Terá a descoberta deste astro, de certa forma, “conectado” a humanidade terrena à energia e influência deste planeta? Bom, coincidências podem existir, claro, mas vamos e convenhamos, quem estuda astrologia e seus fenômenos, sabe que “os astros inclinam mas não determinam e o macrocosmo espelha o microcosmo tão bem quanto o microcosmo espelha o macrocosmo”.  A Revolução Francesa, que teve por lema “Liberté, Egalité, Fraternité” - traduzindo para o português ‘Liberdade, Igualdade, Fraternidade” -  acabou, e muito bem, se tornando a representação energética e o lema de Aquário e seu planeta regente Urano.

Urano sempre traz acontecimentos surpreendentes e transformadores por onde transita – signos e casas astrológicas. O reencontro de Urano com Touro só voltará a acontecer daqui a 84 anos. Este é o primeiro da Era de Aquário, regida por Urano. Cada era dura cerca de 2160 anos. Esta era, quando se aproximava o seu inicio – considerado 21 de dezembro de 2012 -  já trouxe mudanças sociais marcantes: informática, comunicações, família, veículos etc.

O teimoso, prudente, constante, seguro, conservador e apegado arquétipo do signo de Touro, que não gosta de mudanças, hospedará um catalisador revolucionário e libertário, clamando que se rompa com a estrutura e se mude o que precisa ser mudado.

“Tua dor nada mais é do que a concha que envolve o teu entendimento se quebrando” (Khalil Gibran)

Urano nos presenteia com a capacidade de romper com paradigmas/crenças, as conchas mentais, barreiras interiores construídas e moldadas, de derrubar  estruturas arraigadas, sair do mimimi que não leva a nada, de “chutar o pau da barraca”, dar um murro da mesa e gritar bem alto “chega !!!”. Junto com Netuno e Plutão é considerado um “agente da mudança” mas, diferentemente dos seus colegas de sistema solar, mais brusco e rápido.


Este trânsito, influenciará a casa astrológica do Mapa Natal individual - que representa um campo da experiência humana - trazendo a oportunidade de libertação dos condicionamentos, padrões ou modo com que a pessoa lidou até então nestes assuntos da casa natal. Muitas vezes, para que este rompimento ocorra, é necessário se viver uma crise, para que em seguida venha o novo.

Urano é o mestre, ligado ao Eu Superior de cada um de nós, ao conhecimento maior de quem somos, nossa essência, e o que estamos fazendo aqui na terra. Segundo Assuramaya, “a missão de Urano é ativar a mente humana para que o homem ascenda em busca da Luz por intermédio dessa mesma mente. Ser sábio para conhecer o amor à virtude e alcançar o amor universal que repousa em Deus...”.

Estamos todos aqui com um propósito maior, para expandir consciência e expressarmos a nossa verdade – o Mapa Natal Astrológico. Quando estamos numa situação de vida que impede a nossa evolução espiritual, eventos podem ocorrer nos levando à ruptura daquilo que bloqueia a jornada evolutiva. Mas, para que isso aconteça, antes é necessário que se tome uma decisão, e se siga o impulso de forma independente. De qualquer forma, o alarme uraniano toca alto e pede que se desperte, se levante, saia da inércia e se cumpra com o destino.

“Quando você não está feliz, é preciso ser forte para mudar, resistir à tentação do retorno. O fraco não vai a lugar nenhum.” (Ayrton Senna).

Revolucionário, inovador/criativo, libertário, descondicionante, assim atua Urano, que simboliza o espírito empreendedor que norteia todo indivíduo e o leva a querer se tornar original, único, a distinguir-se dos seus semelhantes, sair da “manada” e a se transformar naquilo que veio ser. Urge que o indivíduo mergulhe dentro de si mesmo para descobrir os recursos e valores únicos, exclusivos, que o tornam diferente dos demais. 

Touro rege todos os valores e o apego necessário para mantê-los e a sobrevivência. O que foi iniciado em Áries ganha forma e substância em Touro.  O animal touro rumina - mastiga, mastiga, engole, regurgita o que engoliu, mastiga, mastiga, reengole e assim continua - seu alimento antes de engoli-lo definitivamente. Você já reparou no comportamento do Touro na tourada? O toureiro fica balançando o capote - pano vermelho - e ele em princípio só olha, bufa, custa a sair atrás do desafiante, mas quando sai, quem segura o bicho? Muitos de nós somos assim. Temos uma série de questões desagradáveis entaladas, sendo ruminadas, remoídas, que não conseguimos engolir ou resolver por medo de mudar, apegados ao ruim. Ficamos “soltando fogo pelas ventas” mas não tomamos a atitude necessária para solucionar e findar a questão. Urano traz o capote acenando freneticamente, pulsando quanticamente para soltar o que está preso e os padrões condicionantes.

Para sobreviver é necessário tomar consciência dos recursos disponíveis e muitas vezes fazer mudanças. Dependências, limitações que se expressam em estilo de vida, e que não representem a verdade individual, podem ser desprendidas, fazendo com que o indivíduo torne-se mais autoconfiante e independente. Afinal, mudar é a única coisa certa na vida - a morte é a derradeira mudança.


O signo Touro está associado aos cinco sentidos, à degustação, a saborear os prazeres da vida, ao conforto, à sensualidade, à beleza, à estética, à paz interior e ao amor em todas as suas formas. Na Era de Aquário,  as relações se mostraram mais livres sobrevindo a explosão do movimento LGBT, novas estruturas familiares, outras concepções de belo, roupas inovadoras, uso de piercings, tatuagens, cortes de cabelo diferenciados. Como o libertário, divorcista, surpreendente,  insólito, e caótico Urano afetará esta sociedade, e a segurança mantenedora taurina? Será que ainda existe margem para mais liberação ou a revolução seria pendular, em movimento contrário, polar, trazendo o retorno dos antigos padrões, e uma forma de comportamento mais “careta”?

Na evolução das comunicações, com os celulares cada vez mais presentes, quase  uma extensão dos sentidos, é esperado que Urano, a oitava superior de Mercúrio – de função comunicação e aprendizado -, traga para estes artefatos ainda mais interatividade e conexão com o corpo humano, permitindo maiores e melhores conexões. Que a comunicação se faça ainda de forma mais rápida e eficaz.

Finanças, combustíveis fósseis e alimentos, são assuntos de Touro. Urano, o criador de crises, afetará o mundo nestes assuntos. Podemos esperar algumas crises financeiras, perturbações nas bolsas de valores, novas moedas e formas de pagamento, as moedas fortes oscilando de valor, crises do petróleo, o fortalecimento de formas alternativas de produção de energia, alimentos diferentes, com maior conscientização da necessidade de preservação da natureza e do meio ambiente.  Também, que a economia, os meios de pagamento, e a estabilidade ilusória mantida seja conturbada e balançada.

A “Oração da Serenidade”, do escritor alemão Reinhold Niebuhr, diz: “Senhor, dai-nos força para aceitar com serenidade as coisas que não podem ser mudadas, coragem para mudar as que devem ser mudadas, e a sabedoria para distinguir umas das outras.”. Se você tem uma escala de valores a ser honrada, sabe o que precisa ser mudado, e falta aquele empurrãozinho para que assim o faça, vai passar agora por um período de cerca de oito anos que propiciará aquele rompante final para desapegar e ir em frente.

“O homem que é verdadeiramente livre não faz escolhas; ele faz o que deve ser feito.”(Dane Rudhyar). Você tem feito o que deve ser feito ou está amarrado aos seus velhos padrões e condicionamentos?


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ivan Maia Fernandes   
Astrologia, Coaching, PNL, Astro Coaching, Mesa Radiônica, Instrumento Radiônico, Astro Radio Coaching, Tarot Alquímico, REIKI, EFT, Cura Reconectiva, Reconexão, Alquimia e Renascimento. Consultório em Curitiba-PR - tel.: (41) 99644-3111 - E-mail: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.