Como o Coaching pode lhe ajudar ?

Como o Coaching pode lhe ajudar ?
Autor Paty Romano Coach - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Cada vez mais as pessoas estão buscando o processo de Coaching para transformar alguma área de sua vida (Relacionamentos, Carreira, Pessoal, Qualidade de Vida), mas são poucas as que procuram essa ajuda realmente sabendo o que é e como funciona um processo de Coaching. Você sabe como o Coaching pode lhe ajudar ?

Coaching é uma palavra da língua inglesa, que deriva da palavra Coach, a qual significa treinador, tutor, instrutor, técnico. Coaching é o "processo de treinamento", Coach o "instrutor ou orientador" do processo e Coachee é o "cliente que passa por um processo de Coaching".

O conceito de Coaching surgiu por volta de 1830 na Universidade de Oxford para definir um tutor particular. Nos Estados Unidos, na última década de 60, o modelo de coaching esportivo começou a ser adotado pelo mundo dos negócios. Atualmente Coaching é um processo que sintetiza o que há de melhor na gestão de negócios e gestão estratégica, filosofia, psicologia positiva e terapia cognitiva, para beneficiar a todos que desejam um processo estruturado com foco no alcance de metas e objetivos, pessoais ou profissionais. Durante o processo de Coaching o Coach auxilia o Coachee a desenvolver habilidades, capacidades e competências para que este consiga alcançar seu objetivo.

Normalmente as pessoas buscam um processo de Coaching quando estão em um momento de decisão em suas vidas, mas por conta da falta de informação que ainda existe atualmente sobre esse processo muitas buscam ajuda no Coaching com a certeza de que ele possa resolver seus problemas, mas sem ter a mínima idéia de que forma !

Há também pessoas que buscam o processo de Coaching para resolver problemas e traumas do passado, os quais deveriam na verdade ser tratados por um profissional da área de Psicologia. O Coaching trabalha sempre questões do estado atual (EA) do indivíduo para auxiliá-lo a alcançar um estado desejado (ED). Não são trabalhadas questões passadas, entretanto se o cliente sente a necessidade de conversar a respeito dessas questões durante o processo não há problema algum, mas cabe ao Coach identificar se o cliente precisa na verdade da ajuda de um psicólogo para tratamento de algum trauma ao invés do processo de Coaching.

Existem algumas ferramentas e exercícios que são utilizados durante o processo de Coaching para ajudar o Coachee a desenvolver habilidades que o levarão à tomada de ações assertivas para alcançar sua meta dentro do prazo por ele desejado. Essas ferramentas têm base científica e foram validadas ao longo dos anos comprovando assim sua eficiência dentro do processo.

Outro ponto que deve ficar claro sobre o processo de Coaching : o Coach não indica ou orienta ações, nem leitura de livros e nem mesmo cursos ou outras atividades para o Coachee realizar. O Coach não pode interferir nas ações do Coachee, este deve durante o processo, através de seu desenvolvimento, elaborar sozinho as ações que deve tomar. Isso é o que realmente irá comprovar se o processo de Coaching está funcionando ou não, e quando o processo é dirigido de forma correta e por um profissional qualificado, um Coach realmente certificado e com conhecimento das técnicas, o processo funciona e o Coachee além de alcançar sua meta aprende técnicas que irão lhe auxiliar por toda a vida.

Por fim, vale lembrar que o Coaching pode ser aplicado para o alcance de qualquer meta ou objetivo e o Coach não precisa ter conhecimento sobre a questão ou assunto que irá trabalhar com o Coachee durante o processo.

O Coaching quando bem dirigido é um processo maravilhoso que realmente dá resultados e que muitas vezes até proporciona benefícios extras a quem passa por ele. Se você deseja saber mais sobre o Coaching e como o processo pode lhe ajudar entre em contato para marcarmos uma sessão de clareza, sem compromisso, onde lhe explicarei um pouco mais de acordo com a meta que você está buscando.



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paty Romano Coach   
Profissional certificada pela SLAC, principal certificadora da América Latina, para aplicação de processos de Coaching, Mentoring e Análise Comportamental. Utilização de técnicas de gestão estratégica e empresarial, PNL, Psicologia Cognitiva e Neurociência. Site: www.patyromanocoach.com / Instagram: @patyromanocoach
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.