Tekó Porã - O bem-viver Guarani.

Tekó Porã - O bem-viver Guarani.
Autor Antonio Augusto Morais - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


TEKÓ PORÃ

O bem-viver Guarani

O que nosso jeito de viver tem feito com a nossa saúde física e mental?

E com o nosso Planeta?

Aqui e alí temos exemplos de gestos altruístas mas, no conjunto, estamos nos tornando uma sociedade mais justa?

Somos uma espécie que se acha à parte da Natureza. É só bater um ventinho e corremos para colocar um agasalho.

O vento nos faz mal.

Uma garoa nos faz mal.

O relento também é muito perigoso.

Nos tornamos seres em que uma pequena queda de temperatura pode nos matar.

Comemos demais e nos exercitamos de menos e, quando o fazemos, fazemos muito mal.

Na verdade, a Natureza é nossa ÚNICA fonte de vida e nosso pensamento atual é uma posição de nós contra Ela. O pensamento Guarani é justamente o oposto disso, nos propõe uma nova relação entre a sociedade e a Natureza (escrevo sempre com “N” maiúsculopois para mim ela é um ser vivo e tudo está interligado a ela), entre os humanos e os não-humanos, uma forma correta e justa de relação entre a Humanidade e o restante do Cosmos.

Tekó Porã é um conceito não só espiritual mas também social, político e filosófico. Tekó Porã é viver em equilibrio, respeito e em harmonia com nossa grande Mãe Narureza, nossa Grande Mãe Gaia.

São Francisco entendeu bem este conceito pois refería-se ao irmão Sol, irmã Lua, irmão Chuva e etc. Ele não é só o protetor dos animais, ele é o ´protetor de toda a Natureza.

TEKÓ = Viver

PORÃ = Bem

Tekó Porã é mais do que viver bem, é viver em aprendizado convivência com a Natureza. A terra que nos acolhe precisa ser protegida, preservada. É ela que nos dá o sustento, o remédio e a vida em todos os sentidos. Quando a Bíblia diz que do pó viemos e ao pó voltaremos quer dizer que Terra viemos e para ela retornaremos. Porém ela também nos diz que estamos aquí para dominar a Terra e os animais e esse conceito é a raíz de um grande mal. A Terra é, como já disse, nossa Grande Mãe, não devemos dominá-la, devemos nos deixar dominar por su vontade, por seu imenso amor por nós, seus filhos.

A medicina atual estuda o ser humano há alguns séculos. A Natureza cria seres humanos há incontáveis anos, quem sabe mais?

Quem é capaz de pensar que ela não teria colocado, em cada um de nós e à nossa volta, um sistema de cura?

A própria medicina estuda o sistema imunológico, o sistema de auto regeneração, a homeostase, etc. Mas também quer nos fazer crer que em caso de doença nada disso funciona que, sem a intervenção de outro ser humano, com remédios e cirurgias fatalmente morreremos.

Assim como disse em outro artigo que não devemos vencer a nós mesmos mas nos tornarmos nossos melhores amigos, no Tekó Porã não devemos procurar ser alguém na vida como dizem, pelo contrário.

“Nós já somos alguém na vida, devemos nos tornar guerreiros. Guerreiros esses que possam compreender o Tekó Porã e, a partr daí, transformar o mundo à sua Volta”   -    Cristine Takuá.

Esta é uma breve introdução à importância deste conceito milenar, e nos aprofundaremos mais em artigos posteriores.

Obrigado!



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
Conteúdo desenvolvido por: Antonio Augusto Morais   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.