COMUNICAÇÃO ASSERTIVA Você é responsável pela resposta da sua comunicação!

COMUNICAÇÃO ASSERTIVA  Você é responsável pela resposta da sua comunicação!
Autor Ricardo Keller - [email protected]
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COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

Você é responsável pela resposta da sua comunicação!

“A arte da comunicação não se resume apenas em saber falar e escrever, mas principalmente em saber se fazer entender.”

Gutemberg landi

Quando você se comunica, está construindo pontes ou muros?

A comunicação é hoje uma das principais preocupações das empresas num mundo globalizado onde o líder é responsável pela comunicação efetiva entre todos os seus departamentos trocando informações o tempo todo em um sistema integrado.

“Mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa estão ligados a falhas na comunicação”

Peter Drucker

“89% dos empregadores consideram a competência em comunicação um quesito fundamental para a contratação e retenção de um profissional” (The New York Times).

Além disso é um fator de motivação extrínseco ou um estímulo aos colaboradores de qualquer organização, conforme Michael P. Levine e Wright Kozoles:

“Quando os empregados são mantidos informados, tendem a se sentir mais satisfeitos com seus trabalhos, apresentam um moral de nível mais alto e são motivados a serem empregados produtivos”.

  A comunicação está diretamente ligada à produtividade, ao ganho de tempo e a entrega certa ao cliente (interno e externo).

A falha na comunicação pode acarretar algumas consequências:

Em uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute Brasil (PMI) constatou-se que em76% das empresas pesquisadas, o problema com a comunicação é o principal motivo pelo fracasso dos projetos e fracassar em um projeto é perder muito dinheiro, pois para 46% o investimento foi de R$ 1 milhão a R$ 10 milhões na área de projetos.

(Fonte:Pesquisa realizada com 300 empresas  de grande porte de diversos segmentos (entre elas Petrobras, Nestlé, Vale, Volkswagen, Votorantim, Lojas Renner, Embraer, Gerdau, IBM, TIM, Promon e BNDES)

Barreiras na Comunicação são obstáculos que dificultam ou impedem a comunicação, provocados por razões emocionais e psicológicas, tais como:

São vários pontos a serem percebidos para a comunicação ser fluídica e efetiva.

Como se comunicar bem? Como ser mais assertivo? Como ser compreendido e compreender os outros? Como garantir uma comunicação efetiva?

Vamos definir alguns conceitos para que nossa compreensão sobre comunicação seja a mais plena e assertiva possível.

A palavra comunicação vem do latim communis ou communicare e quer dizer comum, compartilhado, ou seja, transmitir uma informação a alguém só será considerado comunicação quando conseguirmos que a outra pessoa ou grupo tenha uma percepção igual sobre o que pretendemos informar.

Informar não é comunicar! Informar é um dos elementos do processo de comunicação, é um dado unilateral e não pressupõe troca. Por sua vez, o processo de comunicação pressupõe um diálogo, uma troca (feedback) entre o emissor da mensagem e o receptor da mesma.

Um bom comunicador não significa ser um bom orador, palestrante ou mestre de cerimônias. É isso também, mas principalmente ser assertivo na comunicação de suas ideias independentemente dos contextos e de acordo com o público em questão.

De modo geral, uma comunicação interpessoal (entre duas ou mais pessoas) é, ou deveria ser, uma relação que envolve informações e significados, que visa atingir um objetivo específico e claro.

O bom comunicador está ciente desta troca no momento de fala e, por isso, se preocupa não somente com a sua forma de passar a informação, mas também em como a outra pessoa está no momento da comunicação. É uma comunicação eficiente que depende da forma com que você expressou sua intenção mais a maneira que a pessoa recebeu, entendeu, interpretou ou deus significado.

Entenda quais são os principais elementos no processo de comunicação:

Principais Elementos Do Processo De Comunicação

Fonte Emissora: inicia a transferência da mensagem fazendo a escolha adequada das palavras a serem organizadas em frases;

Mensagem Codificada: por meio de códigos orais, linguagem, idioma e gestos;

Canal: mídia através da qual a mensagem chegará ao receptor, tendo sua eficiência de acordo com a capacidade de transportar os significados;

Fonte Receptora: parte ou pessoa a que se destina a mensagem;

Mensagem Decodificada: como o receptor entende o conteúdo da mensagem, sendo necessário dominar o código original ou falar a mesma língua;

Ruídos: barreiras que prejudicam a clareza ou correta interpretação da mensagem recebida;

Feedback: retorno sobre a total compreensão da mensagem pelo receptor.

Premissas da Comunicação Assertiva

Segundo Bishop (2008) uma técnica que apoia a comunicação assertiva é alinhar de forma coerente as palavras (o que), a maneira de se expressar (como) e a linguagem corporal (comunicação não verbal). É bem o conceito da EFETIVIDADE usado por Peter Drucker, citado no início do artigo.

Se houver algum conflito entre as palavras que estão sendo ditas e a linguagem corporal, alguma dissonância ou idiossincrasia, esta nos denuncia e a tendência será valorizar a mensagem não verbal em detrimento daquilo que ouvimos.

Isso corrobora com Segundo estudo realizado pelo professor de Psicologia Albert Mehrabian (Livro O Corpo Fala) onde 93% do processo de comunicação é percebido pela comunicação não verba, como postura, tom de voz, expressões faciais, dentre alguns, enquanto apenas 7% é referente ao o que se fala, ou seja, o conteúdo ou mesmo a informação.

Tenha sempre em mente essas dicas:

Estratégias da Comunicação Assertiva: Promover conversações eficazes e produtivas

Ser uma pessoa assertiva exige mudanças de comportamento, valores e crenças.

“Comunicar-se assertivamente é dizer a coisa certa, da forma certa, na hora certa, no local certo e para a pessoa certa.”

Vera Martins

Assertividade é ir direto ao ponto, de maneira aberta, clara, honesta, sem passar por cima dos direitos dos outros, sem deixar espaço para a dúvida ou ambiguidade ou dupla interpretação, que gera insegurança e aumenta a chance de ruídos na comunicação, como enganos e distorções.

Sempre direciona os sentimentos ao comportamento e não à pessoa sem si, sem constrangimento ou ansiedade; faz com que a outra parte saiba exatamente o que precisa sem tentar dominar, humilhar, insultar, impor, manipular ou  usar de autoridade hierárquica.

É preciso ter em mente o resultado, a efetividade do processo de comunicação, ou seja eficiência e eficácia.

Pergunte-se: Eu me fiz ser claro, entendido?

Pergunte: O que foi exatamente que eu disse? O que foi exatamente que você entendeu do que disse?

“Eficiência é fazer as coisas de maneira correta.
Eficácia são as coisas certas. Resultado depende de fazer certo as coisas certas. “


Peter Drucker

Que fala ou comunica é responsável pelo resultado ou resposta obtida no sentido que é ele quem garante que o comunicado seja claro, compreendido, sem dúvidas ou distorções.

Já o oposto da comunicação assertiva é a comunicação mitigada que dá margem à dupla interpretação, próprio das pessoas inseguras ou despreparadas.

O conhecimento e a empatia são fatores essenciais na comunicação assertiva, visto que se consegue colocar no lugar das demais pessoas que receberão a informação, sendo possível expressar, defender ideais e opiniões sem se tornar agressivo. Olhar nos olhos, falar com naturalidade e calma demonstrar confiança e transmitir credibilidade.

Note que interessante esta reflexão sobre assertividade quando em resposta a uma indagação a pessoa sempre fazia dupla referência de sentido:

“Quem não traz palavras claras, permite todas as intenções. Seja assertivo no que diz, para que entendam o que pensa. Assim como suas atitudes, o que diz deve transparecer quem tu és.”

Cesar Mach

Somos responsáveis apenas pelos nossos sentimentos e comportamentos, não pelos comportamentos, sentimentos e escolhas dos outros tanto quanto somos responsáveis em entender que as pessoas agem conforme suas experiências, crenças e valores, acumulados ao longo da vida. É aqui que entra a empatia e a Inteligência Emocional.

Isso quer dizer que estamos sempre ouvindo e julgando os outros conforme nossas vivências, nosso ponto de vista, cultura, educação, modelo de mundo ou mental. Para nos tornamos assertivos, precisamos nos “colocar na situação” do outro, não o julgando como gostaríamos que ele fosse, mas aceitando-o como ele é por compreender seu modelo mental ou forma como percebe o mundo.

Gosto muito dos conceitos usados na Comunicação Não-Violenta de Marshall Rosenberg e na Programação Neurolinguística (PNL) de onde resumi as seguintes Estratégias para Promover conversações eficazes e produtivas (Fonte: 10 Dicas de Como Melhorar Sua Comunicação na Vida Pessoal e Profissional – SBPNL)

A forma com que nos comunicamos também influencia na nossa assertividade. Assim sermos responsáveis pela forma como nos comunicamos, responsáveis pelo que acontece conosco, sendo protagonistas e não vítimas dos circunstâncias,  nos leva ao uso da forma EU-AFIRMAÇÃO Positiva e Objetiva:

“Eu me sinto desrespeitado/incomodado quando você passa a informação diretamente aos gestores sem falar comigo antes.... Que tal conversarmos antes?”

Eu me senti desconfortável com a forma que você me tratou ontem, gostaria de compartilhar com você meus sentimentos e respeito pela nossa amizade de modo a não gerar nenhum tipo de conflito entre nós...teria alguns minutos para conversar comigo?”

Os exemplos são um pouco formais por questões didáticas. Adeque seu discurso e modo de falar de acordo com o ambiente e interlocutor, de modo a ser sempre natural com seu jeito de falar e ser.

Tal atitude demonstra que assumimos a responsabilidade pelos nossos sentimentos e informa ao nosso interlocutor que esperamos um resultado diferente do acontecido, resultando em uma comunicação mais objetiva e eficaz, despertando a cooperação do nosso interlocutor.

A comunicação assertiva e não-violenta pode não mudar o outro, mas muda a forma como nos relacionamos com os outros a ponto de sermos influenciadores ao liderarmos pelo exemplo.

Cuidado com o excesso de sinceridade. É preciso tato e discernimento para ser sincero e assertivo, bem como bom senso para saber o momento e local certo para se comunicar, compreendendo os interesses, a história e motivos do nosso interlocutor, evitando assim o conflito destrutivo. Nem todo mundo está preparado para ouvir certas verdades.

"Há Três coisas que nunca voltam atrás: A flecha lançada, a Palavra pronunciada e a Oportunidade perdida “

Provérbio Chinês

Comunicar-se bem é um exercício constante de autoconhecimento e auto crítica, de clareza mental, sinceridade e objetividade com humildade e mindset aberto para estar pedindo e aberto a feedbacks, buscar algo maior em comum,  o entendimento e compreensão mútuos e não necessariamente concordância, submissão ou manipulação. O cerne aqui é compreensão, empatia, respeito. É construir relacionamentos e não destruí-los ou miná-los.

Quando você se comunica, está construindo pontes ou muros?

Ricardo Keller  

Consultor, Facilitador,

Coach & Terapeuta Holístico

ARQUITETURA  do  SER

Desenvolvimento Humano & Organizacional

Cel +55 11 9-4229-8181 /  Skype: ricardo.kellersc    [email protected] br.linkedin.com/in/ricardokeller/ link



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