Auto conhecimento através da dança cigana

Auto conhecimento através da dança cigana
Autor LARA LEVOVICH ORLOW - [email protected]
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Muito se fala sobre a alegria que se irradia através da dança cigana. O povo cigano é reconhecidamente um ícone de alegria, coragem e impetuosidade, mas o que pouco se explora nesse sentido é a questão do encontro interior que, não só é possível, como é fundamental através do desenvolvimento na dança cigana. Muito mais que uma simples dança, a dança cigana estimula todo o corpo emocional da dançarina, levando-a a um estado de humor que pode variar do extremo romantismo à alegria incontida. Tudo isso devido à entrega que a dançarina deve ter durante sua apresentação. Existem movimentos específicos, passos próprios, como os tradicionais ‘pulinhos’ do coló – dança típica dos ciganos do Leste Europeu, ou a delicadeza nos movimentos suaves dos quadris das calins de Portugal - mas o que não existe jamais é uma coreografia para uma apresentação, pelo simples motivo de que a dança cigana vem da alma. Uma dançarina conhece os movimentos, sabe os toques dos instrumentos e o ritmo da música, é capaz de diferenciar culturalmente um som do outro e identifica a cadência musical. Nesse contexto ela direciona seus movimentos de forma a torná-los parte integrante da melodia, permite que o som invada sua alma, muito além de seus ouvidos, num intrincado conjunto de som e imagem, onde dançarina e música mesclam-se em um espetáculo único. Quem já viu uma boa apresentação de dança cigana sabe do que estou falando! E quantas são as combinações possíveis, porque muito mais que pura técnica a dança cigana possui uma forte e arraigada ‘expressão corporal’. Exatamente isso, expressão no corpo, expressão no olhar, expressão nos movimentos das mãos, expressão no movimento das saias e dos cabelos, tudo coordenadamente alinhado, em uma rebeldia uniforme, seja pungente ou suave. O palco torna-se então a base para a manifestação do que a dançarina estiver sentindo naquele exato momento. Todo seu corpo, aliado à música, torna-se um veículo para a exteriorização de seu estado emocional. É nesse momento que entram os instrumentos de apoio: véus, lenços, xales, leques, pandeiros, fitas, todos corroborando para a transmissão de sensações que podem aflorar desde a mais tenra doçura à fúria latente. É justamente isso que difere uma dançarina da outra, portanto jamais teremos duas profissionais da dança cigana com a mesma dança, ainda que utilizando a mesma música, pois a emoção interna de cada uma pertence somente a si, e nesse particular basta aprender a externar o que lhe vai à alma. Uma dançarina cigana quando inicia seu aprendizado de dança deve buscar, principalmente, quais são seus potenciais, o que realmente é capaz de realçar sua beleza interna e fazer brotar o mais íntimo de seu ser. Através das manifestações físicas de suas emoções (som, apetrechos e movimentos) a dançarina poderá compor uma bela dança, pois essa nada mais será do que uma materialização dos seus sentimentos, ou seja, o auto-conhecimento é parte fundamental para que uma dançarina cigana possa desenvolver sua arte de modo a cativar seu público, expondo-se da maneira correta e criando um ambiente agradável. As características pessoais são os itens mais importantes da dança. Além de ter o conhecimento técnico, o que deve obrigatoriamente fazer parte de um bom currículo de dança cigana, a dançarina precisa ser estimulada a se redescobrir, através de exercícios próprios para esse fim, onde todos os elementos da cultura cigana servem como ferramenta de apoio. A questão fundamental, então, é a dançarina se entregar a uma interiorização como se não houvesse nada além dela e da música e, nesse momento, sim, sua verdadeira expressão será realçada, atingindo todo seu público com a sublime manifestação dos seus mais íntimos sentimentos, momento esse em que dançarina e música se fundem harmoniosamente em uma única arte que corresponde paralelamente com experimentar, vivenciar e manifestar.

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Conteúdo desenvolvido por: LARA LEVOVICH ORLOW   
Escritora; Psicoterapeuta e Coach Holística; Taróloga/cartomante; Especialista em Mesa Radiônica Cabalística. Ministra cursos de tarot, rituais ciganos, dança cigana e meditação (presencial e online).
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

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