Espiritualidade - experiência espiritual com nossa autoconfiança - 2ª parte

Espiritualidade - experiência espiritual com nossa autoconfiança - 2ª parte
Autor Marcos F C Porto - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Nesta segunda parte do tema, iniciamos por afirmar que confiar em nós mesmos é um processo. Nossa autoconfiança cresce com o querer e o poder de nossa intenção, e permitindo isso, mais e mais no aqui agora a cada dia. Nosso nível de confiança pode alterar em vivências diferentes. Podemos confiar em nossos instintos em algumas ações, como dirigir carro, cuidar de animais de estimação, por exemplo. No entanto, talvez precisemos estabelecer maior confiança em nós mesmos pela nossa intuição sobre outros aspectos, como em família, conduzindo uma atividade de trabalho profissional, voluntária e no aprofundamento espiritual. Quando acreditamos em nós mesmos, despertamos o primeiro segredo da autoconfiança.

Vamos continuar a refletir o tema?

Ao longo do nosso caminho, caso percebamos que estamos nos sentindo presos, com medo, incapazes, indignos ou outro sentimento negativo, valerá a pena notar e autotransformarmos nossas crenças subjacentes e limitantes.

Pessoas solidárias nos mesmos valores - novos relacionamentos que poderemos escolher, e outros suportes internos e externos também acelerarão cada vez mais nossa experiência de autoconfiança.

Estamos programados para receber informações intuitivas do Eu Alma, as quais nos orientam em bons sentimentos, pensamentos, ações para melhor vida com mais alegria.  

Então, como poderemos despertar o que é naturalmente nosso?

Desde o momento em que inspiramos nosso ar pela primeira vez neste planeta, e mesmo antes disso no útero - em nível de sentimento empático – fomos, como já dissemos, influenciados pelos sistemas de crenças de família, educação, amigos e cultura. Isso inclui adoção de alguém com autoridade em nossas vidas a quem permitimos essa particularidade.

Mensagens que formam esse sistema de crenças poderão ser limitadoras da nossa experiência pessoal – espiritual, visando preservar e criar conformidade em nossos comportamentos. Faz sentido?

Quando começamos a observar fora de nós mesmos, validando a verdade em nós, será como tentarmos enxergar nosso reflexo em um espelho afastado de nós. Projetemos nosso espelho ao redor, enxerguemos nosso reflexo verdadeiro, o qual é nossa Verdade interior!

Em seu livro Sacred Choices – em tradução literal Sagradas Escolhas - Christel Nani – médica intuitiva aponta que: “Uma crença limitante prejudicará severamente sua capacidade de seguir sua orientação ou conhecimento interior”.

Como poderemos confiar em nós, seguindo nossa intuição, quando entramos em conflito com crenças de comportamento aceitável?

Nem todas as crenças são negativas e limitadoras. Muitas são positivas e de apoio, informando-nos sobre formas de trilharmos em nossa experiência nessa vida na Terra.

Caso estejamos dando pessoalmente poder e verdade às crenças negativas e limitadoras, não seria exagero dizermos que nossa saúde, bem-estar, felicidade e paixão por nossas vidas estariam restritos aos limites dessas regras, sem mencionarmos a preservação de autoimagem que interfere na nossa autoconfiança e intuição. Correto?

“Tenho tudo de que preciso para desfrutar do meu aqui e agora - a menos que esteja deixando minha consciência ser dominada por exigências e expectativas baseadas no passado morto ou no futuro imaginado", nos diz Ken Keyes Jr, (1921-1995) escritor norte-americano de autotransformação pessoal e espiritual, criador do método Living Love - Amor Vivo - um programa de autoajuda.

Que tal alguns exemplos? Caso expressemos grande alegria trabalhando como artista gráfico, mas em família sempre nos querem ver, digamos, como advogado, haverá conflito aí. Ou se nossa família anseia por netos, mas decidimos não ter filhos ainda. Ou se desejamos não nos orientarmos pela expectativa cultural de que na vida temos que sofrer e lutar, permitindo maior facilidade e alegria na vida.  Ou se estivermos nos segurando na crença que não podemos fazer, porque nos foi dito que não, por alguém a quem respeitamos.

A boa notícia é que sempre teremos a opção de autotransformarmos nossas crenças, aumentando nossos níveis de energia, começando a confiar mais em nós mesmos ao ouvirmos nossa intuição para a felicidade, confiando na Alma, ao invés de seguirmos obedientemente as crenças limitadoras. Está claro?

Crenças são os pensamentos que ouvimos em nossa mente repetidas vezes de forma intrusiva, ou seja, se introduzindo sem permissão.

Existem reflexões envolvidas?

Sim, independência e autoconfiança são fundamentais para nossa autotransformação espiritual e temporal. Sempre que nos depararmos com situações ameaçando nossa autoconfiança, nossas liberdades também estarão comprometidas.

Livro de Urantia – revelando os mistérios do Ser Maior Criador Deus, do Universo, de Mestre Jesus e de nós seres humanos espirituais, nos diz: “É uma falácia para qualquer grupo de religiosos conceber seu credo como A Verdade; tais atitudes revelam mais arrogância teológica do que certeza da fé".  92:7.3(1012.4)

Exceto no comprometimento com a Vontade Divina do Ser Maior Criador Deus, quando aumentarmos nossa dependência com alguém, ou com uma solução, encontraremos diminuição imediata em nossa liberdade de sentir, pensar, agir.

Na raiz da nossa autoconfiança está a dignidade e a importância de nos sentirmos como filhas e filhos da Criação Divina do Ser Maior Criador Deus, independentemente de circunstância, cultura e localização.

Ao nos tornarmos conscientes de que paz não é algo longe de nós, e quando conscientemente despertarmos a paz conosco, iremos valorizá-la tanto que não deixaremos mais que perturbações alterem a paz conosco ou no comportamento com o outro.

Continuaremos na próxima edição.

Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.