Constelação Familiar e a responsabilidade sistêmica dos consteladores!

Constelação Familiar e a responsabilidade sistêmica dos consteladores!
Autor Roberto Debski - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Hoje, 16 de dezembro, celebramos o dia do Constelador Sistêmico, em homenagem ao aniversário de nosso querido mestre Bert Hellinger, que faria 94 anos e nos legou esse maravilhoso instrumento de ampliação da consciência, a Constelação Familiar Sistêmica.

Hellinger não criou as constelações do nada, houve um longo caminho até que elas estivessem disponíveis para a humanidade. 
As constelações nasceram como fruto de seu minucioso trabalho, através de muito aprendizado, observação atenta, experimentação contínua, prática dedicada, meditação, estado de presença, centro vazio e muito, muito estudo. Sempre embasado em vários e múltiplos campos anteriores de conhecimento, como todos mestres da Humanidade,

Bert Hellinger mergulhou em diversos sistemas de sabedoria, tanto os tradicionais e milenares, como os modernos e atuais, integrando-os e estruturando-os em sua prática, como bases para a técnica, a qual até hoje evolui continuamente.

Ele aprendeu com suas experiências de vida, como soldado na II Guerra, como missionário na África do Sul entre os zulus, nas diversas formações que completou, grupos que participou e terapias que estudou e praticou. Dentre as influências em seu trabalho com as constelações podemos perceber diversas interfaces com os campos do inconsciente de Jung, a Terapia Primal de Janov, o Psicodrama de Moreno, a Análise Transacional de Berne, a Gestalt de Pearls, a cibernética de Bateson, o trabalho das Esculturas Familiares e a Terapia Familiar de Virginia Satir, a linguagem hipnótica de Milton Erickson, os metamodelos e modelos de linguagem da Programação Neurolinguística, a visão fenomenológica da Daseinanalyse de Martin Heiddeger, a influência psicossomática de Marty, Alexander e de Groddeck dentre outros, da precursora das constelações a Dra.Thea Louise Schonfelder, e conhecimentos de diversas medicinas tradicionais como a MTC (medicina tradicional chinesa) além das bases dos trabalhos de Freud, Bowlby e muitos outros teóricos do comportamento humano. Um verdadeiro trabalho de gigantes na base das Constelações.

E como todas verdades são ressonantes, as Constelações encontram confluência no saber e na atuação com diversas teorias antigas e atuais como o Akasha da tradição dos Vedas, o Inconsciente Coletivo de Jung, os Campos Morfogenéticos de Sheldrake, a teoria dos sistemas e redes de Capra, a compreensão da teoria holográfica, o estado de "Flow" ou Fluxo de Mihaly Csikszentmihalyi e o estado Mindfulness dos monges meditadores do oriente avaliada cientificamente por médicos e neurocientistas como Herbert Benson de Harvard, Jon Kabat-Zinn da Universidade de Massachussets e Richard Davidson da Universidade de Winsconsin Madison e nos últimos anos explicada e fundamentada com o conhecimento da epigenética.
Essa nova ciência, a epigenética, vem comprovando a relevância dos fatores comportamentais, estilo de vida, e escolhas, supostamente situadas ao alcance de nosso pleno livre arbítrio, mas na realidade inconscientemente influenciados através das heranças epigenéticas transgeracionais que nos movem em maior ou menor grau, através das gerações de nosso sistema familiar. A herança epigenética gera identificações com qualidades de antepassados, mas também identificações com suas dores, suas exclusões e repetição de padrões de comportamento e relacionamentos doentios e disfuncionais.
Ao abrirmos um campo sistêmico na constelação, nos são revelados fenomenologicamente diversos emaranhamentos e dinâmicas sistêmicas transgeracionais. Quando permanecemos no Centro Vazio nós, os consteladores, junto ao constelado e aos representantes, podemos nos tornar instrumentos para que essas informações emerjam, se manifestem e gerem o movimento de transformação do sistema. Nas constelações o desvelar desses fenômenos nos permite vislumbrar um caminho para a cura sistêmica, para o movimento do Amor em Ordem.

Se trata de um fenômeno atemporal, acontecendo simultaneamente no presente, a única realidade, o Aqui Agora, e nos ilusórios "passado" e "futuro" do sistema, já que tudo é ao mesmo tempo, e o percebemos como um movimento surpreendente, que nos demonstra a realidade da eterna do existir.

Bert Hellinger costumava dizer que as constelações familiares, assim como o conhecimento, não tem dono.

Mas, certamente, as constelações exigem responsabilidade daqueles entre nós que atuam como consteladores.

Nossa missão é exercer um trabalho responsável, dedicado, sistêmico, conhecendo nossos limites e nos aperfeiçoando incessantemente, buscando ampliar nossa consciência e buscando tratamento para nossos próprios emaranhamentos, além de nos aconselharmos com profissionais mais experientes do que nós, que podem clarear nossa visão. Assim poderemos ser melhores terapeutas e ajudantes para nossos clientes. Esse profundo campo de conhecimento, crescente e potente vem sendo utilizado em diversas áreas como a saúde, o judiciário, a pedagogia, as organizações e demais áreas das humanidades.

Todos nós nos encontramos a serviço e através de nossas práticas agregamos dedicação e amor ao campo das constelações, assumindo imensa responsabilidade. Certamente responderemos por tudo que fizermos, pela intenção e pelo efeito, benéfico ou não!

Nossa gratidão a Bert Hellinger e a todos que vieram antes dele.

Através das constelações, podemos estar a serviço do Amor saudável e da Vida!

Dr. Roberto Debski
Médico CRM SP 58806
Especialista em Acupuntura e Homeopatia pela Associação Médica Brasileira
Psicólogo CRP/06 84803
Facilitador em Constelações Sistêmicas


Texto Revisado



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 49



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Roberto Debski   
O Dr. Roberto é médico (CRM SP 58806) especialista em Acupuntura, Homeopatia e tem formação em Medicina Ortomolecular. Também é psicólogo (CRP 06/84803), Coach e Master Trainer em Programação Neuro-Linguistica. Formador e facilitador em Constelações Familiares Sistêmicas Acompanhe nossos próximos eventos! https://www.facebook.com/debskiroberto/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.