7 Passos para Construir um Ano Novo Mais Alinhado Com seus Valores, Metas e Objetivos

7 Passos para Construir um Ano Novo Mais Alinhado Com seus Valores, Metas e Objetivos
Autor Leandro Lima - leandrolimacoach@hotmail.com
Facebook   E-mail   Whatsapp


Mais um ano se inicia e se não fizermos nada de diferente, corremos o risco de viver os mesmos erros, resultados e frustrações do ano anterior. O que você conseguiu realizar de positivo em 2020? Quais foram seus principais progressos, aprendizados e conquistas?

Que tal iniciarmos 2021 melhorando nossas bases para a conquista de novas realizações ao longo do ano? E aí, aceita começar a preparar o caminho para que o seu ano de 2021 seja um ano bem melhor que o anterior?

Uma das atitudes que mais nos atrapalham a sair de uma situação indesejada e progredirmos é não termos metas e objetivos devidamente definidos e alinhados com nossos valores morais e éticos. Outra situação negligenciada por muitos, mas que contribui fortemente para o problema anterior é a falta de Autoconhecimento para entender como funcionamos melhor, porque procrastinamos, o que nos motiva, o que nos leva à autossabotagem e quais ajustes precisamos fazer em nossa forma de Pensar, Sentir e Agir para transformarmos a nossa realidade.

Neste artigo, vamos focar na questão das Metas e Objetivos, porém, caso você deseje saber mais sobre como melhorar o seu Autoconhecimento de forma estratégica e orientada, leia até o final e siga as dicas extras. Indo direto ao ponto, preparei para você uma lista de 7 Passos simples e práticos para lhe ajudar a Definir e Conquistar de forma mais estratégica suas principais Metas e Objetivos. É só seguir, entrar em ação e avançar.

Vem comigo que lhe explico...

Passo #1 - Forma Positiva

- Defina exatamente o que você quer e não o que você não quer.

Ex.:

- Quero ter um Negócio Próprio.

- Quero trabalho na empresa X, na função Y.

- E não – Quero sair do meu emprego.

- Ou - Não quero mais ficar nesta empresa.

Em geral, quando focamos em algo, nosso cérebro direciona toda a nossa atenção e aprendizados para tudo relacionado ao que focamos, e daí a tendência é conseguirmos mais dessa mesma coisa e agirmos sempre em torno dela.

Só este ponto já dá vários e vários artigos, então vamos focar agora nas questões mais práticas e objetivas e se você quiser saber mais sobre os mecanismos do foco e da atenção deixa um comentário abaixo que em breve compartilho algo a respeito.

“Aquilo que prende a Atenção determina a Ação.” – William James

Passo #2 - Clareza

- Liste no mínimo 10 detalhes do que você deseja.

- Quanto mais detalhes, mais clareza você terá na sua mente para buscar exatamente o que quer.

- Quanto menos detalhes, mais dúvidas podem surgir e na dúvida podemos acabar nos perdendo no caminho.

Ex.:

- Qual será a área do seu negócio?

- Qual é o público alvo?

- Presencial ou online?

- Qual é o produto?

- É físico ou digital?

- Como será entregue? etc.

Passo #3 - Prazo

- Para quando você quer? Até quando?

- Quando você não define esse prazo, pode conseguir qualquer dia ou dia nenhum.

- Defina um compromisso com suas metas e objetivos e se organize para honrar sua agenda.

Ex.:

- Que dia, de qual mês, de qual ano?

- O que você vai fazer até lá?

Passo #4 - Mensure

- Quais sinais lhe mostrarão que você está progredindo?

- Como irá se sentir quando chegar lá?

- O que poderá fazer de diferente?

- Ter clareza do seu progresso tem impacto direto na sua motivação para seguir em frente e também lhe ajuda a identificar o que está funcionando e o que precisa de ajustes.

Passo #5 - Pense Grande

- Saia da sua Zona de Conforto e Suba um Nível. Ouse ir além.

- Como pode ser melhor?

- E o que mais pode melhorar? De que forma?

- Buscar desafios estimula o nosso desenvolvimento e progresso. Nas artes marciais você começa na faixa branca já se preparando para o nível seguinte. Nas trilhas e escaladas, você começa com uma leve e aos poucos vai procurando desafios cada vez maiores. Prepare-se e suba de nível.

Passo #6 - Suba Degrau por Degrau

- Divida Grandes Objetivos em Partes

- O que você pode fazer agora?

- E seus próximos passos, quais serão?

- Novamente, pense no exemplo das artes marciais, trilhas e escaladas. Você não começa do topo, vai subindo um nível de cada vez.

Passo #7 - Celebre cada Conquista

- Registre seus Progressos e Agradeça!

- Reconhecer tudo que vivemos, nossos aprendizados e progressos ajuda muito a fixar os aprendizados da jornada e aumentar nossa autoconfiança, uma vez que percebemos tudo pelo que passamos e como fizemos para superar os desafios e progredir.

Agora vamos às 3 Dicas Extras

Dica Extra #1 - Escreva suas Metas e Objetivos no Papel, Cole junto Fotos Inspiradoras e Deixe Onde Possa Ver Diariamente para te lembrar todos os dias das conquistas que você realmente deseja alcançar.

Dica Extra #2 - Escolha uma Área por vez, Foque e Aja todos os dias seguindo sua estratégia definida até conseguir – Em qual área você quer focar primeiro - Vida Pessoal, Relacionamentos, vida Profissional ou Financeira?

Dica Extra #3 - Se você perceber que precisa de ajuda, que não está conseguindo avançar como gostaria, não perca tempo e peça ajuda logo, pois a estratégia ou a ferramenta adequadas podem lhe economizar anos de trabalho, muita energia e também dinheiro.

Agora responda o seguinte - O que vem lhe atrapalhando ou atrasando suas conquistas? O que precisa mudar para você conseguir avançar? Quem ou o que pode lhe ajudar? De que forma? Para que você precisa dessa ajuda? Que diferença essa ajuda fará na sua vida?

Às vezes, só precisamos ajustar alguns detalhes para destravar e avançar. E com a orientação adequada podemos aprender a fazer isso mais rapidamente e chegar logo onde desejamos.

Quer saber mais sobre algum detalhe em especial? Precisa de orientação ou suporte personalizados?

- Entre em contato e pergunte como funciona Análise Comportamental. Talvez seja esta a ajuda que você precisa para entender como funciona a sua forma de Pensar, Sentir e Agir e assim conseguir aumentar seu nível de autoconhecimento, elevar o seu equilíbrio emocional e encontrar os caminhos para superar seus desafios atuais e avançar de forma mais estratégica e alinhada com seus valores, metas e objetivos.

Espero que o conteúdo deste artigo tenha lhe acrescentado algo de positivo e ajudado a avançar em seus projetos.

Para concluir, responda o que seguinte por favor: 

- Por que valeu apena para você ler este artigo?

Compartilhe nos comentários o que você mais gostou e se desejar siga meu perfil nas redes sociais.

Só mais uma dica...

Tudo que você começar, conclua. É libertadora a sensação de missão cumprida. Isso praticamente lhe dá uma permissão para seguir em frente.

Agora é mãos à obra!

Muito obrigado pela companhia, até, e um forte abraço.

Leandro Lima.

Análise Comportamental, Coaching e Mentoria

“O coaching focaliza possibilidades futuras, não erros passados.” – John Whitmore

"Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros. É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo." – T. Harv Eker

Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Autor: Leandro Lima   
Leandro Lima - Analista Comportamental, Coach e Mentor - Idealizador do Programa Escalar - Escritor coautor em 7 livros de Desenvolvimento Humano, dentre eles os livros "Coaching - A Arte da Superação!", "Empreendedorismo - O poder da mudança", "Estratégias de Vencedores" e o mais recente que é o livro "Transformando Motivação em Hábitos
E-mail: leandrolimacoach@hotmail.com | Mais artigos.