Você já ouviu falar sobre o ato de Bater Cabeça e pedir benção na Umbanda?

Você já ouviu falar sobre o ato de Bater Cabeça e pedir benção na Umbanda?
Autor Luciane Z. - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Todo templo religioso umbandista tem um altar, (ainda que não contenha imagens, pode conter apenas cristais ou velas) é um ponto de grande concentração espiritual (energética).

Ali está fundamentado todas as forças espirituais de um templo de Umbanda.

Ao chegar diante de um altar mais conhecido como "Congá", na maioria das casas, durante a ritualística de abertura dos trabalhos, nós posicionamos nosso ori (cabeça/coroa) para saudar aos Orixás, Guias Chefes da casa e Guias de trabalho, pedir licença aos mesmo, e também proteção para os trabalhos mediúnicos, ou apenas para orar.
É um ato de respeito e hierarquia ao sagrado. Jamais um ato de submissão.

Na religião de Umbanda temos a tradição de deitar no solo (geralmente se usa um pano de bater cabeça, atentem, pois esse pano é diferente do pano de cabeça (usado pelas mulheres) ou filá (usado pelos homens) ou esteira de palha, com a coroa voltada para o congá.

Em algumas casas mais tradicionais, há a prática de "pedir a benção" aos Pais de Santo/ Sacerdotes / Zeladores de santo, onde se beija a mão dos mesmo, podendo também em algumas casas ter que ajoelhar e bater cabeça nos pés dos dirigentes. Mas veja, não somos divindades nem santidades, estamos em processo evolutivo assim como nossos filhos, temos apenas obrigações direfentes diante da condução e administração de um terreiro, por esta razão, não vejo a necessidade de tanta "formalidade" por falta de palavra melhor a ser usada, pois respeito e entendo cada Pai/Mãe que assim o faz.

Em nossa casa, apenas pedimos a benção aos sacerdotes do templo, nos cumprimentado normalmente com um beijo e/ou um abraço. Gostamos dessa simplicidade sem perder a verdadeira raiz da religião.
Abençoar é ato de desejar o bem a quem se quer bem, por esta razão, aceite os desejos de benção com amor e gratidão de seus dirigentes em sua casa de Axé, pois eles os abençoam em nome de Olorum (Deus) e dos Orixás.

Que Pai Olorum abençoe a todos!

Mãe Lu - Tenda Luzes de Aruanda.




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Luciane Z.   
Terapeuta Holística, Mãe de Santo, Taróloga, e vegetariana pelos animais.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.