É ano novo, de novo!

Autor Astrolink - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Quem gosta de Astrologia costuma comemorar o Ano Novo duas vezes por ano. Além das festividades na madrugada do dia 1 de janeiro, há a celebração espiritual do dia 20 de março. Se você está chegando agora, te contamos exatamente o que representa essa data e como você pode tirar o melhor proveito dela.



A passagem de 31 de dezembro para 1 de janeiro marca a troca de ano civil, uma mudança de calendário que rege o tempo, a economia e a comunicação no mundo ocidental. É uma data dos calendários gregoriano e romano, que segue uma lógica religiosa um pouco diferente da qual a Astrologia se serve. Em 46 a.C., o imperador romando Júlio Cesar declarou o 1 de janeiro como sendo o primeiro dia do ano, pois era o início do mês dedicado ao deus Jano, regente dos portões e da transição entre o passado e o futuro.

Já o Ano Novo Astrológico tem a ver com o Equinócio de Primavera no hemisfério norte (de outono em no nosso hemisfério sul), que acontece por volta de 20 de março todos os anos. É quando a "chave solar" finalmente vira, abrindo caminho para o novo ciclo. É isso que reinicia, sob a ótica terrestre, toda a jornada do Sol através da roda zodiacal, quando o astro entra novamente no signo de Áries e dá início a uma nova jornada através dos 12 signos.

Na Astrologia, as datas remetem aos ciclos planetários naturais de uma grande engrenagem cósmica, dando vida a diversos símbolos, histórias, arquétipos e mitologias que permearam toda a nossa civilização e foram capazes de criar uma ressonância entre a matemática, a geometria sagrada do cosmos, a alma e a consciência.

Solstícios iniciam o verão e o inverno, enquanto Equinócios iniciam o outono e a primavera. Assim, eles têm relação com os Signos Cardinais, trazendo consigo a energia de cada um desses quatro Signos (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio). O Eixo Cardinal é muito relevante na leitura do nosso Mapa Astral, pois traz temas como ação, emoção, equilíbrio e ambição para a nossa psique e para todos os setores de nossas vidas.

A celebração do Equinócio de Primavera é uma tradição ancestral que perdura até hoje em várias partes do mundo e sua simbologia é poderosa. Nas mitologias européias, era um momento dedicado a Ostara (ou Eostre), a deusa da fertilidade, do amor e da renovação. Assim como se dissipa o inverno, é tempo de recomeçar, aproveitando a alegria e a proatividade ariana para agir.

Embora no hemisfério sul seja o momento da entrada do outono, também podemos aproveitar esse momento de renovação, pois a entrada do sol em Áries ocorre para todos. Na nossa energia local, esse é um momento favorável para a busca do autoconhecimento. Desapegar, pensar em novas maneiras de agir, mentalizar tudo o que queremos que nasça ou floresça em nossas vidas conforme o ano avança até a primavera: relacionamentos, trabalho, saúde ou qualquer outro desejo.

Se essa for sua primeira celebração de Ano Novo Astrológico, recomendamos que você tire um tempo para exercícios de renovação. Convide quem você gosta para trocarem ideias e se conhecerem mais. Como foi o ciclo que passou? Que novos objetivos vamos traçar? Também é um bom momento para fazer as pazes ou para terminar de vez aqueles vínculos que não agregam em nada. Além disso, um banho de ervas, uma tiragem de Tarot sobre os aprendizados do último ano, uma oração ou meditação especial, são maneiras simples de recomeçar o ciclo.

Plante suas sementes e cuide bem delas para que germinem, cresçam e deem bons frutos no novo ciclo que se inicia todo ano no mês de março!



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Astrolink   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.