Assuma sua irresponsabilidade pela vida ou continue reclamando!

Assuma sua irresponsabilidade pela vida ou continue reclamando!
Autor Dill Rhodrigues - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Quem é o verdadeiro responsável por nossas vidas?

Para algumas pessoas, e com todo respeito, a qualquer seguimento religioso, Deus seria o responsável. Se as coisas vão indo bem, damos graças. Se vão mal, já pensamos que fizemos algo de errado, vem culpa, medos e outros sentimentos não bons. Digo isso porque ouvimos ou lemos aquelas frases: "Deus está me punindo por isso", "por aquilo". "Nada na minha vida dá certo", "tudo o que faço começa bem mas não flui", "estou sendo penalizado". "Sou um errante", "não sou bom o suficiente", "não sirvo para nada", "não consigo sair dessa situação", "não há o que fazer", "nasci para sofrer" etc etc etc. Por outro lado, também existe o pensamento de que o inimigo, o opositor, o tão temido e conhecido "Diabo" seria o responsável por nossos infortúnios e insucessos na vida, ou seja a situação é a mesma.

Pois bem, seria muito bom se isso fosse verdade. Assim, conseguiríamos resolver nossos problemas de maneira muito rápida. Uma vez que identificamos o problema, agiríamos atacando diretamente na causa, cortando o mal pela raiz. Infelizmente, não é assim. Isso porque, acredite ou não, nós somos os verdadeiros responsáveis por nossas vidas e escolhas. Somos responsáveis em permitir que os problemas atinjam o nosso núcleo emocional, nos abalando. Somos imaturos emocionalmente, somos de certa forma fracos espiritualmente. Jogamos contra nós mesmos quando mais precisamos de nos apoiar. Detonamos nossa autoestima quando não acreditamos em nós.

Damos poder aos problemas.

Damos força para aquilo que não queremos.

Damos valor ao que não tem valor.

Damos atenção para aquilo que nos causa mais sofrimento.

Por que isso acontece?

- Porque acreditamos que não somos responsáveis por nós mesmos;

- Porque tivemos deficiência em nossa educação emocional quando crianças e jovens;

- Porque acreditamos que não podemos conduzir nossas vidas por um caminho melhor, através de nossas escolhas;

- Porque acreditamos que alguém, fora de nós, é o responsável por nós. Como pode?

Como podemos entregar tanto poder assim?

Com essas afirmações, não estou negando a existência de uma FORÇA SUPERIOR, uma INTELIGÊNCIA além da nossa compreensão que faz as coisas acontecerem dessa ou daquela forma.

Se você chegou até essa parte da leitura, gratidão, e pode até questionar quem sou eu para dizer essas coisas. Posso estar certo ou equivocado. Contudo, tenho certeza de que muitos hão de concordar comigo. Se de fato, assumirmos que somos responsáveis por nós mesmos, a força que está sendo direcionada aos problemas retornará para nós. Isso faz sentido pra você? É simples fazer isso? Claro que NÃO, mas pode se tornar. Por isso, precisamos de nos autoanalisar, investigar nosso sistema emocional em busca das fragilidades, dos nossos pontos fracos.

Eu acredito que estamos aqui para desenvolver nossas forças, capacidades, habilidades. Habilidades em amar, se perdoar, conquistar, contribuir e compartilhar.

Para não me estender muito e para deixar mais claro, podemos dizer que:

- Ninguém tem o poder de tirar a nossa paz (nós é que permitimos tirar a nossa paz);

- Ninguém tem o poder de nos colocar para baixo (nós mesmos é que permitimos que as palavras que soam negativamente penetrem em nosso ser);

- Ninguém tem o poder de nos prejudicar (nós damos permissão para os outros nos prejudicar).
 
Ao afirmar isso, sei que posso trazer vários questionamentos e você pode até ficar chateado ou irritado comigo. Sinto muito, mas nós é quem somos responsáveis por nós mesmos. Eu é quem dou permissão para que o outro ou qualquer coisa me tire do eixo.

Se você não tem essa postura de ser responsável por si mesmo, comece a mudar isso:

- Seja mais dependente de você;

- Acredite mais em você;

- Confie em sua força interior;

- Pare de atribuir a responsabilidade do seu fracasso a algo exterior. Se não está bom no exterior, é porque algo não está bom no seu interior (com as suas emoções);

- Se assuma, assuma o seu poder de vez e pare de dar poder os outros.

E se você sentir que precisa de ajuda para fazer esses movimentos, procure. Há muita gente querendo ajudar você.

Basta se permitir, pois isso certamente lhe fará muito bem.
 
Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 43



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Dill Rhodrigues   
Terapias alternativas ou complementares, presenciais, para pessoas que buscam autoconhecimento, crescimento pessoal, equilíbrio emocional e espiritual.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.